Qual o custo de uma loja virtual?

  • Qual o custo de uma loja virtual

Saiba qual o custo de uma loja virtual

Saber qual o custo de uma loja virtual é uma pergunta que sempre nos fazem, mas a resposta não pode ser genérica nem abrangente sob o risco de sair completamente da realidade do mercado.

Montar uma loja virtual é coisa séria e não adianta tentar pegar atalhos. Barato e fácil não é, ao contrário do que dizem várias pessoas e alguns provedores de hospedagem que oferecem soluções “mágicas”.

Tem muita tecnologia envolvida e certamente muito estudo e treinamento a ser feito. Bicho de sete cabeças também não é, mas a falta de informação tem selado a sorte de várias iniciativas que poderiam dar certo. Montar uma loja virtual é apenas um dos passos para um projeto de e-commerce completo.

Quais são os custos de uma loja virtual?

Em primeiro lugar você deve ver o custo da plataforma de e-commerce que irá usar. Isso vai variar em muito, dependendo da solução. Soluções como lojas virtuais open source certamente são uma opção válida, mas dependendo da complexidade podem ficar bem salgadas em termos de preço.

Para ter uma ideia de quanto custa montar uma loja virtual com a plataforma Magento, a vedete do mercado atualmente, não sai por menos de R$ 5.000 em uma instalação profissional.

O custo de uma loja virtual utilizando outras soluções open source fica até mais em conta, mas sua usabilidade a médio e longo prazo e questionável porque o Magento estabeleceu um novo patamar tecnológico no mercado.

As plataformas alugadas ou outros sistemas fazem parte da lista, mas sua aplicabilidade depende dos recursos disponíveis como opções para SEO – Otimização Para Ferramentas de Busca, e outras sem as quais o sucesso do empreendimento fica comprometido.

Hoje em dia SEO é tudo em termos de divulgação, portanto, qualquer plataforma que não possua as ferramentas adequadas para um trabalho de SEO profissional, como a possibilidade de criação de URLs amigáveis e outros recursos mais avançados, está automaticamente excluída do leque de opções.

Resumindo, o custo de uma loja virtual varia bastante em função do modelo de sistema a ser adotado.

Atualmente dispomos de ótimos fornecedores de soluções para plataformas de e-commerce no Brasil, que não perdem em nada para fornecedores externos.

Quanto custa para montar uma loja virtual

O custo de divulgação da loja virtual

Montar um e-commerce sem preocupação com a divulgação da loja virtual é o famoso tiro-no-pé. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM.

Se você não consegue ser listado(a) em ferramentas de busca – ver artigo – em posições de destaque compromete em muito o sucesso do negócio.

O marketing digital desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquer projeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável de custo de uma loja virtual é não levar a sério o seu próprio projeto.

Dentro de qualquer planejamento esta verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos da loja o uso do marketing digital é bastante intensivo.

Treinamento em comércio eletrônico é investimento

O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “a menina da contabilidade que sabe de Internet”.

Não que ela não tenha capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede. É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado.

O treinamento tanto na etapa de planejamento para implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto. O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrautura de custo de uma loja virtual.

Dica importante

Curso de E-Commerce oferece regularmente cursos nestas áreas justamente para que você possa evitar erros que possam prejudicar o sucesso do seu projeto. O curso Como Montar Uma Loja Virtual é o inicio, onde você conhece todos os recursos, rotinas e ferramentas para a criação de um e-commerce de sucesso. Conheça nossa agenda de cursos presenciais e também os cursos no formato online.

Agora que você já tem uma ideia de custo de uma loja virtual e sabe onde fazer um bom curso sobre e-commerce, o que falta para montar o seu comércio eletrônico? Mantenha-se em dia com essa e outras informações referentes ao comércio eletrônico e marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Qual o custo de uma loja virtual?
4.5 (90.59%) 17 votos

11 Comments

  1. Lucas 14 de novembro de 2018 em 20:57 - Responder

    O principal elemento do e-commerce é o SEO e SEM

    • Curso de E-commerce 2 de dezembro de 2018 em 13:29 - Responder

      Olá Lucas

      Concordamos em parte. Dependendo do setor, o SEO é sim uma das melhores opções. Em setores como o de e-commerce de moda, turismo e gastronomia, acreditamos que as redes sociais sejam mais interessantes. Depende muito da avaliação do setor em que a empresa atua.

  2. Daniel 22 de dezembro de 2017 em 15:15 - Responder

    Gostei do Post, apesar de chegar aqui atrasado. mas sei que hoje conseguimos alguns preços melhores para a montagem de uma loja virtual de sucesso.

  3. Luís Cláudio 5 de julho de 2017 em 10:27 - Responder

    O que vcs acham da utilização do woocommerce no wordpress seria um boa plataforma para ecommerce. Poderia me dizer pós e contras.

  4. kiko 10 de fevereiro de 2014 em 22:50 - Responder

    Dicas sensacionais.

  5. Rangel 24 de julho de 2013 em 16:44 - Responder

    Eu gostaria de saber se é confiável estas lojas virtuais que a pessoa mesmo cria e paga um valor por mês em torno de 60,00 reais.

  6. Franklin Bravos 24 de agosto de 2011 em 13:25 - Responder

    Ótimo artigo, realmente vocês levantaram os principais pontos para montar uma loja virtual. Sobre a plataforma Magento existem algumas empresas no Brasil que tem selo de parceiro oficial, é uma ótima maneira de escolher uma empresa adequada para montar seu projeto

  7. Jardel Xavier 13 de dezembro de 2010 em 10:07 - Responder

    ótimo artigo, muitas dicas importantes, quero ressaltar a importancia de um bom Treinamento para gestão do sistema e-commerce isso sem dúvida é vital para o sucesso da loja virtual, pois muitos empresários ainda olham para a internet sem a devida seriedade que ela exige, e estes estão fadados ao fracasso. Além disso ser “encontrável” é primordial, planejar as estratégias de SEO e SEM são pontos que devem estar no plano de negócios de um e-commerce. Obrigado pelo artigo e parabéns.

  8. Fernanda Coronado 8 de outubro de 2010 em 16:16 - Responder

    Achei muito interessante o post. Porém ainda complementaria lembrando os futuros logistas virtuais de que um bom conteudo é fundamental. O produto, para ser vendido, precisa de uma equipe cadastrando os dados do item e um bom conjunto de FOTOS em Fundo Banco levando o produto mais perto do consumidor.

    Eu sou fotografa e tenho um estúdio que atende as empresas que montam um e-commerce.

    Boa sorte a todos,

    Fernanda Coronado

  9. MoIP 6 de abril de 2010 em 12:29 - Responder

    É importante manter, depois do e-commerce estar pronto, a taxa de conversão do seu site alta. O Igor Senra, CEO do MoIP, dá as dicas de como aumentar a taxa de conversão no blog.

  10. Érika 6 de abril de 2010 em 12:33 - Responder

    É importante ressaltar os investimentos em Layout e Banners, que são grandes ferramentas no Ecommerce e itens que fazem uma loja obter sucesso em vendas!

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!