Como montar um e-commerce com programas de afiliados

  • Como montar um e-commerce com programas de afiliados

Como montar um e-commerce com programas de afiliados

Se você está interessado em saber como montar um e-commerce com programas de afiliados, encontrará neste artigo as principais diretrizes para montar este tipo de negócio, uma variante do e-commerce tradicional.

As lojas virtuais com programas de afiliados não chegam a ser uma novidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse é um negócio que movimenta bilhões de dólares por ano.

No Brasil esse é um mercado que vem ganhando bastante força nos últimos tempos, em função do grande número de programas de afiliados de produtos que estão surgindo no mercado nacional.

O marketing de afiliados é uma ferramenta largamente utilizada por lojas virtuais, para expandir seus canais de venda. Por aqui, muitas das principais lojas virtuais estão adotando este sistema como forma de expandir suas vendas.

Por isso, saber como montar um e-commerce com programas de afiliados, pode ser uma ótima chance de montar sua própria loja virtual, só que sem precisar de produtos próprio e não ter que se preocupar com o processamento de pagamentos e muito menos com a entrega do produto.

Para facilitar nossa apresentação do modelo, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é programa de afiliado
  • Nicho para montar a sua loja virtual com programas de afiliados
  • Criação da loja virtual para programas de afiliados
  • Escolhendo seus programas de afiliados
  • Divulgação da sua loja virtual
  • Os ganhos em um e-commerce com marketing de afiliados

Você verá que montar uma loja com programas de afiliados é bem mais simples do que você imagina, e melhor ainda, o investimento inicial é mínimo, quando comparado a outras opções no e-commerce.

Passo a passo para montar um e-commerce com programas de afiliados

Confira abaixo os principais pontos a serem avaliados na hora de montar uma loja virtual com programas de afiliados.

1 – O que é programa de afiliado

Para saber como montar um e-commerce com programas de afiliados, em primeiro lugar você precisa entender o que é programa de afiliados, como funciona e de que forma você pode usar em sua loja virtual.

Podemos definir programas de afiliados como sendo um serviço de publicidade, prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaço em seu site ou canal de mídias sociais, sendo remunerado em função dos negócios gerados a partir desta publicidade.

Em outras palavras. Você disponibiliza um espaço publicitário no seu site, loja virtual ou canais nas mídias sociais, e ganha um determinado valor em função das vendar que você conseguir gerar através desta publicidade. Simples assim.

No caso das lojas virtuais com programas de afiliados, você exibe produtos de outras lojas no seu site, e ganha um percentual sobra cada venda que tiver como origem os clique na sua própria loja virtual.

2 – Nicho para montar a sua loja virtual com programas de afiliados

Para quem está em busca de saber como montar um e-commerce com programas de afiliados, posso garantir que um dos principais pontos para o sucesso é a adequada escolha do nicho onde você irá atuar.

Um dos maiores erros de quem monta uma loja virtual com programas de afiliados é acreditar que se vender de tudo um pouco, suas chances de lucro serão maiores, o que definitivamente não é verdade.

Um dos segredos deste negócio é atuar em nichos de mercado onde a competição não seja assim tão acirrada e que você possa se tornar uma referência, em função do conhecimento que você tem e pela sua afinidade com os produtos.

Entre as vantagens dos nichos de mercado no e-commerce está o fato de que trabalhando desta forma, você terá um público cativo, e melhor ainda, fugirá da competição com os grandes players do mercado.

Outra grande vantagem é que você poderá criar estratégias de marketing para o e-commerce, de forma muito mais segmentada, reduzindo assim os custos e aumentando o retorno das suas ações online.

3 – Criação da loja virtual para programas de afiliados

Um grande desafio para quem está em busca de informações sobre como montar um e-commerce com programas de afiliados, diz respeito à loja virtual em si, a plataforma de e-commerce que dará sustentação a todo o negócio.

A boa notícia nesta área é que existem soluções rápidas, fáceis e econômicas nesta área. A primeira delas é alugar uma plataforma de e-commerce que possua recursos para uso de programas de afiliados, como a Shopify, por exemplo.

Outra alternativa, essa ainda mais barata, é montar a sua loja virtual com o WordPress, opção que também lhe permitirá usar plugins de coleta de dados sobre produtos em grandes programas de afiliados como a Amazon, por exemplo. Tudo no automático.

A grande vantagem de montar a sua loja virtual com programas de afiliados com o WordPress é que neste caso, a loja é sua e você não precisará pagar mensalidades pelo aluguel da plataforma.

Como montar uma loja virtual com programas de afiliados

4 – Escolhendo seus programas de afiliados

Outra dica importante para quem quer saber como montar uma loja virtual com programas de afiliados é a questão da escolha dos programas que você irá adotar em seu e-commerce, seus fornecedores de produtos.

É importante que você perceba que ao divulgar um determinado produto em sua loja virtual, você está de certa forma endossando este produto, por isso, só trabalhe com produtos que você realmente acredita.

O segundo critério para escolha dos programas de afiliados de uma loja virtual, é obviamente a remuneração que você terá nas vendas. Por isso verifique estre as diversas opções, quais são os programas que oferecem uma remuneração melhor sobre as vendas e foque neles.

Além disso, outros critérios técnicos, como a janela de venda e tempo para pagamento das comissões geradas em sua loja virtual, devem ser levados em consideração.

5 – Divulgação da sua loja virtual

Outra dica para quem está interessado em saber como montar um e-commerce com programas de afiliados é dedicar uma atenção toda especial à divulgação da loja virtual, um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio.

Em nosso Curso Como Montar Uma Loja Virtual, chamamos atenção para este aspecto do negócio, recomendando inclusive que 70% dos recursos disponíveis para o seu projeto de e-commerce, sejam direcionados para esta dimensão da loja.

No caso de uma loja virtual com programas de afiliados, você precisará gerar um bom tráfego para o site de forma a gerar vendas, por isso, seu marketing digital será decisivo.

A aplicação de estratégias de marketing para lojas virtuais, como a aplicação das técnicas de SEO e a divulgação em redes sociais, como Facebook e Instagram, farão toda a diferença em termos de receita.

Estas são ações de marketing online que não requerem um grande investimento, e quando conduzidas de forma técnica e profissional, acabam por gerar um ótimo retorno.

6 – Os ganhos em um e-commerce com marketing de afiliados

Agora que você já tem as principais informações sobre como montar um e-commerce com programas de afiliados, vamos ao que interessa. Quanto se pode ganhar com uma loja virtual baseada em programas de afiliados.

Em nosso site, sempre fazemos questão de sermos realistas em nossas projeções de ganhos. Como dissemos anteriormente, montar um e-commerce com programas de afiliados pode ser um negócio extremamente lucrativo, mas o retorno só depende de você.

As lojas virtuais que oferecem programas de afiliados, em geral pagam de uma comissão que varia de 3% a 10% do valor da compra. Se você levar em consideração que isso é líquido, venhamos e convenhamos, é uma ótima remuneração.

Planejar o passo a passo da sua loja virtual, escolher um bom nicho de mercado, fazer a escolha acertada dos seus programas de afiliados e divulgar de forma eficiente sua loja virtual, é fundamental para o sucesso do negócio.

Agora que você já tem uma boa ideia de como montar um e-commerce com programas de afiliados, o que acha de avaliar esta alternativa de negócio? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Como montar um e-commerce com programas de afiliados
5 (100%) 6 votos

2018-04-27T10:05:05+00:00 By |Categories: E-commerce Para Iniciantes|

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!