Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?

Estabelecer um diferencial competitivo no e-commerce, em um mercado tão competitivo quanto o atual, é não só importante, como também uma questão de sobrevivência.

Você faz alguma ideia do motivo que faz uma pessoa comprar em sua loja virtual ao invés de fazer a mesma compra na loja concorrente?

Se você não criar um bom diferencial competitivo no e-commerce, de nada adianta a sua loja ter a melhor plataforma de e-commerce possível, técnicas de SEO avançadas e um marketing digital impecável se nada a diferencia de seus concorrentes.

Por que os compradores dariam preferência ao seu e-commerce se você não tem nada de diferente para oferecer? Ter um produto de qualidade não é o suficiente para que as pessoas prefiram a sua loja, você deve de alguma forma criar um diferencial competitivo para poder se destacar no segmento e não ser “apenas mais uma loja”.

Como criar um diferencial competitivo para o seu e-commerce

Criar uma vantagem competitiva não é tão difícil assim, mas certamente exige uma análise profunda da sua concorrência e adequação de métodos em sua loja virtual. Sun Tsu, em A Arte da Guerra diz que você deve atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco. No ambiente competitivo da Web não é diferente.

Uma boa forma de criar um diferencial competitivo em relação a sua concorrência é identificar os pontos fracos dos concorrentes e estabelecer um fator de diferenciação justamente nesse ponto. Esse ponto fraco pode ser facilmente identificado quando se faz uma análise SWOT detalhada do projeto.

Os principais erros de uma loja virtual se concentram basicamente nas formas de pagamento e questões de entrega. Por isso, fica relativamente fácil determinar alguns pontos que podem lhe oferecer um diferencial competitivo que coloque o seu e-commerce em um patamar superior de relacionamento com os clientes.

Diversidade de formas de pagamento

Muitas vezes as vendas em uma loja virtual não se concretizam simplesmente porque o cliente não encontra uma determinada forma de pagamento. Essa é a razão para muitos dos casos de carrinho abandonado em lojas virtuais.

Por isso, tente colocar o máximo de opções de pagamento disponíveis em sua loja. A variedade de formas de pagamento é certamente um fator de aumento da taxa de conversão em lojas virtuais.

Preços mais competitivos

Compras online significam comparação de preços. Com os sites de busca e comparação de preços disponíveis no mercado atual, ser competitivo é essencial. Se você tem condições de conseguir um preço melhor com seus fornecedores, faça disso uma arma para criar o seu diferencial competitivo na web.

Grite para os seu cliente o quanto o seu preço é melhor que o dos seus concorrentes através de sites de comparação, otimização de suas páginas de produtos e links patrocinados e as vendas ocorrerão.

Política de frete grátis

O frete é o maior responsável pela síndrome do carrinho abandonado. De nada adianta ter um bom preço no produto se o seu frete é mais caro do que o do seu concorrente. Pense seriamente em uma política de frete grátis para algumas regiões em que você tenha uma vantagem comparativa e domine este mercado.

Política de pós venda

Trace uma boa política de pós-venda com espaços em seu e-commerce para que seus clientes expressem suas opiniões. Obtenha um feedback sobre a experiência de compra de seus clientes. Faça-os se sentirem prestigiados e percebam que a sua loja se preocupa com a satisfação deles.

Faça de tudo para fidelizar seus clientes, pois o retorno em termos de divulgação boca a boca será uma de suas principais ferramentas de marketing.

Vantagem competitiva como fator de diferenciação

A criação de um diferencial competitivo em seu comércio eletrônico pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing uma vez que as pessoas tendem a comentar as lojas que se destacam em algum detalhe como por exemplo a facilidade de se efetuar a compra ou um ótimo trabalho de pós venda.

São nestes pequenos detalhes que surge o boca a boca que promove sua empresa no mundo virtual, principalmente na era das redes sociais, onde todos compartilham sua experiências. É dessa forma que conseguimos criar uma verdadeira estratégia do oceano azul no e-commerce e nos destacamos no segmento de atuação.

A criação de um diferencial competitivo é cada vez mais importante para o sucesso de uma loja virtual. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais enfatizamos este aspecto do e-commerce justamente por acreditarmos que essa é uma característica que diferencia dos projetos de e-commerce de sucesso do resto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Diferencial competitivo no e-commerce
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