Tendências do e-commerce em 2019

  • Tendências do e-commerce em 2019

Tendências do e-commerce em 2019

Com o final do ano chegando, as tendências do e-commerce em 2019 já estão bem claras, e quem quiser se manter na dianteira no varejo eletrônico, precisa já ir pensando em algumas adaptações para enfrentar o ano que se aproxima.

O mundo digital está em uma eterna evolução e no e-commerce não é diferente. Novas tecnologias, e mudanças de hábitos e costumes trazem novas variáveis à complexa equação que é o comércio eletrônico hoje em dia.

Fizemos uma pesquisa sobre as principais tendências do comércio eletrônico em 2019 para ajudar nossos leitores a traçarem suas estratégias para o próximo ano.

Principais tendências do comércio eletrônico em 2019

Confira abaixo algumas das principais tendências do e-commerce em 2019 e prepare-se para as mudanças que certamente irão mudar uma boa parte do cenário das compras online.

1 – Um número maior de empresas buscará o e-commerce

Com a provável recuperação econômica que se desenha para 2019, é natural que um número cada vez maior de empresas busque por uma presença de vendas online, já que esta é uma das melhores alternativas no momento para quem deseja expandir suas vendas.

Mesmo durante os anos de crise pelos quais passamos nos últimos tempos, o comércio eletrônico brasileiro apresentou taxas de crescimento invejáveis. No primeiro semestre de 2018, segundo dados da consultoria E-bit foi de 12%.

Por isso, acreditamos que uma das principais tendências do e-commerce brasileiro em 2019, confirmadas as previsões otimistas para o crescimento da economia brasileira, é de que cada vez mais empresas busquem esta alternativa de vendas.

Aqui em nossa escola já sentimos uma procura maior pelo nosso Curso de E-commerce, um sinal claro de que os empreendedores brasileiros estão mais animados para 2019.

2 – Novos empreendedores focados no e-commerce de nicho

O e-commerce de nicho sempre foi uma das principais opções para quem deseja ingressar no comércio eletrônico sem sofrer a concorrência dos gigantes do mercado e com isso aumentar as suas chances de sucesso.

O livro A Cauda Longa se tornou um clássico nesta área e inspirou diversos empreendedores a montarem lojas virtuais que focam em nichos específicos do mercado, como por exemplo nas lojas de roupas especializadas no segmento plus size.

Uma das tendências do e-commerce em 2019 no Brasil é justamente um número maior de empreendedores ingressando no varejo eletrônico através de lojas virtuais de nicho para tirar proveito das vantagens da segmentação no e-commerce.

 3 – Marketing digital no e-commerce

Já a algum tempo dizemos que tão importante quanto a escolha correta da plataforma de e-commerce, a adoção de uma estratégia de marketing digital para e-commerce adequada também é fundamental para o sucesso de uma loja virtual.

Uma das grandes tendências do e-commerce em 2019 será uma preocupação ainda maior com a divulgação das lojas virtuais, com a adoção de técnicas cada vez mais sofisticadas, principalmente envolvendo a integração dos diversos canais.

Não há mais espaço para amadorismo e improvisação no marketing digital hoje em dia, e os gestores de e-commerce percebem que de nada adianta ter uma plataforma de e-commerce de ponta, se não contarem com um marketing eficiente.

A procura por vagas em nosso Curso de Marketing Digital Para E-commerce e outros oferecidos por nossa escola, confirma a preocupação cada vez maior dos empreendedores em dominar técnicas e ferramentas de marketing online e se manterem atualizados seguindo as principais tendências do marketing digital em 2019.

Tendências do comércio eletrônico em 2019

4 – SEO no e-commerce enfrentando novos desafios

Uma das principais fontes de tráfego qualificado para uma loja virtual é sem sobra de dúvida os resultados orgânicos de pesquisas feitas nos grandes buscadores, como o Google e Bing, e para ocupar uma posição de destaque nestas páginas é preciso lançar mão de técnicas de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca.

O SEO vem passando por um momento de grandes alterações, se modificando rapidamente na tentativa de acompanhar as evoluções tecnológicas e os novos hábitos e costumes dos compradores online nos dias de hoje.

Por isso acreditamos que uma das fortes tendências do comércio eletrônico em 2019 seja uma revisão profunda das técnicas de SEO aplicadas ao e-commerce, para a adequação a este novo cenário que vem se desenhando.

Uma destas mudanças que já estamos sentindo no exterior é o aumento das compras que têm como origem a busca por voz feitas em assistentes pessoais como o Alexa e Google Home. Embora ainda embrionária no Brasil, essa é uma tendência crescente e o SEO de uma loja virtual precisa estar preparado para esta mudança.

5 – Aumento das compras feitas através de buscas por voz

Como dito anteriormente, as compras feitas através de buscas por voz cresce em todo o mundo. Segundo informações da consultoria OC&C Strategy Consultants estima que até 2022 este tipo de compra deva atingir a marca de US $ 40 bilhões.

Essa é uma das principais tendências do e-commerce em 2019 no exterior para os próximos anos. A Amazon, por exemplo já estima que em 2020 as compras feitas através destes dispositivos vá significar algo em torno de US $ 10 a 11 bilhões.

Por enquanto, estes aparelhos ainda não são muito populares por aqui em função da barreira da língua, pois em virtude da complexidade da língua portuguesa, tais aparelhos ainda não “falam português”, mas isso parece estar com seus dias contados.

Quando a língua portuguesa estiver acessível nestes dispositivos, vamos observar uma verdadeira explosão de vendas por aqui, o que vai afetar diretamente o marketing digital e o e-commerce brasileiro de maneira muito rápida.

6 – Redes sociais cada vez mais integradas ao e-commerce

Outra das tendências do e-commerce em 2019 no Brasil que nos parece cada vez mais forte é a da integração total das redes sociais às lojas virtuais, transformando estas redes em uma extensão da venda direta da loja.

Setores como o e-commerce de moda, acessórios, decoração e outros de forte apelo visual, encontram nas redes sociais como Facebook e Instagram, fortes aliados de venda, mas a falta de integração por vezes prejudica a conversão destes canais.

Algumas plataformas de e-commerce já oferecem alguns recursos de integração da loja aos canais de mídias sociais, mas infelizmente, muitas delas ainda criam alguns obstáculos em termos de checkout, o que acaba prejudicando a evolução do social commerce no Brasil.

A divulgação de uma loja virtual no Instagram, por exemplo, é uma alternativa bastante eficiente, mas o problema está na hora do fechamento da venda. Por isso, plataformas mais integradas ajudariam bastante na taxa de conversão de ações de marketing neste canal.

Por isso, se você está escolhendo a sua plataforma de e-commerce agora, preste atenção a este detalhe que pode ajudar em muito na hora de vender pelas redes sociais. É o típico caso de que a antecipação evita um problema futuro.

Tendências do e-commerce para 2019

7 – Uso cada vez maior de chatbots no e-commerce

Outra das tendências do comércio eletrônico em 2019 que vem ganhando muita força é o uso cada vez maior de chatbots no atendimento em uma loja online.

A evolução da tecnologia de machine learning os chatbots vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce como forma de proporcionar um atendimento rápido e eficiente.

Além disso, o uso de chatbots também reduz custos, um objetivo que a maior parte dos gestores de e-commerce têm sempre em mente em seu dia a dia.

8 – Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Entre as tendências do e-commerce em 2019 que julgamos ser a mais urgente em termos de adaptação de lojas virtuais estão a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, duas vertentes da tecnologia que estão agitando as lojas virtuais no exterior.

Para os varejistas online, estas tecnologias estão criando novas maneiras para os clientes avaliarem produtos fora de uma loja física, melhorando assim a experiência de compra online. Essa experiência tem feito com que a taxa de conversão das lojas que já a adotam tenha subido muito.

Qual é a diferença entre realidade aumentada e virtual? A realidade aumentada refere-se à tecnologia que sobrepõe uma imagem gerada por computador à visão de mundo do usuário, criando uma visão composta. Já a realidade virtual é uma simulação gerada por computador de uma imagem ou ambiente 3D.

O uso destas tecnologias vem atraindo cada vez mais a atenção dos grandes players do e-commerce, e em breve, estará disponível também para as pequenas operações. É um item a ser colocado em seu radar.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências do e-commerce em 2019 e tudo mais relacionado ao comércio eletrônico, assinando a Newsletter do Curso de E-commerce.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Tendências do e-commerce em 2019
5 (100%) 1 voto

2018-11-16T09:02:00-03:00 By |Categories: E-commerce|

Deixar Um Comentário

error: Content is protected !!