SEO em e-commerce começa da base

É comum as pessoas deixarem o SEO em e-commerce como uma das últimas ações de um projeto de e-commerce, como se fosse apenas um ajuste fino na conclusão do projeto.

Esse é um erro que pode comprometer todo o desempenho da estratégia de SEO da loja virtual.

Para se conseguir um sistema que consiga atingir boas posições nas páginas de respostas do Google é preciso pensar no trabalho de otimização para ferramentas de busca desde a etapa de planejamento da loja virtual, pois fatores de estrutura pesam bastante no resultado final.

Quando falamos em SEO em e-commerce, estamos falando de uma estratégia de marketing digital global e não apenas a otimização da palavra-chave na página de descrição de produtos, uma etapa importante, mas não a única.

Muitas vezes em nossa consultoria recebemos lojas virtuais que simplesmente parecem casos perdidos de SEO, principalmente nas plataformas de e-commerce mais antigas, simplesmente porque não houve um trabalho de Arquitetura de SEO na etapa de planejamento.

Em nosso roteiro para criação de lojas virtuais que fornecemos aos participantes do nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual, chamamos atenção para esse aspecto do projeto, pois sabemos o que pode ocasionar no processo de SEO em e-commerce.

As dificuldades do SEO no e-commerce

Fazer SEO para e-commerce é um desafio para qualquer profissional de marketing de busca, pois sabemos que a própria estrutura de uma loja virtual não nos permite lançar mão de alguns recursos e táticas comuns em outras estruturas de sites.

Não é como em um blog que podemos fazer diversas variações para aplicarmos o maior número de técnicas de SEO possíveis, criando um campo semântico mais consistente para o site.

As lojas virtuais são mais rígidas em suas formatações e por isso mesmo temos que aproveitar qualquer chance para tentar melhorar o desempenho do SEO em lojas virtuais.

A própria estrutura da loja virtual pode funcionar como uma das melhores ferramentas de SEO nessa hora. Como um dos fatores de rankeamento é a estrutura das URLs, conhecidas como URLs Amigáveis, porque não utilizar elas a nosso favor?

Um dos primeiros passos para isso é a própria estrutura de navegação da loja e o relacionamento entre departamentos e páginas de produtos. É o planejamentos dos Links Internos, uma das mais importantes partes de um projeto de SEO.

SEO em e-commerce deve ser feito desde o início do projeto de e-commerce para obter o máximo possível da estrutura

Planeje departamentos e seções para ajudar o SEO em e-commerce

Uma outra etapa do SEO em e-commerce é justamente a do planejamento da loja, vamos inserir logo no início a orientação para construção da arquitetura de informação de forma a facilitar o trabalho de SEO das páginas de detalhes de produtos.

Esse planejamento já começa na estrutura dos departamentos da loja, que sempre que possível, trabalham como um “caminho” para a palavra-chave principal da página de detalhe de produtos.

O SEO em e-commerce começa por ai, na base do planejamento, transformando a própria árvore de departamentos em uma ferramenta de SEO, dando coerência às palavras-chave e sua distribuição entre as diversas seções da sua loja virtual.

Em nosso curso de marketing digital para e-commerce, fazemos questão de frisar que todas as estratégias de marketing online devem ser pensadas logo na etapa de planejamento da loja virtual.

Em nosso curso de SEO comento que otimização de sites é arte e estratégia. O planejamento das ações é peça fundamental para o sucesso nessa área. Deixar os aspectos técnicos do SEO para serem discutidos no final do projeto, é desperdiçar ferramentas poderosas para a batalha de conquista das primeiras posições do Google.

Além do planejamento da árvore de departamentos da loja, é preciso estabelecer um padrão de redação para produtos, regras para estrutura de URLs e planejamento dos links internos para evitar o desperdício de Link Juice.

Outras questões como a nomenclatura das fotos de produtos e estratégia de Link Building também precisam ser levadas em consideração logo no início. É, um projeto de SEO para e-commerce dá realmente muito trabalho desde o início, mas seus resultados compensam.

O trabalho de SEO não é nada fácil, mas quando de fala em SEO para comércio eletrônico, a questão fica um pouco pior. Por isso, lembre-se que SEO em e-commerce se faz da base. Mantenha-se atualizado sobre SEO no comércio eletrônico assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce