Recursos de SEO para e-commerce

Ao analisar uma plataforma existem alguns recursos de SEO para e-commerce que são essenciais para que o processo de otimização de sites para ferramentas de busca de uma loja virtual possa ser feito de maneira satisfatória.

Como o marketing de busca é uma das origens de tráfego de maior potencial de conversão, possuir todos os recursos de SEO necessários para poder brigar pelas primeiras colocações no Google é essencial para o sucesso do seu comércio eletrônico.

Não é por acaso que a questão dos recursos de SEO para e-commerce é tão discutida no roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso de e-commerce. Sem as ferramentas apropriadas e um bom projeto de SEO, o marketing de busca da loja fica extremamente comprometido.

Os recursos de SEO para e-commerce que são indispensáveis

Em nosso curso de SEO sempre dizemos que o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é um trabalho de formiguinha, composto por diversas ações que ao final se complementam, mas para poder implantá-las é preciso que a plataforma de e-commerce possua ferramentas que proporcionem as condições técnicas para implementá-las.

Vejamos então alguns recursos de SEO indispensáveis em uma plataforma de comércio eletrônico.

URLs amigáveis para cada produto

A possibilidade de construir URLs amigáveis – www.sualoja.com.br/nome-do-produto ao invés de uma estrutura do tipo www.sualoja.com.br/produto66543=?-class34 é um dos recursos indispensáveis para um bom trabalho de SEO para lojas virtuais.

Se a plataforma não oferecer essa possibilidade, deve ser descartada, já que esse é um recurso básico para a conquista de uma boa posição no Google.

Meta Tags únicas por páginas

As meta tags Tittle e Description, são de suma importância para se conseguir uma boa colocação nas SERP – Search Engine Response Pages. O Google exige para um bom posicionamento, cada página de um site tenha uma URL exclusiva e se a sua plataforma de e-commerce não permite esse tipo de manipulação, seu posicionamento estará seriamente comprometido.

Redirect 301

O comando Redirect 301 funciona como redirecionador de URLs, principalmente daquelas que foram removidas ou alteradas. No caso do e-commerce é preciso ter essa função disponível principalmente no caso de exclusão do produto da loja.

A mudança de URL pode trazer sérios prejuízos ao seu posicionamento no Google se a sua loja virtual não oferece o recurso de redirecionamento 301.

Se o Google não encontra o redirecionamento explícito, pode penalizar sua loja virtual em termos de avaliação geral do site.

Página de erro 404 customizável

Ter uma página de erro 404 – página não encontrada – personalizável e facilmente identificada no Google Analytics é outra ferramenta importante, já que assim podemos evitar problemas no Google e localizar rapidamente problemas de funcionamento ou navegação na loja virtual.

O SEO no e-commerce exige monitoramento constante e páginas de erro costumam pegar a gente de surpresa.

URLs canônicas

Esse é um dos principais recursos de SEO para e-commerce para evitar que durante o processo de varredura da sua loja virtual por parte do Google, ele interprete caminhos alternativos (sualoja.com.br ao invés de www.sualoja.com.br ) como sendo versões diferentes da loja e com isso penalize o site por duplicidade de conteúdo, um dos fatores de rankeamento mais observados pelo Google ultimamente. Em termos de marketing de busca, a duplicidade de conteúdo é um dos principais pecados que pode ser cometido.

Geração automática de Sitemaps

Os Sitemaps são verdadeiros mapas do site para indexação nos buscadores e por isso mesmo um dos recursos de SEO para e-commerce mais importantes. Uma plataforma de e-commerce completa precisa ter um sistema de geração automática de sitemaps a cada vez que for feita uma alteração.

Melhor ainda se esate sistema também se incumbir de realizar o ping da atualização junto às centrais de webmaster dos buscadores como, por exemplo,  a Google Webmaster Tools.

Robots TXT

Esse é um outro recurso de SEO para e-commerce que muitas vezes passa desapercebido na hora da opção por uma determinada plataforma de e-commerce. O Robots TXT é um protocolo de exclusão ao qual o Google consulta toda vez que visita um determinado site para saber quais páginas devem ser lidas e quais não merecem atenção.

Através desse recurso, podemos administrar melhor a distribuição do Link Juice de cada página e com isso fortalecer a estrutura de SEO da loja virtual como um todo.

E você? Teria alguma sugestão a acrescentar sobre os recursos de SEO para e-commerce? Deixe seu comentário. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Recursos de SEO para e-commerce
5 (100%) 12 voto[s]