Os conteúdos mais compartilhados pelos brasileiros nas redes sociais

Na criação de um plano de marketing digital para o Brasil que envolva redes sociais, faz muito sentido favorecer grandes sites como o Facebook e o LinkedIn, bem como novos sites populares como o Ask.fm.  No entanto, também é útil considerar sites cujos conteúdos são mais compartilhados em redes sociais. Essa informação pode ajudá-lo a maximizar o alcance dos seus anúncios. Recentemente, a empresa E.Life divulgou uma pesquisa sobre como os brasileiros usam mídias sociais. Parte dos seus dados revelou sites cujos conteúdos são mais compartilhados por brasileiros em redes sociais.

Notícias

Mais da metade (52%) dos brasileiros compartilha conteúdos de O Globo em redes sociais. A Folha de São Paulo ficou em segundo lugar nesse quesito, com 14%. O compartilhamento de conteúdos de outros sites de notícias do país, como Exame (7,3%), Veja (7%), R7 Notícias (4,7%), UOL Notícias (3,5%), Terra Notícias (3,5%), Vírgula (2,5%), Extra (2,5%) e Estadãö (2,5%), por parte de usuários brasileiros de redes sociais é bem menor.

Vídeos

Os brasileiros são alguns dos espectadores de vídeos on-line mais ávidos do mundo e a pesquisa da E.Life revela que 90% dos vídeos que eles compartilham são os postados no YouTube. Apenas 4% deles compartilham vídeos postados no Vimeo e 1,5% compartilham vídeos disponíveis no Dailymotion.

Fotos

Seis de cada dez usuários brasileiros de redes sociais compartilham fotos pelo Instagram, enquanto 26% as compartilham pelo Twitpic e 12% pelo Flickr.

Outros dados importantes sobre os usuários brasileiros de redes sociais

Além de discutir os conteúdos de mídia mais compartilhados pelos brasileiros, a pesquisa da E.life também destacou alguns aspectos sobre os usuários de redes sociais do país, como os seguintes:

  • Para mais da metade (53,9%) deles, o celular é o segundo meio mais usado para acessar a internet (o computador caseiro ainda ocupa a primeira posição)
  • Os computadores de mesa ainda são os principais dispositivos usados pelos brasileiros para acessar a internet (74% deles têm um computador desse tipo), mas os outros dois dispositivos mais usados para entrar na rede são o notebook (65,7%) e o celular (61,8%)
  • 54% dos brasileiros disseram que passam pelo menos 30 horas por semana na internet e quase 35% passam mais de 40 horas por semana na rede
  • Embora apenas um pequeno porcentual de brasileiros afirmou que usa tablets para acessar a internet, 46% dos usuários de tablets no Brasil passam pelo menos 20 horas por semana na rede com seus dispositivos
  • O Facebook ainda é site mais visitado por 81% dos brasileiros entrevistados pela E.Life, enquanto o Google cresceu 10 pontos percentuais em popularidade no Brasil desde a mesma pesquisa realizada pela empresa em 2012 e o LinkedIn teve um crescimento de 21 pontos percentuais*
  • O Instagram parece ser um dos novos sites mais populares do Brasil: 22% dos entrevistados afirmaram que se registraram no site pelo menos três meses antes da realização da pesquisa
  • Um terço dos entrevistados afirmou que começou a usar o Pinterest recentemente
  • 71% dos brasileiros assistem à televisão enquanto estão na internet e 50% ouvem rádio enquanto estão on-line
  • Quase 67% dos brasileiros afirmaram que seguem marcas em redes sociais para contar com serviços de atendimento ao cliente on-line sempre que precisam
  • 93% dos brasileiros curtem páginas de empresas no Facebook e quase metade deles (48,5%) passa a gostar mais de empresas após segui-las no Facebook

Fonte: Brasil Link