O que mais vende no Instagram?

Para muitos empreendedores, saber o que mais vende pelo Instagram pode ser o ponto de partida para começar ou expandir um negócio online pela rede social que mais cresce no mundo.

Já há algum tempo que o Instagram deixou de ser apenas um canal para a divulgação de produtos e serviços. Desde o lançamento do Instagram Shopping, a rede também se transformou em um verdadeiro shopping.

Esse movimento, na verdade, começou já faz algum tempo, quando foram lançadas as lojas virtuais no Facebook, que na verdade, são atualmente o suporte técnico das lojas virtuais no Instagram.

Com a popularização do que se convencionou chamar de F-Commerce, ou seja, o e-commerce no Facebook, e o crescimento do Instagram, era de se esperar que as vendas pelo Instagram também ganhassem espaço.

Os produtos que mais vendem no Instagram

Fizemos uma pesquisa onde cruzamos dados de diversas fontes, como o relatório Webshoppers sobre o e-commerce no Brasil e plataformas de análise de redes sociais como a Social Bakers para traçarmos o mapa dos produtos mais vendidos no Instagram.

O resultado é uma lista bem eclética que além de mostrar o que mais vende no Instagram, aponta também algumas ótimas oportunidades de negócios.

1 – Moda e Acessórios

Esse é um setor campeão, pois o e-commerce de moda no Instagram vem ganhando cada vez mais espaço, na medida em que a rede vem oferecendo cada vez mais recursos para vendas online em sua plataforma.

Além de ser um dos setores de maior faturamento no e-commerce convencional, vem se destacando também no social commerce, e como vender roupa no Instagram é relativamente fácil, a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos.

2 – Bijuterias

Se você quer saber o que mais vende no Instagram e pensou em bijuterias, acertou em cheio. Diretamente ligado ao setor de moda e acessórios, as bijuterias, semijoias, biojoias e outros complementos são tiro certo no Instagram.

Sabemos que vender bijuterias na Internet sempre foi um bom negócio e mais uma vez, o sucesso da venda desse tipo de produto no Instagram, se deve ao fato do público ser composto, majoritariamente por mulheres. Produto certo para o público-alvo certo.

O que mais vende no Instagram

3 – Cosméticos e Perfumaria

Outro que domina as respostas quando a pergunta é o que mais vende no Instagram, é o setor de cosméticos e perfumaria, que encontra nesta rede social o ambiente perfeito para marketing e também vendas.

Grandes marcas e franquias já vinham usando o Instagram como canal de marketing preferido entre as redes sociais, mas com o Instagram Shopping e outras ferramentas, é possível vender através das suas publicações ou anúncios.

4 – Casa e Decoração

Uma empresa que vende produtos no segmento de casa e decoração não pode ficar fora do Instagram, pois com um público majoritariamente feminino, este é o canal ideal para fazer este tipo de divulgação.

Neste caso é muito importante dar uma atenção especial às fotos e vídeos, para levar para a rede social, a experiência visual que você poderia proporcionar em uma loja física. O que mais vende no Instagram, na verdade é a experiência de uso.

5 – Alimentos

Este é o setor que eu costumo chamar de O Grande Gigante Adormecido, porque tem um potencial imenso e infelizmente ainda muito pouco explorado, principalmente pelos pequenos produtores.

Merece seu lugar na lista de o que mais vende no Instagram, porque a venda de doces, salgadinhos, bolos, cupcakes, kits de refeições fitness, e outras delícias, encontram no Instagram o canal ideal para gerar um enorme volume de vendas.

6 – Artesanato

A venda de artesanato no Instagram é um dos segmentos que mais tem aproveitado as oportunidades de realização de negócios no Instagram, justamente por ser uma rede social muito visual.

Há muito tempo, vender artesanato pela Internet já é a principal fonte de renda de diversas pessoas e o Instagram vem para se posicionar como mais um canal de vendas neste segmento.

7 – Brechós Online

O que mais vende no Instagram? Um dos grandes nichos nos últimos tempos tem sido os brechós online, que na verdade já faziam sucesso em grupos no Facebook e agora migraram para o Instagram.

Na verdade, montar um brechó online é muito fácil, do ponto de vista técnico e transferir o modelo de e-commerce para o Instagram também não é difícil, se você estiver usando uma loja virtual ou um aplicativo de e-commerce como o Bagy.

Produtos mais vendidos no Instagram

8 – Esporte e Lazer

Outro grupo dos produtos que mais vendem no Instagram, inclusive por encontrarem neste canal um número elevado de admiradores deste tipo de atividade. É o canal certo para vendas online nesta área.

Um dos motivos de produtos de esporte e lazer serem um sucesso de vendas no Instagram é justamente a composição do público dessa rede social, pessoas jovens e adeptas de um estilo de vida saudável.

9 – Livros

A categoria livros também faz todo sentido de estar na nossa lista de o que mais vende no Instagram, uma vez que esta é uma rede social muito ligada ao entretenimento, e os livros fazem parte deste setor.

Grandes livrarias fazem campanhas de marketing agressivas no Instagram, e muitas delas já vendem direto pelo aplicativo, integrando seus perfis com suas lojas virtuais.

10 – Celulares e Informática

Faz todo o sentido que celulares e produtos de informática estejam entre os produtos que mais vendem no Instagram, afinal de contas, essa é uma rede social de pessoas altamente antenadas.

Grandes marcas possuem uma presença forte no Instagram, pois este é um canal de vendas muito forte quando está associado a uma loja virtual já estruturada. Como o setor já é um dos campeões de vendas online, é uma união entre oportunidade e praticidade.

O que vender no Instagram para ganhar dinheiro?

Bem, acabamos de mostrar o que mais vende no Instagram, portanto, o que vender no Instagram para ganhar dinheiro você já sabe. Fica agora a questão da estrutura para isso.

Para dar seus primeiros passos e começar a vender e ganhar dinheiro de verdade nesta rede, você poderá usar a sua conta do Instagram, desde que ela já esteja configurada como perfil comercial. Se não tiver essa configuração ainda, você pode fazer a migração facilmente.

Feito isso, você precisará montar uma estrutura de vendas no Instagram bem organizada e profissional, pois o mercado está cada vez mais competitivo.

Para saber mais sobre essa opção, sugerimos que você leia o artigo Como Vender no Instagram, que vai lhe dar todas as informações para montar um e-commerce no Instagram e também dicas sobre marketing digital.

Sugerimos, que para complementar as informações deste artigo, você também leia um outro, publicado anteriormente aqui em nosso site com Dicas Para Vender no Instagram.

Agora que você já sabe o que mais vende no Instagram, é apenas uma questão de se organizar e começar a faturar no Insta! Mantenha-se em dia com este e outros artigos relacionados ao Instagram, assinando a nossa Newsletter.