E-commerce de moda no Instagram

Nos últimos tempos o e-commerce de moda no Instagram vem ganhando cada vez mais destaque, e a perspectiva é que cresça ainda mais em importância como canal de venda para as lojas online.

O crescimento das vendas online de moda e acessórios tem sido uma constante nos últimos anos. Segundo o relatório Webshoppers, elaborado pela consultoria e-Bit, o segmento ocupa o terceiro lugar em faturamento no primeiro semestre de 2020.

Parte deste crescimento pode ser atribuído à presença cada vez maior do e-commerce de moda no Instagram e Facebook, dois canais de marketing clássicos para este segmento.

A mudança que temos visto nos últimos tempos é que além de ser um canal de marketing, o Instagram vem também se transformando em um importante canal de vendas para as lojas virtuais de moda e acessórios.

Isso tem levado várias marcas a buscarem uma presença maior no Instagram e também uma integração de suas plataformas de e-commerce com essa mídia social.

A identificação do e-commerce de moda com o Instagram

Por se tratarem de mídias de display, com uma forte presença do público feminino, o Facebook e posteriormente o Instagram, sempre chamaram a atenção das lojas virtuais de moda e acessórios.

Grandes marcas como Amaro e Farm, além das gigantes do e-commerce de moda, como Dafiti, Posthaus, Zattini e outras, rapidamente montaram estratégias de marketing no Instagram, para se destacar nestes canais.

As postagens de fotos de roupas e looks completos, além da migração das blogueiras de moda para o Instagram, fez com que, o e-commerce de moda no Instagram ganhasse cada vez mais destaque.

Faltava apenas poder efetuar vendas diretamente pela plataforma, para deixar este cenário perfeito para este segmento. Isso não demorou muito para se tornar uma realidade, e aos poucos, o Social Commerce começou a ganhar forma.

Lojas virtuais no Instagram

Com a popularização das redes sociais de Mark Zuckerberg, novas tecnologias foram sendo incorporadas, para que tanto o Facebook quanto o Instagram, passassem a ser mais que uma opção de marketing digital, mas também autênticas plataformas de e-commerce.

Com isso, o Facebook lançou sua opção de loja virtual, que mais tarde foi incorporada à plataforma do Instagram. É por isso que para ter uma loja virtual no Instagram, você necessariamente precisa de uma página no Facebook.

No caso do e-commerce de moda no Instagram, o que nos interessa mesmo é a ferramenta que faz a integração de todo o sistema com o seu perfil, o Instagram Shopping.

Na verdade, o Instagram Shopping não é uma ferramenta de e-commerce por si só, mas sim o sistema que promove a integração de Lojas e Catálogos criados no Facebook, ao perfil no Instagram.

E-commerce de moda no Instagram

As opções para criação de uma loja virtual no Instagram

Criar um e-commerce de moda no Instagram não é nada difícil, e na verdade é algo bastante democrático, já que a rede oferece diversas opções, tanto para quem já tem uma loja virtual tradicional, como também para quem não conta ainda com uma plataforma de e-commerce.

Para colocar a Sacolinha, tão com um em publicações de lojas virtuais de moda e acessório, você precisa contar com uma estrutura online para realização de vendas. Basicamente, você tem três opções para isso:

  1. Promover a integração da sua loja virtual já existente, com a ferramenta de Catálogo de Produtos, que deve ser ativada na página da loja no Facebook;
  2. Se você ainda não tem uma loja, pode cria-la através de aplicativos de e-commerce para o Instagram, como o Bagy, por exemplo;
  3. Você também pode criar uma loja virtual no próprio Facebook, como mencionado anteriormente, e integrá-la ao seu perfil comercial no Instagram.

São três opções, com estrutura distintas, que obedecem a critérios técnicos diferentes, mas todas elas viáveis para quem deseja criar um e-commerce de moda no Instagram.

Principais dicas para um e-commerce de moda no Instagram

Confira abaixo as principais dicas para quem deseja promover um e-commerce de moda no Instagram, e até mesmo montar uma loja virtual completa nesta rede social.

1 – Crie um perfil comercial

Uma das primeiras regras para vender de forma profissional no Instagram, é ter um perfil comercial, e não pessoal no Instagram.

A vantagem é ter uma série de ferramentas a mais em seu perfil, como métricas específicas e acesso a outras ferramentas, além de satisfazer e exigências das políticas do Instagram para vendas em sua plataforma.

2 – Trabalhe muito bem as suas fotos

Acredito que o e-commerce de moda no Instagram é um dos segmentos que mais exige da qualidade das fotos que são exibidas em seus posts, e por isso este é um ponto crucial do seu projeto.

A importância das fotos de produtos no e-commerce é incontestável, uma vez que são o primeiro argumento de venda. Por isso, este é um elemento fundamental neste caso.

Você pode trabalhar com dois tipos de imagens. As fotos com modelos, que contextualizam muito bem as roupas, permitindo a postagem de looks com vários elementos, e também as fotos de still, que você mesma pode produzir.

3 – Faça uma boa pesquisa sobre as hashtags mais usada

Outro detalhe importante, seja para divulgar uma loja no Instagram ou vender diretamente pela plataforma, é saber como usar as Hashtags certas para gerar maior exposição para os seus posts.

As pesquisas mostram que 80% das pessoas seguem pelo menos uma marca no Instagram, mas também é fato que as pessoas seguem Hashtags específicas, sobre assuntos de seu interesse.

Por isso é importante para as lojas virtuais de moda no Instagram, fazerem publicações com as hashtags mais usadas em seu setor de atuação. Só não exagere, porque não é pelo fato do Instagram deixar você usar até 30 hashtags, que você precisa usar tudo isso.

4 – Produza conteúdo relevante

O conteúdo para redes sociais é um dos desafios mais importantes de uma estratégia de marketing no Instagram, tanto que em nosso Curso de Instagram Para Negócios, dedicamos dois módulos a esta questão.

Os usuários no Instagram não estão lá para comprar um produto, mas sim em busca de informações sobre assuntos que lhes interessam, entretenimento e relacionamento social.

Além disso, falar apenas em vendas no Instagram, deixa seu perfil enfadonho, o que certamente não ajudará você a ganhar seguidores e muito menos vender pela plataforma.

É certo que um e-commerce de moda no Instagram deve anunciar seus produtos e promoções, mas não pode se resumir a isso. Você deverá também produzir conteúdo não comercial, com dicas e informações, que criem uma comunidade em torno da sua marca.

Loja virtual de moda no Instagram

5 – Use e abuse dos Stories e vídeos

O Instagram é uma rede social basicamente visual, por isso, além das fotos em posts, você deve explorar também os outros recursos oferecidos pela plataforma como os Stories e vídeos, sejam eles em posts ou no IGTV.

Os vídeos no e-commerce tendem a aumentar sensivelmente a conversão de uma loja virtual, e no Instagram não é diferente. Por isso, não deixe este elemento de comunicação de lado, pois ele pode ajudar, e muito, a alavancar as suas vendas.

6 – Impulsione as suas publicações

É sabido que o alcance orgânico no Instagram é cada vez menor e em um setor, onde a competição é tão acirrada, como o de moda e acessórios, conseguir atingir o seu público-alvo se lançar mão de anúncios e impulsionamentos, é cada vez mais difícil.

Um e-commerce de moda no Instagram precisa investir em impulsionamentos, pois são milhares de perfis disputando a atenção dos usuários, e por mais que seu conteúdo seja interessante, não vai conseguir grandes coisas com alcance orgânico.

O e-commerce de moda no Instagram é uma verdadeira arte, pois além do segmento ter características próprias, a competição exige cada vez mais dos profissionais de marketing digital.

Para complementar as informações que apresentamos neste artigo, sugiro a você que também dois outros relacionados ao tema. O primeiro é Como Vender Pelo Instagram, e o segundo, que complementa este primeiro é Dicas Para Vender no Instagram, publicado aqui.

Esperamos que estas orientações sobre o e-commerce de moda no Instagram sejam úteis para você alavancar as suas vendas por esta rede social. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.