Sua loja virtual está preparada para enfrentar a concorrência?

Em tempos de chegada da Amazon e uma certa inquietação no mercado, faz sentido o questionamento: Sua loja virtual está preparada para a concorrência? A grande maioria das lojas virtuais tem o foco nas próprias ações e se esquecem de prestar atenção no que a sua concorrência está fazendo. A preparação para não ser atacado pela concorrência no e-commerce é extremamente necessária atualmente, na medida em que existem menos barreiras de entrada para o comércio eletrônico e novos modelos de negócios e tecnologia surgem a cada dia no e-commerce.

Ter condições de enfrentar um ataque direto da concorrência pode evitar que seu e-commerce e suas vendas caiam de forma sensível. Em termos estratégicos a única iniciativa prudente é “blindar” seu negócio, tornando-o à prova de balas, antes que o tiroteio comece. Esse não é um trabalho de um único movimento, mas sim uma tarefa do dia-a-dia nos negócios online.

Veja o caso dos livreiros, ignoraram a chegada da Amazon e agora lançam propostas cartoriais para tentar salvar o seu negócio – Leia o artigo. Em uma economia de mercado, a concorrência é um dos ingredientes de qualquer negócio. O que aconteceu foi justamente isso, os livreiros brasileiros não se adaptaram para enfrentar a concorrência de um novo formato de produto e modelo de negócio.

Mesmo que o conceito pareça óbvio, poucas operações de e-commerce estão preparadas para quando a guerra começar – sejam tiros dos competidores mais agressivos ou de uma economia conturbada. A maioria das lojas virtuais simplesmente torce pela melhora das condições. “As coisas vão melhorar”, é a oração de esperança. “Já passamos por isto antes”.

Não adianta se iludir, essas frases refletem simplesmente a ignorância empresarial, que pode levar um e-commerce a fechar suas portas, como muitas já fizeram. O caso dos sites de compras coletivas foi um exemplo recente desse tipo de posicionamento.

Pode parecer um pouco de exagero, mas quem já passou por isso sabe do que estou falando. O mercado é competitivo e os clientes, hoje, têm muito mais opções do que tinham antes. E sua equipe tem de estar preparada para enfrentar e superar essa concorrência.

Como se preparar seu e-commerce para a concorrência

Existem alguns passos práticos que o seu e-commerce pode dar, para garantir o futuro do negócio. E o que vai acontecer se você respeitar essas estratégias? Nos tempos de vacas gordas, você ganhará dinheiro como nunca. E se um concorrente tentar derrubá-lo, você não será vulnerável. Veja alguns conselhos para blindar seu e-commerce contra a concorrência.

  • Nunca se contente com a situação atual da sua loja virtual
  • Esteja sempre em busca de novas tecnologias comprovadamente eficientes
  • Mantenha sua equipe sempre atualizada em termos de qualificação
  • Procure entender cada vez mais o seu público-alvo
  • Nunca tome um cliente por garantido
  • Não dependa exclusivamente da reputação do preço mais baixo
  • Seja um eterno insatisfeito

Blindar seu e-commerce contra a concorrência é uma questão de sobrevivência e é uma questão que não pode ser deixada para quando você “tiver tempo” ou “as coisas estiverem mais tranquilas. Não se esqueça nunca que o primeiro negócio de um negócio é permanecer no negócio.

E no seu caso? Sua loja virtual está preparada para a concorrência? Deixe seu comentário.

Sua loja virtual está preparada para a concorrência?
5 (100%) 1 voto[s]