Dicas sobre artigos no Facebook

Os anúncios no Facebook são uma excelente opção para marketing nas mídias sociais. É sem dúvida a modalidade de link patrocinado que mais tem se destacado nos últimos tempos e apresenta uma taxa de conversão invejável. Portanto, vamos analisar algumas dicas para quem pretende utilizar o Facebook Ads em suas campanhas de marketing nas mídias sociais.

O sucesso em campanhas de marketing no Facebook e outras ferramentas para links patrocinados, mede-se em termos de ROIReturn On Investment, como pudemos discutir em uma matéria publicada semana passada. Qualquer campanha de marketing online visa obter o máximo de retorno sobre o investimento feito e para isso é necessário observar algumas regras especiais sobre a formatação do anúncio. O objetivo é o de conseguir o maior CTR – Click Through Rate possível em cada campanha, principalmente em se tratando do Facebook que tem nessa métrica um fator determinante para a permanência ou não do anúncio em exposição. além disso, como no Google Ads, o CTR do anúncio também influenciará diretamente no custo dos cliques. Portanto, vamos trabalhar um pouco as técnicas de forma a conseguir o melhor retorno possível do nosso investimento.

Segmente ao máximo o seu público alvo

Com o Facebook Ads podemos escolher quem vai ver o nosso anúncio de uma forma jamais vista na Internet. É possível ter uma segmentação por país, sexo e idade, e até aos gostos pessoais de cada pessoa. O Facebook permite filtrar bastante o público alvo, e assim aumentar radicalmente o CTR e as vendas. Comece por vender produtos de um nicho de mercado a pessoas que demonstraram interesse nesse nicho. Você pode vender ring tones para quanquer pessoa, mas certamente os fãs de Ivete Sangalo estarão bem mais interessados em ring tone de músicas da Ivete Sangalo. Não tem mistério, é simples assim.

Insira o preço no texto do anúncio no Facebook

Exibir o preço do produto no anúncio veiculado no Facebook certamente vai aumentar o CTR da peça e também influenciará no ROI, porque apesar de haverem menos pessoas clicando no anúncio, já acessam o site sabendo o quanto deverão gastar na aquisição do produto ou serviço. Esta técnicas é bastante utilizada por marketers lá de fora e comprovadamente aumenta o retorno do anúncio.

Utilize imagens de ótima qualidade em seus anúncios no Facebook

Provavelmente o elemento mais importante para subir o CTR é a imagem de um anúncio e no caso de anúncios no Facebook esse fator tem ainda maior peso no desempenho da peça. Não se limite a pegar a imagem do produto que você deseja anunciar, tal e qual como está na web. Faça um bom tratamento da imagem e acima de tudo, coloque uma imagem que realmente tenha a ver com a mensagem do anúncio, pois este é um dos critérios de aprovação de anúncios veiculados no Facebook.

CPM ou CPC?

Quando criamos um anúncio podemos pagar por visualizações (CPM) ou por cliques (CPC) nesse anúncio. O nosso objetivo é sempre obter os cliques mais baratos. Ao fazermos uma oferta CPC sabemos sempre qual é o preço máximo que vamos pagar por clique. Por outro lado, se usarmos a hipótese CPM, o CTR do nosso anúncio vai ser decisivo. Ou seja, quanto mais cliques gerar o anúncio em cada 1000 visualizações, mais barato fica cada clique. O ideal é testar ambos os métodos e cancelar o que tiver o CPC mais elevado.

Variações dos anúncios

Como você já deve ter percebido já perceberam existem muitas variaáveis que determinam o sucesso de um anúncio no Facebook e por isso testar variações é um bom negócio. É o que chamamos de Teste A/B. O que você deve fazer é criar variações do anúncio e avaliar qual delas se comporta melhor em termos de CTR e ROI. Teste diferentes imagens com o mesmo texto, diferentes títulos com a mesma imagem, com ou sem preço, em suma, crie alternativas para o anúncio e depois fique com a que trouxer melhor resultado.

Renove periodicamente seu anúncio no Facebook

Um grande erro é o de chegar a uma versão final do anúncio e permanecer com ela meses a fio. Com o tempo, as pessoas já estarão conhecendo aquele anúncio e consequentemente deixarão de clicar nele reduzindo asssim o rendimento dele. Faça mudanças periodicamente para ser apresentado sempre como algo novo.

Essas e outras técnicas são abordadas em nosso curso de Redes Sociais e Marketing nas Mídias Sociais que realizamos mensalmente no Rio de Janeiro. Para saber mais sobre o curso clique aqui.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Avalie este artigo!