Como melhorar o currículo de mídias sociais em 2012

No planejamento do ano que vem, muita gente deve estar se perguntando sobre como melhorar o currículo de mídias sociais. Essa é uma preocupação que faz muito sentido, porque ao que tudo indica, 2012 será ainda um ano de grande avanço das redes sociais no Brasil e consequentemente de valorização dos profissionais dessa área. Em nosso curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais é cada vez maior a procura por vagas, o que revela o potencial desse mercado. Um analista de mídias sociais precisa estar em constante atualização e especialização, e isso é algo que você deve ter em mente na hora de optar por essa especialização do marketing digital.

Atualize-se cada vez mais em sites sobre mídias sociais

Não há como parar. O aprendizado de um analista de mídias sociais é contínuo. Coloque como meta para 2012 a leitura diária dos principais sites de mídias sociais do Brasil e do mundo. Cadastre-se para receber os boletins de atualização desses sites e crie uma pasta em sua caixa de email só para receber as news desses sites para não se misturarem com o resto. Existem diversas fontes de atualização gratuitas na web e muitas delas até mesmo via web seminários. Essas medidas certamente vão ajudar em muito no enriquecimento do seu currículo de mídias sociais.

Busque assistir diversos web seminários

Muitos sites organizam web seminários com profissionais de mercado realmente atuantes, principalmente no exterior. Procure assistir esses seminários para se manter atualizado e ouvir o posicionamento de outros profissionais. Em uma área recente como a das redes sociais é importante a troca de idéias e experiências. Nem tudo que funciona lá fora, necessariamente funciona por aqui, ou até mesmo chegou por aqui, mas é sempre bom estar atualizado para uma eventualidade. Saber não ocupa lugar.

Especialize-se em uma determinada mídia

O ideal é que você domine o funcionamento de todas as mídias sociais, mas se este não é o seu caso, procure estabelecer um cronograma para aprofundar os seus conhecimentos nessas ferramentas. Pela nossa experiência, três meses com uso diário, é mais do que suficiente para se tornar um ninja em cada uma delas. Um currículo de analista de mídias sociais fica mais brilhante ao olhos de quem faz seleção quando o candidato é um heavy user de mídias sociais.

Aprenda pelo menos o básico sobre SEO

As técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, serão cada vez mais utilizadas nas mídias sociais, o verdadeiro SMO – Social Media Optimization. Esperamos um aumento violento na procura por serviços de SEO no ano que vem e o profissional de mídias sociais precisará estar engajado nesse projeto. Você não precisa se tornar um expert nessa área, mas um bom conhecimento de técnicas de SEO será muito bem visto em seu currículo.

Dedique um tempo para o Google+

Embora ainda não seja uma mídia dominante, o Google+ tem tudo para se tornar um canal de destaque. O motivo é simples; é do Google e tem um potencial de SEO de causar inveja às demais ferramentas. Ao que parece, o Google aprendeu com os erros do passado e está integrando o Google+ às suas outras ferramentas o que acabará fazendo com que as pessoas passem a usar o Google+ mesmo sem querer ou saber. Todo começo é difícil e até mesmo para o Google isso é válido. Não vá atrás da onda dos Haters porque eles nem sabem do que estão falando e certamente não acrescentarão nada ao seu currículo de mídias sociais.

Monitoramento é importante no currículo de mídias sociais

Procure se familiarizar com uma ferramenta de monitoramento das mídias sociais. Essas ferramentas são básicas para qualquer analista de mídias sociais e geralmente são bastante complexas. Ter um conhecimento e certa prática em alguma delas é certamente um ponto interessante para melhorar o seu currículo de mídias sociais. Em um processo seletivo isso certamente fará uma grande diferença tanto na parte operacional quanto na demonstração da sua expertize. #FicaADica

Ignore os Haters

O que não falta na área de mídias sociais são Haters de novas ferramentas e de técnicas em mídias sociais. Para falar besteira, basta ter boca, veja, por exemplo o profeta do apocalipse em torno do Klout. Os “sacerdotes” só descobriram agora uma ferramenta que está no mercado desde 2008 e resolveram declará-la o Anti Cristo das mídias sociais. Ignore esse pessoal para não perder tempo e oportunidade. Mantenha sua mente aberta para as novidades que certamente irão surgir em 2012. Isso sim, enriquecerá o seu currículo de mídias sociais. #ProntoFalei

Essas são apenas algumas providências que você já deveria ter tomado mas que nunca é tarde para incorporar no seu planejamento de 2012. Tire esse ano para melhorar seu currículo de mídias sociais e certamente o resultado será muito proveitoso.