Mercado para o profissional de redes sociais em expansão

Com o crescimento da presença das empresas dos mais variados segmentos nas redes sociais, há cada vez mais espaço para o profissional de redes sociais. O analista de mídias sociais administra os perfis corporativos em sites como Facebook, Twitter e Orkut, e a função vem ganhando bastante espaço no mercado. Por outro lado, ainda existe inexperiência neste novo ramo de atividade em que a sensibilidade e a experiência ainda predominam sobre a especialização acadêmica.

A função primordial do profissional de redes sociais é humanizar a relação da organização com as pessoas, os relacionamentos entre a empresa e o consumidor/cliente, por meio das redes sociais. É preciso ainda saber redigir bem e ser bom em relacionamento pessoal. Uma formação superior em Comunicação (Publicidade ou Jornalismo) é de grande auxílio para compreensão de hábitos de uso e consumo das mídias sociais por diferentes perfis de público. O analista de mídias sociais deve, ainda, saber empregar o pensamento estratégico por meio de ferramentas de comunicação e marketing digital.

As empresas utilizam as redes sociais a fim de promover campanhas de marketing online e criar um canal de relacionamento com seu público. As atividades rotineiras do profissional de redes sociais são baseadas em divulgar informações que vão atrair pessoas sobre determinados assuntos. Após esta ação, o importante é reter os usuários nas páginas. Então, o analista deve sempre publicar conteúdo relevante, a fim de que estas pessoas continuem acompanhando o canal da empresa.

É necessário ainda criar o chamado vínculo com os consumidores, com ações que humanizem a marca. “Temos clientes governamentais que criam páginas nas redes com a intenção de prestar serviço para o cidadão. Trabalhamos com uma página de Twitter que funcionou como uma ouvidoria. Reunimos as reclamações e encaminhamos às secretarias competentes”, conta o diretor de criação da Talk Interative, empresa de estratégias digitais, Marcelo Ottoni.

Em busca do profissional de redes sociais

Uma das principais dificuldades existentes no mercado é que as instituições de ensino ainda não oferecem cursos consolidados na área de mídias sociais. Há grades curriculares de faculdades que contemplam disciplinas relacionadas às mídias sociais, mas nada muito especializado. A tendência é que os profissionais busquem cursos livres em mídias sociais e também no próprio mercado de trabalho esta capacitação, para poderem se tornar especialistas no segmento.

“O profissional de redes sociais precisa dedicar um precioso tempo a estes canais. E logicamente, entender bastante do negócio em que sua empresa atua. As redes sociais são oportunidades também, além de interação, de gerar negócios. Já vimos cases de grandes empresas, como uma grande construtora, que vendeu um imóvel pelo Twitter, por exemplo”, diz Carolina Stilhano, gerente de Comunicação da Catho Online.

Hoje, há uma certa banalização da profissão por muitos gostarem de redes sociais, como usuários, e acharem que podem trabalhar neste ramo. Este é um problema que acompanha o mercado digital, caracterizado por empregar jovens e apresentar constantes mudanças. O profissional de mídias sociais vai muito além do uso das ferramentas de mídias sociais e vagas de trabalho nessa área não faltam.

Assim como no início da internet a criação de sites era feita de forma semiamadora, no cenário de hoje é a mesma coisa em social media. “É fácil criar um perfil pessoal em um site de relacionamento. O difícil é pensar em uma estratégia, definir uma atuação, olhar para a necessidade da empresa e, a partir daí, fazer um planejamento estratégico de como este veículo atenderá a demanda”, explica Marcelo Ottoni. São justamente estes os desafios enfrentados pelo profissional de redes sociais.

As empresas, ao criarem perfis em canais com Facebook e Twitter, devem ter a consciência que abriram uma porta de comunicação com o mercado consumidor. Os profissionais de redes sociais que já atuam na área, por sua vez, precisam manter-se sempre atualizados, atentos ao perfil e ao feedback dos clientes, ter ideias inovadoras para compartilhamento de conteúdos e fidelização do usuário. É uma profissão, ainda, que talvez necessite se adequar constantemente às mudanças que ocorrem nas ferramentas e nos sites existentes. Para quem gosta de desafios, esta é uma profissão que promete grandes emoções e demanda dedicação constante.

E você? Já pensou em se tornar um profissional de redes sociais?

Fonte: Pense Empregos