Monitorando Redes Sociais com Google Analytics

Google Analytics e Mídias Sociais – Monitoramento

Uma das grandes preocupações de toda campanha de marketing nas mídias sociais é justamente o monitoramento dos resultados dessas campanhas e as ferramentas usadas nesse processo. Por serem muitas, as redes sociais tornam essa função de monitoramento algumas vezes bastante difícil, mas com o uso do Google Analytics essa tarefa fica bem mais fácil e precisa.

Google Analytics e Redes Sociais

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego gratuita oferecida pelo Google e com grande aceitação por parte do mercado publicitário. Por ser uma ferramenta completa e de fácil implantação, a ferramenta é muito utilizada o que a fez se tornar um padrão no segmento da web análise. Uma das grandes vantagens dessa ferramenta, que por default já vem com mais de 80 indicadores, é a possibilidade de criação de novas métricas, adaptadas às necessidades específicas de cada usuário, como Filtros e Segmentações Avançadas.

Os acessos a um site vem sempre com o indicativo de onde estava o link que levou o usuário até o site, e assim, o Google Analytics consegue identificar de que site ou mídia social o acesso provem. O problema é que no caso específico das redes sociais, esses links assumem diversos formatos e por isso precisamos de configurações especiais no Analytics.

Monitorando no Google Analytics as atividades no Twitter

No caso do Twitter, por exemplo, não adinata monitorar apenas os acessos vindos do Twitter.com, mas também os acessos vindos de dispositivos que permitem o envio de mensagens para o microblog como Hootsuite e TwitterDeck.

Para isso, precisamos criar uma Configuração Avançada que agregue todas estas fontes para que possamos ter uma noção exata dos acessos originados dessa mídia social.

O monitoramento de tráfego originado pelas redes sociais pode ser implantado no Google Analytics, mas para isso é preciso dominar as técnicas de configurações dessa ferramenta que em função de sua complexidade necessita de treinamento específico para sua perfeita utilização.

Não basta utilizar as mídias sociais nas campanhas de marketing digital, é importante saber exatamente a contribuição que este tipo de ação de marketing está gerando dentro do contexto geral da campanha e qual sua Taxa de Conversão. Para isso, o Google Analytics e a web análise estão ai para ajudar.

Treinamento em Google Analytics

O Curso de E-Commerce possui um curso sobre Google Analytics e Web Análise onde você aprende a configurar ferramentas especiais e interpretar os dados coletados por esta ferramenta. Para quem está com tempo curto e dificuldades de agenda, temos também a opção do curso de Google Analytics Online, com o mesmo conteúdo do presencial, mas adaptado a essa mídia. Para detalhes sobre o conteúdo e datas de realização do curso, acesse nossa agenda de cursos presenciais ou a agenda de cursos online.

Monitorando Redes Sociais com Google Analytics
1 (20%) 1 voto

2017-12-20T21:06:12+00:00 By |Categories: Google Analytics|Tags: , , |

Leave A Comment

error: Content is protected !!