Google Analytics é indispensável no e-commerce

A melhor maneira de gerenciar os seus programas de marketing com sucesso é acompanhar a performance da sua loja virtual.

É super importante para o sucesso de uma loja virtual conhecer exatamente quais aspectos do negócio estão performando adequadamente e quais aspectos não estão sendo bem sucedidos.

Quando o assunto é comércio eletrônico, todos esses aspectos se tornam ainda mais importantes uma vez que o varejista online não está vendo os seus clientes fisicamente.

O Google Analytics é uma ferramenta fantástica. Ele traz informações incríveis sobre fontes de tráfego, receita, top landing pages, taxas de conversão, taxa de abandono etc.

Com o Google Analytics, você tem acesso a insights poderosos sobre como os seus clientes interagem com a sua loja virtual. A partir dessas informações você poderá tomar decisões assertivas sobre melhorias necessárias para a sua loja virtual, e consequentemente aumentar as taxas de conversão de vendas, o aumento do tráfego da sua loja virtual e muito mais.

Uma métrica vital usada para medir a performance de uma loja virtual é a taxa de abandono. O Google Analytics é a ferramenta ideal para fornecer informações detalhadas sobre quais partes do seu web site está performando bem ou não nesse sentido.

Baseado nas informações sobre taxas de abandono, você pode reter visitantes, reduzir a taxa de abandono e melhorar as vendas. Essa ferramenta também irá fornecer uma grande variedade de informações sobre os seus comportamentos com os clientes, a qual você irá ganhar insighs sobre o que está funcionando e o que precisa funcionar.

Através do Google Analytics, você pode determinar as fontes de tráfego bem como acompanhar a performance de palavras chaves que atraem tráfego para a sua loja virtual.

Identificando os visitantes da sua loja virtual

Através do Google Analytics é possível saber tudo sobre os visitantes da sua loja virtual. É possível saber qual é exatamente a sua penetração em um determinado estado do Brasil, cidade ou numa região inteira.

É possível também saber coisas bacanas, como qual fatia dos visitantes da sua loja virtual são responsáveis pela maior parte de seu faturamento, e assim corrigir estratégias de marketing digital.

Exemplo: 80% do seu faturamento é oriundo dos novos visitantes. Isso significa que seu e-commerce está com um bom aproveitamento para atrair novas visitas (SEO, links patrocinados, link building, Redes Sociais etc). No entanto, seu atendimento deve estar ruim, pois se os clientes não voltam para realizar mais compras, é sinal que não estão gostando!

Através do Google Analytics, você consegue dominar o tema SEO. Aqui você consegue saber:

  • Se o SEO está funcionando, atraindo tráfego qualificado (leia-se quem gasta dinheiro) em sua loja;
  • Se suas campanha de links patrocinados está correta, tomando parâmetros para sua correção;
  • Quais palavras chaves geram mais compras;
  • Quais sites de referência (redes sociais, blogs parceiros e etc..) geram melhor retorno;
  • Se a estratégia x aplicada na loja virtual gerou um ROI satisfatório, fazendo com que a campanha tenha valido à pena;
  • Se uma campanha promocional de e-mail marketing teve o resultado esperado.

São muitas as possibilidades de monitoramento de SEO, cabe a você decidir quais utilizar em seu e-commerce.

Identificando padrões com o Google Analytics

Através do Google Analytics é possível mensurar a efetividade do conteúdo da sua loja virtual. É possível inclusive mensurar a efetividade de um título específico para cada página de detalhe de produto. Através do Google Analytics podemos ver o faturamento total da loja, a quantidade de produtos vendidos (assim como a listagem individual de cada um), o ticket médio e muitos outros dados.

Você também consegue visualizar quais são os dias que vendem menos, criando promoções especiais para estes dias se tornarem mais movimentados.

Outra coisa bacana são os filtros que você pode criar sobre desempenho dos produtos. Aqui, você consegue saber que para o produto X, 50% das vendas vieram através do Google, 33% através da promoção no portal Y, 12% de redes sociais e 5% de campanhas de e-mail marketing. Bacana, né?

Através do Google Analytics você tem ainda ferramentas de suporte a relatórios personalizados, alertas, possibilidade de criar metas e funis de vendas, e consequentemente monitorar a fundo o comportamento de sua loja virtual.

O Google Analytics é indispensável no e-commerce para que ele seja bem sucedido. Você usa o Google Analytics na sua potência máxima? Pois deveria!

Fonte: Blog da Rakuten