Usar o Google Analytics pode deixar meu site mais lento?

Essa é uma dúvida que é constantemente levantada em nosso curso sobre Google Analytics e web análise. A resposta é definitivamente não. O código implantado para o monitoramento de um site pelo Google Analytics é muito pequeno e por si só não faz com que a página fique mais lenta, mesmo nas versões mais avançadas do código, como a que faz o monitoramento completo das transações de comércio eletrônico.

Mesmo senso o código de monitoramento de transações no e-commerce bem mais complexo que o JavaScript usado para o monitoramento convencional de acessos a um site, ele não deixa a página mais lenta. Além disso, a estrutura de funcionamento do código do Google Analytics é feita justamente para evitar esse tipo de problema e para isso cria uma hierarquia de carregamento de funções na página, portanto, a prioridade continuará sendo a exibição do seu conteúdo e não a troca de dados com os servidores do Google.

Essa pergunta geralmente surge em função da penalização, em termos de rankeamento, imposta pelo Google a páginas que demoram a carregar. Quanto a isso não há o que se preocupar, porque por mais que o código consuma algum tempo no processamento da página, este tempo será tão ínfimo que não prejudicará o seu rankeamento. Para retardar o carregamento de uma página em uma loja virtual, existem diversos outros fatores que certamente possuem uma influência bem maior como rotinas redundantes, JavaScripts on-page e questões relativas a CSS que certamente prejudicam bastante o tempo de carga.

No vídeo abaixo, Matt Cutts, o Guru do SEO, nos dá algumas explicações a respeito.

Curso Google Analytics

Nossa equipe promove mensalmente o curso Google Analytics e Web Análise, um treinamento prático sobre o uso do Google Analytics. Nele você aprende as técnicas de configuração e análise de dados desta ferramenta, de forma a conseguir melhorar o desempenho do seu site e monitorar suas ações de marketing digital. Para conhecer detalhes sobre o cursp e datas de realização clique aqui.

Avalie este artigo!