Conheça o novo relatório do Google que auxiliará a sua Loja Virtual

O Google lançou o relatório de Funis de Pesquisa para auxiliar na gestão das palavras-chave de sua conta de links patrocinados no Google Ads. Só que, agora, você deve estar se perguntando: afinal, qual o benefício dessa novidade?

Note que as conversões exibidas na sua conta do Google Ads dentro do Google Analytics contam apenas parte do comportamento de um cliente, uma vez que elas só mostram o último clique que resultou na conversão.

Até então, você não sabia o que ocorria nos bastidores da visitação ao seu site que gerou a conversão. Mas, após uma série de estudos e testes, os engenheiros do Google tiveram uma melhor compreensão do comportamento do cliente antes de realizar uma conversão em seu site. “Vemos que todas as impressões e todos os cliques que antecederam à conversão têm o seu valor e agora conseguimos mensurar esses dados” diz Thomas Chi, Estrategista de Contas do Google Brasil.

O que são os funis de pesquisa?

Os funis de pesquisa do Google Ads constituem um novo conjunto de relatórios para entender o comportamento do seu cliente no Google até o momento da conversão em seu site. São 7 os relatórios disponíveis:

  • Tamanho do caminho
  • Intervalo de tempo
  • Análise de primeiro clique
  • Análise do último clique
  • Principais caminhos
  • Conversões assistidas
  • Impressões e cliques de assistência

Como acesso esses relatórios?

Para ter acesso a esses relatórios, você tem que obrigatoriamente usar o acompanhamento de conversões do Google Ads na sua conta de Analytics ou importar as metas do Google Analytics. Com esses recursos ativos e corretamente implementados, você deve acessar a seção Conversões que está presente na aba de Relatórios da sua conta do Google Analytics.

Esses relatórios são extremamente benéficos porque permitem que você consiga ver quais palavras-chave foram procuradas e clicadas por um cliente antes da conversão propriamente dita. Você consegue entender quanto tempo – em dias ou horas – transcorreu entre a primeira impressão do seu anúncio no Google e a conversão da visita. Além disso, você tem como ver qual foi o comportamento de um cliente até a concretização da transação propriamente dita.

Imagine que você é um lojista online e tem suspeitas sobre como os clientes responderam a uma promoção. Com os relatórios, você pode comparar o tempo médio para a transação antes e depois de uma ação promocional como frete grátis ou descontos.

Outra forma de se utilizar os dados dos funis de pesquisa  no Google Ads para interpretar o comportamento do seu cliente é entender os termos buscados em cada momento do processo de decisão de compra. Com esses relatórios, podemos ver que um usuário buscou primeiro por “tênis”, depois por “tênis para corrida”, e finalmente realizou a compra ao clicar em “tênis marca X para corrida”.

No curso sobre Google Analytics que ministramos no formato presencial e também online, você aprenderá esta e outras técnicas para monitoramento de suas campanhas de marketing digital utilizando o Google Ads. Caso sua dificuldade seja com o próprio Google Ads, conheça o curso sobre Google Ads.

Por: Thomas Chi, Estrategista de Contas do Google Brasil

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