Deixe o seu cliente mais próximo da conversão

Diferentemente dos resultados da Busca Natural, nas campanhas de links patrocinados é possível gerenciar a URL visível (que fica abaixo do texto) e a de destino dos anúncios na Rede de Pesquisa do Google, além de permitir levar o usuário para uma página relevante em todas as fases do ciclo de compras, melhorando suas taxas de conversão – pessoas que efetivamente compram ou solicitam informações –  do seu site ou loja virtual. A idéia principal aqui é: facilite o processo de compra do seu cliente e controle a página que ele irá acessar, deixando-o mais perto possível da finalização do pedido.

Principalmente no caso de termos institucionais, é somente através da manutenção de páginas de destino que o anunciante é capaz de utilizar o apelo comercial de acordo com a sua estratégia, aproveitando a sazonalidade e direcionando o usuário para hotsites especiais, páginas de promoções, lançamento de produtos ou qualquer outra forma de interação com o consumidor.

Uma das métricas de web análise mais importantes que devemos observar ao falarmos de gerenciamento de campanhas de varejo é a de Bounce Rate, ou Taxa de Rejeição da Página que pode ser facilmente identificada no Google Analytics. Isso porque quando o usuário faz uma busca ele demonstra uma intenção; um click então, demonstra o interesse naquele anúncio. Desta forma, se o usuário é levado para uma página que não corresponde àquele anúncio, além da frustração gerada, o lojista paga por um clique sem conversão, sem contar que a taxa de rejeição daquela página é alta.

Em resumo, a experiência do usuário, o volume das vendas e o ROI são prejudicados. Além disso, a página de destino do anúncio também é um fator levado em consideração no cálculo do Índice de Qualidade na Busca, ou seja, uma página irrelevante penaliza as métricas de CTR e, consequentemente, de CPC médio das palavras-chave. Daí a importância de utilizar pelo menos uma ferramenta de análise de resultados e mensuração das vendas, como os recursos gratuitos Google Analytics ou Acompanhamento de Conversões.

Página de Destino Relevante

Mas afinal, o que seria uma página de destino relevante? A resposta é: depende do momento em que o usuário está no ciclo de compras. Isso você pode identificar através dos funis do Google Analytics.

Por exemplo, se o termo buscado for uma palavra genérica, ou uma sub-categoria de produtos, é importante que o usuário seja direcionado para uma página que apresente diversas opções de produtos, uma vez que o momento ainda é de pesquisa e comparação de produtos. No caso de termos compostos por um produto de uma marca específica, é interessante utilizar uma página com diversos produtos já filtrada pelo fabricante. Já se o termo buscado é a sua marca ou URL, vale a pena utilizar o apelo promocional, investir nos diferenciais que a sua marca possa oferecer ou então integrar a comunicação com as suas campanhas offline. Por fim, a página de destino ou Landing Page como também é conhecida, deve oferecer aquilo que foi mencionado no anúncio, de forma clara e objetiva, suportada por uma navegação eficiente em seu website.

Como Dominar Estas Técnicas

Essa e outras técnicas de Links Patrocinados e Google Analytics você aprenderá no cursos oferecidos pelo Curso de E-Commerce. Para conhecer detalhes sobre os cursos, como conteúdo e condições, clique aqui para acessar a agenda de cursos em nosso site. Se você está em outra cidade ou estado, poderá participar dos treinamentos de online via web seminário, ao vivo. Para mais informações sobre estes cursos online clique aqui.

Avalie este artigo!