Estratégias de Marketing Digital – Definição e exemplos

Quando lemos sobre estratégias de marketing digital, na maioria das vezes o conceito é abordado de forma abrangente, e no final, você acaba sem saber exatamente do que se está falando.

Por isso, neste artigo decidimos listar as principais estratégias de marketing online e dar uma pequena explicação de como elas funcionam e em que situações podemos aplica-las.

É muito comum, ao conversarmos com empreendedores e outras pessoas que estão começando no marketing digital, verificarmos que estas pessoas têm uma versão distorcida do marketing digital, achando que devem estar presentes em todos os canais.

O fato é que a coisa não funciona bem assim. A sua empresa precisa estar presente, nos canais que realmente fazem sentido para você, ou seja, que trazem um retorno real. Na hora de fazer um plano de marketing digital, este deve ser o foco, já que gerar resultados é o que realmente importa.

Principais estratégias de marketing digital

Listamos abaixo as principais estratégias de marketing digital usadas atualmente, com uma descrição de seus objetivos e uma breve explicação do seu funcionamento, para que você possa ter uma ideia sobre quais delas seriam as mais adequadas para o seu caso.

1 – Marketing de busca com foco em resultados orgânicos

Uma das minhas estratégias de marketing digital preferidas é a de conseguir um bom posicionamento na parte de resultados orgânicos das páginas de respostas do Google.

Além de ter uma credibilidade bem maior do que a área dos links patrocinados, é como anunciar de graça no Google, pois você não paga nada para estar ali. Só precisa gerar relevância para o seu site e suas páginas através da aplicação de técnicas de SEO envolvendo as palavras-chave mais importantes para o seu negócio.

Além disso, esta é uma estratégia que traz um volume de tráfego qualificado constante, pois independe de investir ou não em posicionamento. O problema é que nem todos os tipos de negócios têm neste canal a sua melhor forma de atração de clientes.

2 – Marketing de busca com foco em resultados locais

Outra campeã das estratégias de marketing digital é a de posicionamento na busca orgânica para resultados locais, ou seja, nas buscas feitas com algum tipo de limitação d área de abrangência, do tipo “clínicas de estética no Rio de Janeiro”, por exemplo.

Esta é uma derivação do SEO, que chamamos de SEO Local, ou seja, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca, com foco em resultados locais, uma dimensão do marketing de busca cada vez mais forte nos últimos anos, em função da disseminação das buscas feitas através de dispositivos móveis.

Obviamente, esta é uma estratégia de marketing digital mais utilizada pare negócios que possuem limitações geográficas de atendimento, como bares, restaurantes, salões de beleza, empresas de prestação de serviços e outras.

3 – Links Patrocinados

Ainda na dimensão do marketing de busca, temos uma das estratégias de marketing na Internet mais conhecidas do grande público, que são os links patrocinados, tendo como destaque nesta área os anúncios do Google na rede de pesquisa, através do programa Google Ads.

O objetivo desta estratégia também é o de colocar as páginas de um site, blog ou loja virtual, em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, só que neste caso, na área de links pagos.

A grande vantagem desta estratégia é que os resultados são imediatos, ou seja, basta você criar o anúncio e em poucos minutos o seu site estará sendo exibido na área de links patrocinados do Google ou Bing.

A plataforma de anúncios do Google é bastante flexível e possibilita a criação de diversos controles, como filtros de exibição por localização da busca, ótimo para negócios locais, e outras ferramentas de agendamento de anúncios e segmentação.

Para quem deseja divulgar uma empresa no Google, esta é a opção, dentro do marketing de busca, mais rápida, mas é importante chamar atenção para os custos envolvidos, pois você pagará por clique no link.

4 – Remarketing

Sabe quando você entra em um determinado site ou loja virtual e quando sai de lá encontra anúncios daquela empresa em todas as páginas que você visita? Pois bem, isso é o que chamamos de Remarketing.

Esta é uma das mais eficientes estratégias de marketing digital existentes hoje em dia. Você pode até achar ela um pouco invasiva ou insistentes, mas sabe aquele ditado que diz que água mole em pedra dura tanto bate até que fura? É bem por aí.

Esta é uma estratégia que pode ser feita tanto com anúncios do Google, quanto em redes sociais como o Facebook e Instagram, através do Facebook Ads.

Por que eu gosto tanto desta estratégia? Simples, ela tem uma taxa de conversão altíssima! Algo em torno de 30% a 40% maior do que simplesmente exibir anúncios aleatoriamente. Você não acha esse um bom argumento?

5 – Marketing de Afiliados

Entre as estratégias de marketing digital para e-commerce e outros tipos de sites que vendem diretamente pela Internet, uma das mais eficientes está a do Marketing de Afiliados.

O princípio desta estratégia de marketing online é a exibição de banners ou links em sites de terceiros, que levam a uma determinada página de venda. Se a venda for concretizada, o site que enviou o visitante, recebe uma comissão sobre aquela venda.

É o que chamamos de marketing de performance, ou seja se o site que exibe o banner ou link do anunciante faz um bom trabalho de exposição destes elementos, e com isso gera vendas para os produtos e serviços do anunciante, ele ganha, se não conseguem gerar vendas, não recebem nada.

6 – E-mail Marketing

Muito embora algumas pessoas insistam em dizer que o e-mail marketing é uma mídia morta, posso garantir uma coisa, elas estão completamente enganadas e provavelmente estão perdendo muitas oportunidades de negócios em função disso.

Uma estratégia de e-mail marketing, alinhada a outras estratégias, como a de marketing de conteúdo, que veremos logo em seguida, ou mídias sociais, pode gerar ótimas oportunidades de negócios a um baixo custo.

O segredo nesse caso é ter uma base de e-mails muito bem segmentada e ferramentas que permitam utilizá-lo como complementação de outras ações.

7 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, peça importante de uma ferramenta do Inbound Marketing, é sem sobra de dúvida uma das estratégias mais interessantes, inclusive porque uma estratégia de marketing de conteúdo acabará gerando boa parte do material que você usará em nosso próximo item da lista de estratégias de marketing online, as redes sociais.

Uma estratégia de marketing de conteúdo consiste em produzir conteúdo de qualidade, como artigos para o blog associado ao site da marca, vídeos, e-books e outros tipos de conteúdo, para serem compartilhados nos mais diversos canais digitais.

Usando esta estratégia você poderá gerar mais exposição da marca em ferramentas de busca e redes sociais, atraindo mais tráfego para o seu dite, em uma situação onde é possível gerar leads qualificados e oportunidades de criação de lações de relacionamento com seus clientes em potencial.

8 – Marketing nas Redes Sociais

Entre as estratégias de marketing digital, as redes sociais ocupam uma posição de destaque nos dias de hoje, uma vez que este é um dos canais mais acessados na Internet, principalmente no Brasil.

Entre as mídias sociais mais usadas no Brasil, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn fazem parte da vida da maioria de nós, e por isso, estar fora destes canais é simplesmente um suicídio em termos de comunicação para qualquer empresa.

O importante neste caso é ter em mente que uma estratégia de marketing nas redes sociais visa a criação de laços de relacionamento e por isso é necessário que a marca desenvolva um conteúdo para redes sociais de qualidade e tenha um engajamento constantes com seus seguidores.

Um dos maiores erros em mídias sociais é acreditar que a marca pode atuar de forma panfletária nas redes sociais, divulgando apenas chamadas de compra e anúncios de promoções.

9 – Marketing de Influência

O Marketing de Influência está entre as estratégias de marketing digital mais comentadas do momento, muito embora o modelo em si seja bastante conhecido e usado de forma muito eficiente, pelas blogueiras, por exemplo.

O que mudou foi o cenário. Atualmente a variedade de mídias sociais permitiu que surgissem formadores de opinião, ou Influenciadores Digitais em diversas plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Os Influenciadores Digitais apresentam marcas e produtos à sua audiência em uma determinada rede social, visando com isso gerar maior exposição e ajudar na criação de pontos de contato com o público-alvo que estas marcas desejam atingir.

É importante salientar que o investimento em estratégias de marketing digital precisa ter sempre o foco voltado para o retorno, fora isso ele simplesmente não se justifica.

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing digital, ficará certamente mais fácil determinar qual, ou quais delas são as mais adequadas para divulgar o seu site, blog ou loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing