4 coisas que blogueiros podem aprender com jornalistas

Muito se fala em diferenças entre blogueiros e jornalistas. E a dificuldade desses jornalistas, antigos ou somente com mente antiga, de interagir de maneira informal na web utilizando um blog é enorme. Por outro lado, alguns blogueiros desenvolvem artigos e matérias com tanto empenho que muitas vezes, mesmo de maneira informal, se tornam grandes jornalistas.

Mesmo falando dessa forma que falei, ainda existem enormes diferenças entre blogueiros e jornalistas, e nós, pobres e dedicados blogueiros, devemos aprender algumas coisas com esses grandes profissionais. Veja:

Escreva como se fosse um diário

Mesmo não escrevendo todos os dias em seu blog, tente criar uma forma rápida de escrever histórias ou notícias. Os jornalistas têm essa facilidade de criar histórias de forma rápida e que por muitas vezes prendem nossa atenção.

Use um calendário editorial

Aqui no Mídia Boom temos 14 pessoas dedicadas a gerar conteúdo toda semana. Imagine se isso não fosse bem controlado e organizado, ficaria bem complicado, não é? – Crie um calendário, mesmo que você escreva sozinho(a) em seu blog, e isso irá facilitar bastante. Tente, por exemplo, criar posts utilizando um mesmo tema e, com o controle do calendário, você saberá muito bem quando terá que escrever.

Escrever sobre novas notícias, o famoso hype

Algo bem complicado, mas de grande utilidade se for feito de forma diferente da maioria. Isso é um dos segredos de alguns blogueiros e jornalistas; eles veem uma notícia, por exemplo, sobre o Twitter e que provavelmente sairá na mídia tradicional e em massa, e escrevem sobre essa notícia de maneira diferente e inserindo seu ponto de vista sobre aquele assunto. Veja nosso post Quem Matou Salomão Hayalla, ele é um exemplo disso.

Pense em seus leitores

Mesmo com um blog corporativo ou profissional, que é o caso do Mídia Boom, pense sempre na necessidade de leitura e busca de informação dos seus leitores. Os jornalistas, em sua maioria, escrevem todos os dias sobre a notícia da “moda” e, por isso, eles desenvolvem uma forma diferente de falar da notícia sem ficar na mesmice.

Bom pessoal, essas dicas encontrei no Social Media Today e não traduzi; simplesmente coloquei meu ponto de vista sobre os temas que eles citaram no post. Mais uma dica valiosa para escrever em blogs. Espero que tenham gostado!

Por Chico Montenegro no Mídia Boom

Avalie este artigo!