Como montar um pequeno comércio eletrônico

Já perdi as contas de quantas vezes me perguntaram: Como montar um pequeno comércio eletrônico? Descrever incríveis projetos de e-commerce, com recursos ilimitados, inúmeras e fartas fontes de financiamento é um cenário bastante confortável. Bem mais complicado, é a realidade do micro e pequeno empreendedor brasileiro que precisa administrar o orçamento com precisão Suíça para não quebrar. Por isso, a proposta de inclusão do pequeno e médio empresário no comércio virtual deve levar em consideração as limitações de recursos que estes empreendedores enfrentam. A pergunta é: É possível montar um pequeno comércio eletrônico de sucesso com um baixo orçamento? A resposta é sim e e segunda pergunta é óbvia: Como?

Não existem atalhos no e-commerce

Promessas mirabolantes como, por exemplo, criar uma loja virtual sem gastar nada, simplesmente não existem. Se alguém disser isso para você, afaste-se, pois a proposta, obviamente não pode ser séria. Comércio eletrônico é coisa séria e para gente dedicada. Soluções “meia boca” simplesmente não existem e o máximo que podem lhe trazer é uma amarga experiência e muita decepção. O varejo eletrônico é mercado que, se abordado de forma profissional, pode lhe trazer perspectivas bastante promissoras.

Evitando o confronto

A disputa por mercado com grandes players já estabelecidos nunca foi um bom negócio. Para montar um pequeno comércio eletrônico, procure atuar em nichos de mercado em que você possua vantagens comparativas. Muitas grandes empresas não se interessam em atual em alguns nichos de mercado por não oferecerem a rentabilidade necessária para suas estruturas. Isso não significa que esses mercados não sejam viáveis para o seu negócio. No livro A Cauda Longa, Chris Anderson deixa esse aspecto do e-commerce bem claro. Além da atuação em um determinado nicho de mercado, você também deve se destacar por um atendimento diferenciado e exclusivo. As pessoas adoram se sentir únicas, principalmente em um ambiente tão massificado quanto a Internet.

Sendo profissional

Comércio eletrônico é coisa séria. Não tente entrar neste segmento se não quiser encarar o projeto de forma séria e com muito comprometimento. A Internet não é uma “terra de coisas baratinhas” que pode ser desbravada com soluções improvisadas e subterfúgios. O grátis na Internet é apenas um custo que ainda não te revelaram. Informe-se sobre custos de serviços que serão envolvidos no seu projeto de e-commerce e prazos de execução. Planejamento no mundo virtual tem tanta, ou mais importância que no mundo físico.

Conhecendo os recursos disponíveis para o e-commerce

A primeira coisa é conhecer o ambiente em que você está entrando. Procure conhecer as ferramentas (sistemas) já disponíveis no mercado. Como é mostrado em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, existem hoje em dias vários sistemas prontos que podem ser comprados ou alugados para a criação de um negócio de sucesso na Internet. Lojas virtuais com recursos de última geração podem ser criadas a partir de soluções já disponíveis no mercado e personalizadas de forma a passar ao seus clientes a identidade e prestígio que o seu negócio já possui no mundo físico. O custo é compatível com a realidade do pequeno e médio empresário, e contando com uma boa orientação, o projeto pode estar pronto em bem pouco tempo. Comércio eletrônico não é exclusividade de grandes empresas e boas plataformas de e-commerce estão disponíveis também para o pequeno e médio empreendedor.

O aprendizado da divulgação

O marketing no mundo digital tem formatos diferentes, mas a mesma essência do marketing tradicional, o convencimento. A grande diferença está no meio. No marketing online, tudo acontece de forma mais rápida e por isso o tempo para convencer o seu comprador em potencial é muito menor. Por isso, o marketing digital requer conhecimento dos padrões de comportamento dos usuários e precisão nas campanhas. Não adianta veicular uma peça publicitária em uma mídia que é ignorada pelo seu consumidor em potencial. Por vezes, o que funciona para um segmento não funciona para o outro. A grande vantagem do marketing digital é que qualquer ação pode ser mensurada por ferramentas de monitoramento acessíveis a todos. Por isso, o conhecimento das ferramentas de divulgação e suas aplicações é tão importante para o sucesso de um e-commerce.

Conquistando a confiança do consumidor

Seu cliente precisa ser conquistado e reconquistado a cada compra. Torne seu e-commerce um ambiente agradável para os visitantes. Trabalhe bem as fotos da sua loja virtual, deixe-a com uma navegação fácil rápida e intuitiva. Tenha um cuidado todo especial com as fotos, pois elas na verdade são a primeira venda da sua loja. Para que o usuário ganhe confiança na sua loja é necessário que a apresentação e navegação seja impecável.

Facilitando a jornada do empreendedor

Para facilitar o acesso a todas essas técnicas e fontes de informação, o Curso de E-Commerce disponibiliza uma grade completa de cursos nas áreas do e-commerce e marketing digital nos formatos presencial e online. Estes cursos ajudam ao pequeeno e médio empresário a compreender o funcionamento do comércio eletrônico brasileiro e as formas de divulgação para sua loja virtual. conheça nossa agenda de cursos presenciais e começe hoje mesmo a estruturar o seu projeto de e-commerce. Caso prefira realizar estes cursos no formato online, o Curso de E-commerce também possui esta opção em uma plataforma interativa e especialmente desenhada para o ensino a distância. Conheça nossa grade de cursos online e veja como nosso sistema funciona.

Mantendo-se atualizado sobre tendências

O fato da sua loja virtual estar pronta, funcionando e faturando bem não significa que a sua tarefa de pesquisa acabou. O comércio eletrônico é um ambiente em constante mutação e sofre influência de todas as órbitas da Internet. Novas tecnologias e hábitos surgem a cada semana e você precisa estar atualizado para não se tornar ultrapassado. Acompanhe sites e blogs que falam sobre tecnologias e tendências do comércio eletrônico e marketing digital. Fique atento ao que se passa nas mídias sociais. Tenha a leitura sobre comércio eletrônico como uma coluna obrigatória em seu dia-a-dia empresarial. Mesmo para montar um pequeno comércio eletrônico é necessário pesquisar muito.

Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Avalie este artigo!