Como transformar fãs em clientes de sua loja virtual

Como transformar fãs em clientes de sua loja virtual

Você vive se perguntando como transformar fãs em clientes? Não se preocupe, essa parece ser uma verdadeira obsessão ultimamente entre lojistas do mundo físico e obviamente os virtuais. O problema é que muita gente correu para o Facebook achando que o simples fato de ter um caminhão de fãs iria torna-los em compradores fiéis da sua loja. Uma ilusão que vem deixando muita gente decepcionada.

O erro não está na forma, mas na abordagem. O problema não é como transformar fãs em clientes, mas sim, como motivar esses fãs para que possam vir a se tornar clientes da sua loja virtual. As redes sociais não são canais de vendas fortes, elas precisam ser “vitaminadas” pelo relacionamento, algo que não anda muito em alta nas páginas de fãs de grande parte das lojas virtuais.

Transforme seus fãs em amigos

Calma! Não estou dizendo para reverter sua página de fãs no Facebook para perfil. Estou falando de conhecer seus clientes em potencial para então estabelecer uma estratégia de conversão. Ao invés de ficar enchendo sua Timeline de ofertas e chamadas para vendas, use perguntas e outros recursos para conhecer um pouco mais sobre seus fãs.

Essas interações de pesquisa além de fornecerem mais informações, também irão ajudar bastante na construção do seu EdgeRank. Busque também criar mais pontos de contato, como, por exemplo, a captação do e-mail desses fãs. O uso de Form Gates em promoções criadas em abas da sua Fan Page é a ferramenta ideal para isso. O Facebook Insights também vais ajudar bastante na análise do perfil dos seus fãs.

Algumas dicas sobre como transformar fãs em clientes

Depois de conhecer bem o seu fã, é hora de pensar em conversão. O segredo para transformar fãs em clientes é a sutileza das ações. O primeiro passo é levar esse fã para o seu site e isso nem sempre é fácil. Estratégias como condições especiais para fãs e descontos são bastante eficientes nesses casos.

O uso de Facebook Ads segmentados exclusivamente em seus fãs também é uma boa estratégia para trazê-los para o seu site. No anúncio, deixe claro que os fãs têm condições especiais ou benefícios únicos. Use, por exemplo, a função Promover em suas postagens e segmente em seus fãs.

Os desafios de uma fan page, como transformar fãs em clientes, são muitos e uma estratégia sequencial e de médio/longo prazo precisa estar por trás das sua estratégia de marketing nas mídias sociais desde o início.

Muita gente acha que o é automaticamente um consumidor. Ledo engano. O fã é um expectador das ações na sua página e é através delas que você os transforma em consumidores do seu e-commerce.

Transformar fãs em clientes e depois em propagadores da experiência

Vencida a primeira etapa, a de transformar os fãs em clientes, é hora de começar a prepara-los para serem propagadores da experiência de compra ou uso do site. Na conclusão de qualquer ação em seu site, compra, download, leitura e etc.. coloque sempre um botão Curtir bem a mão para que o visitante tenha a chance de compartilhar a experiência de uso com seus amigos.

Esse é o primeiro passo para transformar seus fãs em defensores da sua marca. É um ciclo virtuoso que se auto alimenta, gerando cada vez mais exposição. Essa é a verdadeira razão para conquistar mais fãs para sua página, transformá-los em consumidores e defensores da marca.

Saber como transformar fãs em clientes não é um segredo guardado a sete chaves, é apenas uma questão de usar o relacionamento como arma de persuasão.

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