Como aumentar o número de fãs da sua Página de Fãs
Depois de criar uma Fan Page para sua empresa no Facebook, o grande desafio passa a ser como fazer crescer a sua base de fãs. É o desafio do Like. É através do Curtir que as pessoas expressam sua simpatia e aprovação pela sua marca, portanto, é essencial que você crie ações que visem aumentar a sua base de fãs. Afinal, uma das funções da sua página no Facebook é a de mostrar como as pessoas confiam na sua marca, serviços e produtos, e o termômetro disso é o número de fãs. Evidentemente essa não é a única métrica na análise de desempenho de uma Fan Page, mas em um primeiro contato, é claro que isso fala, e muito, ao consumidor. Além do mais, um número elevado de fãs, certamente irá influenciar positivamente o seu Edge Rank.
Vejamos então algumas ações que irão ajudar a sua empresa a aumentar o número de fãs da sua página.
1 – Incorpore imediatamente o botão Like no seu site
Provocar a ação é essencial e nada melhor do que o botão Curtir para incentivar essa ação. Coloque esse botão no site da empresa, sempre em uma posição de aprovação, ou seja, ao final de uma apresentação. O usuário do Facebook tem essa característica, ele somente Curte a sua página após conhecer detalhadamente o conteúdo. O botão Curtir no topo da página ou post no blog não é tão eficiente assim.
2 – Seja o primeiro a Curtir
Comece o trabalho de divulgação pelo seu próprio perfil no Facebook. Curta sua página e aproveite a viralidade da sua rede de amigos para incrementar seu número de fãs. Peça a opinião de seus amigos e convide-os a dar um Like.
3 – Convide sua base de e-mails para Curtir sua página no Facebook
Uma forma interessante e válida para aumentar a sua base de fãs é enviar uma newsletter anunciando o lançamento ou reformulação da sua Fan Page e convidando a sua base de e-mails a Curtir a página.
4 – Incorpore o botão Curtir em sua template de e-mail
Providencie um lugar de destaque na template de e-mail usada no dia-a-dia da sua empresa. Lembre de forma indireta a seus contatos que você tem uma presença no Facebook. Uma boa opção é incorporar o botão ou um link na assinatura de e-mail. Torne isso um padrão para toda a empresa e colaboradores. Esse é um detalhe muitas vezes negligenciado nas empresas.
5 – Coloque um ícone em suas newsletter
Crie um gancho entre o seus boletins informativos e o Facebook colocando um ícone em sua newsletter. Muitas vezes, as pessoas ao lerem algo interessante em sua newsletter querem repassar isso para seus amigos nas redes sociais e por isso você deve facilitar essa ação inserindo essa solução no corpo dos seus informativos.
6 – Crie promoções exclusivas em sua Fan Page
Crie promoções onde apenas os fãs da sua página podem ser beneficiados. Existem aplicativos que permitem esse filtro de usuários. Os que não são Fãs tem acesso a um conteúdo, já os que já Curtiram a página tem acesso a um conteúdo diferenciado.
7 – Divulgue a página através de Facebook Ads
Já que sua empresa está no Facebook a negócios, que tal começar a usar o Facebook Ads com mais frequência. Comece por divulgar sua página de Fãs com um anúncio bem estruturado e positivo. Incentive os usuários a Curtirem a sua página. Se a sua página tiver mais de 400 fãs você também poderá lança mão de postagens promovidas alé do suporte dos Facebook Ads.
8 – Crie links para sua página de Fãs no seu site
As páginas de fãs do Facebook tem um ótimo potencial para SEO. Por isso, vale a pena ajudar no link building da página incluindo links para ela em seu site, blog e outras fontes de publicação na web. Para aumentar essa influência, certifique-se que estes links tenham Do Follow.
9 – Dê incentivos para seus fãs espalharem a sua mensagem
Existem dois tipos de pessoas que poderão ajudá-lo a divulgar a Fan Page da sua empresa: quem vai fazê-lo de forma altruísta, porque eles acreditam na mensagem, e aqueles que irá fazê-lo em troca de uma recompensa.
Não há nada de errado com o uso de incentivos para recompensar as pessoas para espalhar a sua mensagem, e que é igualmente verdade que a construção de uma base de fãs Facebook. Várias empresa fazem isso através de sorteios, concursos ou brindes. Essa é uma boa idéia a seguir.
10- Dê vida a sua Fan Page
Seja interativo com seu público. Não se esqueça que sua popularidade está ligada diretamente ao retorno que você oferece aos seus fãs. O coração de cada página do Facebook é o Mural. É onde as conversas entre uma empresa e seus fãs ocorrem. Sua empresa deve incentivar o diálogo com os fãs na forma de Likes, comentários e conteúdo gerado pelo usuário, como mensagens no Mural, vídeos e fotos. Engajamento com os fãs estimula a opção Curtir porque cada engajamento leva a conteúdo que está sendo postado para o Mural, onde seus amigos podem ver. Uma base de fãs bem ativa leva a um forte crescimento orgânico.
Quando realizamos nosso curso de Facebook Marketing sempre lembro aos participantes que a criação de uma página no Facebook é composta de duas fases, a de implementação e a de divulgação. Essas dicas são apenas algumas sugestões, a sua criatividade pode fazer crescer em muito essa lista. Tem alguma sugestão? Deixe seu comentário.
Ah! Por falar nisso, que tal Curtir nossa página no Facebook?
Bacana as dicas
Essas dicas são valiosas, depois que começei a ler e particar todas as dicas de vcs sobre o Facebook, a fan page do site deu um pulo enorme.
Em poucos mais de 4 meses de existência temos 910 Likes, com uma média nas ultimas tres semanas de 10 a 15 Likes por dia. Pode ser pouco, mas eu acho bom!
Olá. Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pelo ótimo post.
Mas, gostaria de fazer algumas observações.
No primeiro item onde você diz “O botão Curtir no topo da página ou post no blog não é tão eficiente assim.”
Devo concordar que as pessoas têm realmente maior probabilidade de clicar no botão “Like” se estiver abaixo das postagens, porém existe um problema em colocar um link para curtir a fan page nessa região do site ou blog.
Quando eu curto um post, geralmente quero mostrar para as pessoas que achei aquela matéria específica, interessante. Não curtir a página, porque apenas ter curtido o post, não me faz gostar do resto trabalho desenvolvido pela empresa para querer curtir a fan page dela também.
Pode ser um tanto quanto antiético também, um exemplo de ações desse tipo é alguém pedir que você preencha uma pesquisa onde pedem seu e-mail, alguns dias depois começam a lhe enviar material promocional sem você ter assinalado alguma opção permitindo o envio de tal.
Nesse caso, uma sugestão que dou é colocar no final do post um link para curtir aquela postagem. Mas se preferir colocar um botão de curtir a fan page, deixe discriminado que aquele botão irá fazer você curtir a página da empresa. Essa é uma maneira ética de permitir que as pessoas curtam as fan page.
Ótimo post.
As dias são muito boas, mas as empresas também podem contratar especialistas em marketing voltados para fãs do facebook, no mercado livre já vemos esses profissionais.
Claro, já existem vários analistas de mídias sociais que se especializam em ações específicas e planejadas que tem como objetivo aumentar a base de fãs de uma página no Facebook. Inclusive, teremos esta semana um curso sobre essas técnicas https://www.cursodeecommerce.com.br/curso/curso-de-facebook/