Curso de E-commerce

Projeto de E-commerce Não é Só Loja Virtual

Como elaborar um projeto de e-commerce

Projeto de e-commerce vai muito além da loja virtual

É correto afirmar que um projeto de e-commerce vai muito além da loja virtual. Elaborar um bom projeto de e-commerce é uma das decisões básicas para o sucesso no comércio eletrônico.

Muita gente acha que para entrar no varejo eletrônico basta montar uma loja virtual, colocar produtos e pronto, a empresa está automaticamente inserida no cenário no comércio eletrônico e por isso irá colher imediatamente e de forma integral os benefícios de participar deste segmento.

Essa ilusão tem levado várias lojas ao fracasso, por partir de uma premissa errada.

Estruturar um bom projeto de e-commerce faz toda a diferença. Muitos pequenos e médio empresários, acreditam que pelo simples fato de criarem uma loja virtual estarão automaticamente inseridos no e-commerce.

Isso não é verdade. A criação de uma loja virtual é apenas um dos itens que envolvem um Projeto de E-Commerce.

Assim como as iniciativas empresariais no ambiente físico, o empreendedorismo digital requer muito planejamento para que os objetivos sejam alcançados com a minimização de custos e maximização de resultados.

1 – O Que Vem a Ser um Projeto de E-Commerce

Um Projeto de E-commerce é o planejamento estratégico de todas as ações que a empresa deve empreender para se estabelecer de forma estruturada no segmento do comércio eletrônico.

Nele são analisados vários aspectos do projeto como por exemplo a escolha escolha da plataforma de TI, o treinamento de pessoal, a escolha de formas e sistemas de pagamento, logística e as ações de marketing.

O planejamento de presença da empresa no ambiente web é o que irá orientar o desenvolvimento do projeto visando a inserção de forma eficiente da empresa no segmento do varejo virtual.

2 – Análise de Mercado

Antes de montar uma loja virtual você deve fazer uma análise do mercado e verificar se o projeto que você tem, dentro do modelo que você planeja teria espaço no mercado atual.

Não que existam muitos setores saturados, muito pelo contrário. O que se tem verificado são segmentos de mercado trabalhando com fórmulas cansadas que não dão mais resultados.

Um bom exemplo disso são as lojas virtuais de informática que inovaram no modelo de negócio e público alvo e se destacaram das outras. Uma outra dúvida, qual será o seu modelo de negócio?

Um modelo B2B – empresa para empresa ou B2C – empresa para consumidor final? Decididas estas questões, é hora de elaborar uma análise SWOT do projeto de e-commerce para podermos entender em que ambiente negocial se darão as ações.

3 – Soluções de TI

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial para o sucesso do projeto. Seja ela Open Source, alugada ou exclusiva, deve atender às necessidades imediatas do projeto e também permitir futuras expansões.

Hoje existem diversas plataformas de e-commerce no mercado, o grande problema é identificar aquela que se adapta à sua necessidade atual e que vá permitir um upgrade.

O importante é encontrar uma plataforma tecnologicamente adequada em que se possa dispor das ferramentas que fazem o diferencial no comércio eletrônico atual como estrutura de SEO, associação de produtos e políticas de descontos.

Outro ponto que deve ser considerado é o das ferramentas administrativas como relatórios e atualizações de produtos.

Por fim devemos analisar qual é o posicionamento do fornecedor da plataforma de e-commerce no mercado e que tipo de suporte ele pode oferecer.

4 – Planejamento do Marketing

Sem um planejamento das ações de marketing não há como se obter sucesso em um projeto de e-commerce.

As ferramentas disponíveis são várias e exigem sinergia para torná-las mais eficientes. Atirar para todos os lados, além de desperdiçar recursos preciosos, pode resultar em uma perda da credibilidade.

Campanha de marketing online tem que ter foco e sequência. Não é jogo e nem custa barato. A divulgação de lojas virtuais é um verdadeiro trabalho de engenharia e por isso, não admite improvisos ou amadorismo.

Uma atenção especial deve ser dada a sua presença nas ferramentas de busca. Planeje com bastante antecedência seu processo de SEO – Otimização Para Sites de Busca – e implante o mais rápido possível.

Embora seja a ferramenta mais demorada em termos de retorno, os resultados são espetaculares, portanto, é importante você criar uma estratégia de SEO já na fase de implementação do seu e-commerce e não depois de tudo feito.

Enquanto o SEO não surte efeito, utilize uma boa campanha de links patrocinados com um monitoramento constante do ROI.

As mídias sociais também devem ser um ponto forte da sua estratégia, principalmente se a sua marca ainda não é muito conhecida.

Para ter uma visão abrangente desse tópico de destaque em um projeto de e-commerce, sugerimos que você leia o artigo Marketing Digital Para Lojas Virtuais.

5 – Monitoramento e Ajustes

É natural que depois de implantado seu projeto precise de alguns ajustes, mas você só poderá saber o que pode ser melhorado se tiver instalado um bom sistema de monitoramento e web análise. Nesse setor, o Google Analytics desempenha um ótimo papel e é amplamente difundido.

Com a devida interpretação dos dados de monitoramento, a web análise é capaz de identificar pontos de estrangulamento em uma loja virtual e soluções podem ser encontradas para o aperfeiçoamento do negócio.

A web análise também desempenha papel fundamental na mensuração dos resultados das campanhas de marketing digital.

Os dados obtidos pelo sistema de monitoramento significam muito mais que a quantidade de page views, eles informa qual é o exato comportamento dos seus cliente quando estão na sua loja.

6 – Capacitação de Pessoal

A guinada estratégica rumo ao ambiente digital exige capacitação da equipe tanto no nível de conhecimento de novas tecnologias nas área de informática e marketing como na forma de gerenciamento da empresa engajada no mundo virtual e abordagem das oportunidades negociais que o novo ambiente oferece.

E-commerce é coisa séria e necessita de profissionais especializados nesta área. Na maioria das vezes estes profissionais já fazem parte da equipe da empresa, só precisam ser treinados para as novas funções que irão desempenhar.

O conhecimento da cultura da empresa pode facilitar sua inserção na era digital e por isso a capacitação do pessoal da própria empresa é uma alternativa bastante interessante.

Uma boa formação em marketing digital com conhecimentos sólidos em áreas como marketing de busca e web análise é essencial para que os membros da equipe saibam exatamente o que fazer e quando fazer.

É importante que todos tenham uma noção exata das ferramentas disponíveis e como usá-las mesmo quando este serviço é terceirizado.

O projeto de e-commerce e sua importância no atual estágio do comércio eletrônico.

Resumindo

Esses são apenas alguns pontos que devem ser considerados. Obviamente existem muitos outros que devem ser meticulosamente analisados quando da elaboração de um projeto de e-commerce.

O importante é não se deixar levar pela ideia de que a criação da loja virtual em si é a principal ação dentro do processo de inserção da empresa no varejo digital.

Não são raros os exemplos de lojas virtuais muito bem estruturadas que simplesmente “não decolam” justamente por não terem se preocupado com os outros aspectos que envolvem o sucesso de um projeto de comércio eletrônico.

Com um bom planejamento suas chances de sucesso são muito maiores. Justamente por isso, em nossos cursos sempre chamamos atenção para a necessidade da criação de um plano de negócios para e-commerce para deixar todos os detalhes muito bem identificados.

Dica Importante

O Curso de E-Commerce oferece regularmente cursos nestas áreas justamente para que você possa evitar erros que possam prejudicar o sucesso do seu projeto. Entre eles você encontra o curso Como Montar Uma Loja Virtual que tem como objetivo ensinar como montar um projeto de e-commerce, implementá-lo e de pois gerenciar um comércio eletrônico.

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