Wipro e Efma lançam o primeiro relatório de marketing digital para serviços bancários

Wipro e Efma lançam o primeiro relatório de marketing digital para serviços bancários de varejo de 2013

A Wipro Ltd., uma companhia líder global de tecnologia da informação, consultoria e terceirização, em associação com a Efma, uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne mais de 3.300 companhias de serviços financeiros de varejo de mais de 130 países, lançou na semana passada o primeiro relatório de marketing digital para serviços bancários de varejo na conferência Efma Distribution Week, em Bruxelas.

Este relatório, o primeiro de uma série, é baseado em uma pesquisa global sobre bancos cobrindo canais de marketing e digitais.

A proliferação de canais digitais está mudando a maneira na qual os clientes consomem os serviços bancários e, em breve, o canal digital surgirá como o principal canal de interação. Considerando esta tendência, os bancos estão se concentrando nas iniciativas de marketing digital para atingirem este crescente segmento de clientes. Marketing conduzido por eventos  em tempo real de localização,conteúdo e comportamento específicos, impulsionado por análises será provavelmente a norma no futuro.

Rajan Kohli, Vice-Presidente e Chefe – Serviços Bancários e Financeiros da Wipro Ltd. disse, “Tecnologias digitais, mídia social e a explosão de dados estão redefinindo os modelos de envolvimento dos clientes. Se considerarmos as despesas com marketing reportadas pelos bancos da nossa pesquisa, a publicidade tradicional representou somente 55 por cento das despesas totais de marketing. Os CMOs (Executivos–Chefes de Marketing) com os quais conversamos, deixaram claro que o papel do CMO está mudando, na medida em que os bancos se adaptam ao desenvolvimento de novos canais e capacidades”.

A Wipro e a Efma criaram o primeiro índice de capacidades do marketing digital que ajuda a comparar as capacidades de marketing digital dos bancos perante os melhores da classe. Somente 13 por cento dos bancos pesquisados demonstraram o nível mais alto de maturidade no marketing digital. O índice mede a maturidade dos bancos em oito capacidades diferentes; as avaliações incluem a capacidade de um banco em relação à gestão de dados, fornecimento de ofertas, processos de marketing e a utilização das análises. O índice também se refere ao fato de que uma maioria de bancos não praticam marketing conduzido por eventos em tempo real, nem a habilidade de se concentrarem na personalização.

O estudo também revelou que a mídia social ainda não fazia parte do marketing predominante e ainda não é considerada como um dos principais canais de interação com os clientes. Em nossa pesquisa, descobrimos que os esforços de mídia social eram principalmente gerenciados pelo departamento de marketing, seguido pela equipe de marcas e comunicações. Também, para mais de 80 por cento dos bancos pesquisados, seus gastos com mídia social foram menos de 500.000 Euros por ano.

Devido à inevitável tendência em direção do maior uso de canais digitais pelos consumidores, o relatório da Wipro/Efma recomenda que os bancos deveriam:

  • Considerar como esperam que os clientes interajam com o banco daqui a cinco anos e, especialmente, como eles preveem que os clientes irão comprar produtos financeiros no futuro;
  • Avaliar cuidadosamente as capacidades atuais de marketing digital do banco, de acordo com as dimensões que identificamos neste estudo, para identificar pontos fracos;
  • Desenvolver um plano para investimento em capacidades de marketing digital o qual irá assegurar que o banco esteja em uma posição para ficar à frente, ou pelo menos, manter igualdade com os concorrentes e com as mudanças no comportamento dos clientes;
  • Monitorar de perto os desenvolvimentos referentes ao “big data (grande volume de dados)” e, quando possível, tomar as primeiras medidas para o teste de alguns aplicativos das novas tecnologias que estão disponíveis.

O relatório completo, inclusive com opiniões de profissionais líderes de serviços bancários digitais sobre as mudanças no perfil do marketing digital, pode ser acessado no endereço http://www.wipro.com/landing-pages/Global-Retail-Banking-Digital-Marketing-Report-2013.aspx

Wipro e Efma lançam o primeiro relatório de marketing digital para serviços bancários
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2017-12-20T21:16:36+00:00 By |Categories: Marketing Digital|Tags: , , |

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