Web Analytics no Twitter

A equipe do Twitter anunciou na última terça-feira (13/9), durante a conferência TechCrunch Disrupt, nos EUA, o Web Analytics, uma ferramenta para análise de tráfego que poderá ser usada pelos sites para avaliar o impacto da rede social sobre sua audiência. O Twitter já adiantou que o serviço será liberado gradualmente ao longo das próximas semanas, mas já é possível avaliar algumas formas de como ele poderá ajudar empresas e negócios.

Mensuração é tudo em termos de marketing digital e quando o assunto é marketing nas mídias sociais a coisa fica mais sensível ainda. Temos nos virado nos últimos tempos para conseguir isolar o tráfego das mídias sociais através do Google Analytics. Usando as ferramentas certas, fica fácil acompanhar essas campanhas, mas mesmo assim, para que é fã de web análise, quanto mais, melhor.

Segundo o que foi publicado no Blog Oficial do Twitter, a nova ferramenta que irá possibilitar uma avaliação através da Web Análise, das suas ações no microblog, terá três benefícios principais:

Entender quanto do seu conteúdo tem sido compartilhado via Twitter

Este ponto promete entregar muito mais transparência, já que vai mostrar quanto do conteúdo de seu site tem sido compartilhado por meio do Twitter. Um gráfico mostrado como exemplo pela empresa mostra o número de tuites publicados sobre o site e o número de cliques nos links. Até então, não era possível ter este nível de detalhe. Você já podia ver quanto do tráfego chegou ao seu site por meio do Twitter – usando o Google Analytics, mas não o caminho que esse tráfego percorreu para chegar nele.

Este detalhamento vai permitir ver quem está compartilhando o conteúdo de seu site, e como. Isso abre novas possibilidades, tais como o lançamento de programas de incentivo e de afiliados – coisas que seriam impossíveis de implantar no passado.

Ver a quantidade de tráfego que o Twitter traz ao seu site

Essa é uma funcionalidade que efetivamente a gente já consegue ver através do Google Analytics fazendo uma Segmentação Avançada ou então Tagueando via UTM os posts que são enviados pelo Twitter.

Medir a efetividade da integração do botão Tweet

Isso também era algo que já podia ser feito com a maioria dos plug-ins para seu site web. O Shareholic, por exemplo, mostra quantas vezes seu conteúdo é tuitado ou compartilhado com suas ferramentas, e serviços semelhantes têm as mesmas opções. O interessante aqui será ver até que nível de detalhe as ferramentas do Twitter poderão nos levar, visto que em termos de marketing nas mídias sociais essa é uma métrica essencial.

Aquisição da BackType

O Twitter afirma, em seu comunicado, que o novo serviço foi ajudado pela compra, em julho, da empresa BackType. O site da BackType não revela muito sobre o que o novo serviço do Twitter poderá oferecer, mas pelo menos uma citação do blog que anuncia a aquisição pelo Twitter mostra-se reveladora:

“Nossa visão na BackType tem sido sempre ajudar nossos clientes a entender o valor do engajamento no Twitter e em outras plataformas sociais. Nós também criamos os BackTweets, para ajudar os editores a entender o alcance de seus  tuites e conteúdos, quem eles atingiram, e como os tuites colaboram no tráfego web, em vendas e em outros KPIs [indicadores-chave de desempenho].”

A experiência da BackType promete uma ferramenta com um profundo nível de detalhe, capaz de mexer com qualquer um que precise medir o sucesso online.

Por que você vai querer o Web Analytics

Se os anúncios recentes do Twitter servirem de indicação, seu Web Analytics será tão vital para um dono de site como é hoje o Google Analytics. Até agora, uma das maiores queixas sobre o Twitter era que ele não é suficientemente rastreável e não vai além de mostrar os números brutos de visitas a seu site.

O Web Analytics muda tudo. Com ele, os profissionais de marketing online poderão finalmente responder às dúvidas dos clientes sobre se a audiência do site vem de contas-robô, já que o serviço será capaz de mostrar exatamente quem está tuitando o que, e quando.

Talvez um dos maiores efeitos do Web Analytics seja o de silenciar os detratores do Twitter. Uma vez que as empresas tenham melhor visão de como exatamente o tráfego chega ao seu site via Twitter, elas poderão investir mais recursos no uso do serviço. Até agora o Twitter tem colocado o carro na frente dos bois ao oferecer o Twitter Analytics apenas a anunciantes, e mesmo assim somente com informações sobre como seus programas de anúncios têm funcionado.

Quando as empresas puderem ver o que o Twitter pode fazer por eles, a probabilidade de eles tornarem-se anunciantes do microblog crescerá. Além do mais, quanto mais ferramentas o Twitter fornecer, melhor serão suas chances de continuar sendo uma das maiores redes sociais do mundo.

Aqui no Curso de E-Commerce nós vamos ficar aguardando o acesso à nova ferramenta e assim que tivermos uma boa noção de seu funcionamento vamos incorporá-la ao conteúdo do curso de Twitter e também ao curso de Google Analytics. Afinal, a atualização é um dos principais compromissos de nossos cursos.

Com base em notícia do IDG Now

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