As vantagens do e-commerce de nicho e os caminhos para o sucesso nesse segmento

Para o pequeno e médio empresário, as vantagens do e-commerce de nicho o transformam na melhor opção para conquistar um espaço em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico brasileiro.

Desde que Chris Anderson, em seu livro A Cauda Longa, definiu os nichos de mercado na Internet como o segmento mais lucrativo para os novos empreendedores online, as virtudes e vantagens do e-commerce de nicho vêm sendo amplamente debatidas em diversos artigos em sites especializados.

Mesmo no Brasil, é possível encontrar diversos nichos de mercado no e-commerce que possuem um ótimo potencial de crescimento e muitas vezes não foram se quer explorados de maneira profissional, como o e-commerce GLBT e lojas virtuais voltadas para a terceira idade.

Vejamos algumas das principais vantagens da atuação em um e-commerce de nicho para o novo empreendedor online.

1 – Diferenciação dos outros grandes players

Uma das vantagens do e-commerce de nicho é criar uma diferenciação dos grandes players que vendem praticamente de tudo e não são especialistas em absolutamente nada.

Esse posicionamento pode ser usado a seu favor permitindo a você focar em um nicho específico e produtos que valem a pena para você em termos de margens.

Quem opta por trabalhar em nichos de mercado tem a oportunidade de se tornar uma referência no mercado, o que desperta o interesse dos consumidores em serem atendidos por uma loja especializada que vende produtos específicos para uma determinada fatia do mercado.

2 – Economia em termos de plataforma de e-commerce

Atualmente o mercado brasileiro conta com uma infinidade de fornecedores de plataformas de e-commerce com as mais diversas configurações, recursos e, é claro, preços.

Trabalhando em um mercado menor e muito bem definido, as necessidades do sistema de e-commerce serão igualmente menores e mais adequadas, facilitando a escolha da plataforma ideal.

Uma das vantagens do e-commerce de nicho é que sua plataforma de e-commerce precisará de menos recursos do que se fosse trabalhar com um universo mais amplo de produtos e clientes, o que demandaria funcionalidades extra, que encareceriam o projeto.

Mercados menores, sem prejuízo de lucratividade têm tornado cada vez mais fácil escolher uma opção que atenda às necessidades da loja virtual.

3 – Posicionamento preciso da marca

Atuando em um mercado de nicho, sua marca pode assumir um posicionamento muito mais preciso o que facilita bastante o trabalho de comunicação com os clientes e a criação de uma imagem forte nesse segmento.

Essa é uma verdadeira estratégia de ganha-ganha, pois além de facilitar e baratear o trabalho de divulgação da empresa na internet, ainda agrega valor na eventualidade de venda do negócio futuramente.

4 – Melhor percepção do público e produtos

Entre as diversas vantagens do e-commerce de nicho está a oportunidade de ter uma melhor percepção do público-alvo e dos produtos que realmente fazem sucesso entre essas pessoas.

No e-commerce de massa, a variedade de Personas de Marketing, torna essa percepção bem mais difícil. Em um nicho de mercado com Personas mais claras e precisas isso fica mais fácil.

Identificar as necessidades dos consumidores é um dos melhores caminhos para a criação de uma loja virtual de sucesso e o trabalho com um segmento muito específico, como no caso dos nichos de mercado, torna essa tarefa muito mais fácil, devido a proximidade com seus clientes.

5 – Redução dos custos de marketing online

Outra grande vantagem do e-commerce de nicho é a redução dos custos de divulgação da loja virtual. O custo de divulgação de um e-commerce está intimamente relacionado ao público que é preciso atingir e o fato de trabalhar com um público menor é um ponto a seu favor.

Trabalhando com um público mais segmentado você tem a oportunidade de criar ações de marketing digital mais focadas e integradas entre os diversos canais,

É importante deixar claro que isso reduz os custos que seriam bem maiores se tivesse que trabalhar com um leque maior de potenciais consumidores. Uma vantagem que você só encontra trabalhando com nichos de mercado.

6 – Fidelização mais eficiente

Nos dias de hoje a fidelização dos clientes desempenha um papel importante para o sucesso de uma loja virtual. Com os custos de divulgação de uma empresa na Internet aumentando, conquistar um novo cliente fica cada vez mais caro, por isso é muito mais inteligente fidelizar seus clientes já conquistados.

Uma das vantagens do comércio eletrônico de nicho é que diante de uma concorrência menor, aliado a um conhecimento mais profundo sobre hábitos, costumes e preferências dos clientes, é muito mais fácil fidelizar seus seu público, através da criação de um relacionamento mais próximo e constante.

Como você pode perceber, devido às suas características, as vantagens do e-commerce de nicho, transformam esse segmento do comércio eletrônico no ambiente ideal para os novos empreendedores online que desejam abrir uma loja virtual.

Como você pode ver, o e-commerce de nicho é uma das melhores opções para quem deseja montar uma loja virtual de sucesso. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no portal Meu Próprio Negócio