O eterno caso do Sobrinho no E-commerce

Todos nós profissionais de e-commerce já passamos pela situação do Sobrinho que mexe com Internet. Esse ente nefasto do comércio eletrônico brasileiro costuma frequentar reuniões sobre criações de lojas virtuais, principalmente aquelas onde o pretendende a empresário virtual não está revestido do profissionalismo necessário para enfrentar o mercado competitivo que vivemos hoje.

Nada contra os sobrinhos, afinal eu também sou sobrinho de alguém. O problema é com a capacitação profissional desse parente. O comércio eletrônico hoje em dia exige profissionais altamente capacitados que levam um bom tempo para atingirem o grau de amadurecimento necessário para o desenvolvimento de plataformas de e-commerce e gerenciamento de uma operação séria de vendas online. Não dá para criar uma loja virtual de sucesso desenvolvendo-a com o sobrinho que mexe com Internet e administrada pela menina da contabilidade que tem MSN.

O pessoal do Vida de E-commerce, um site novo e muito bem humorado que vem publicando tirinhas hilárias sobre as mazelas do dia-a-dia dos profissionais de e-commerce e marketing. Essa que reproduzimos abaixo é uma situação bem comum na rotina de uma consultoria de e-commerce.

O Sobrinho que mexe com Internet

Será que o Sobrinho está preparado para elaborar e executar um projeto de e-commerce?

Em uma situação dessas, só existe uma coisa a fazer. Desejar boa sorte ao cara e rezar pelo sobrinho dele.  dá para acreditar que por R$ 300,00 o sobrinho do cara vai:

  • Desenvolver um plano de negócios
  • Elaborar o pré-prjeto para apresentar ao “Tio”
  • Fazer análise do setor e da concorrência
  • Pesquisar a melhor plataforma de e-commerce para o caso
  • Definir a logística de entrega da loja e sua logística reversa
  • Elaborar um plano de marketing digital para o projeto de e-commerce
  • Selecionar e treinar a equipe
  • Desenvolver canais eficientes de atendimento ao cliente

Bem, essa é a realidade de um projeto de e-commerce para lojas virtuais. Se o Sobrinho der conta disso, me faz um favor? Passa o e-mail dele, pois adoraríamos adicionar um profissional como este à nossa equipe.

Quer ver mais tirinhas do Vida de E-commerce, então clique aqui.

Avalie este artigo!