Shopping UOL – Uma opção de divulgação para lojas virtuais

O Shopping UOL é uma ferramenta de busca e comparação de preços bastante interessante para o marketing de lojas virtuais como toda ferramenta que tenha como proposta a exposição de produtos disponíveis em lojas virtuais como seus concorrentes, o Buscapé,  Bondfaro, Zoom, Zura e outros. Atualmente o Shopping UOL figura como o segundo maior comparador de preços do Brasil, ficando atrás apenas do BuscaPé.

Fazer a divulgação em ferramentas como o Shopping UOL é interessante para o lojista, pois muitas pessoas preferem acessar sites comparadores de preços na hora de realizar suas compras, por praticidade ou por desconhecerem os endereços virtuais das lojas que podem ter o produto que procuram.  Esse é um comportamento que por si já qualifica os agregadores de ofertas de lojas virtuais a figurarem em qualquer planejamento estratégico digital para campanhas online no e-commerce.

Em termos de marketing digital para e-commerce é importante identificarmos esse tipo de comportamento, para que possamos cobrir um espectro cada vez maior do público-alvo. É por isso que em nossos cursos sobre criação de lojas virtuais e no de marketing digital, enfatizamos a importância de ferramentas como o Shopping UOL em campanhas de web marketing para e-commerce.

Como funciona o Shopping UOL

O funcionamento do Shopping UOL é bem simples e muito parecido com outras ferramentas de busca e comparação de preços. Nele, o lojista cria uma conta e insere seus produtos ou então disponibiliza em sua loja virtual um arquivo para que o robô do Shopping UOL busque as ofertas neste arquivo.

Ao anunciar no Shopping UOL, o lojista também estará divulgando suas ofertas em shoppings parceiros como shoppings da Folha, BOL, HSW, Charges, Valor Online entre outros. Além disso, o Shopping UOL ainda possui um amplo programa de afiliados que divulgam as ofertas do shopping em blogs e outros sites.

Outras ferramentas semelhantes ao Shopping UOL

O Shopping UOL não é a única ferramenta que funciona dessa forma. Após um verdadeiro boom desse tipo de agregadores no início da década passada, o mercado passou por um período de acomodação e refinamento onde muitos agregadores fecharam, ficando apenas aqueles que possuíam melhor estrutura e apoio de um grande provedor, como é o caso do Shopping UOL.

Atualmente temos nesse segmento, competindo com o Shopping UOL, BuscaPé, Zoom e Zura, apenas para citar alguns. Existem também outros agregadores de ofertas regionalizados como, por exemplo, o Mercado Mineiro.

Em função de sua presença no mercado e penetração entre os internautas brasileiros, o Shopping UOL é uma ferramenta a ser estudada para campanhas de divulgação de lojas virtuais.