Serviços de Marketing Digital

A contratação de serviços de marketing digital pontuais, e outros relacionados, como web design, produção de textos e TI e multimídia, ganha cada vez mais espeço no mercado brasileiro, principalmente agora, em função do COVID-19.

Muitas empresas, ao invés de contratarem agências para a assessoria contínua de suas ações de marketing online, preferem assumir a gestão do seu próprio marketing e contratar serviços pontuais.

Na maioria das vezes, estes serviços de marketing digital são desenvolvidos por freelancers, que montam pacotes de serviços de marketing digital para oferecer a seus clientes.

Esta é uma solução criativa e bastante eficiente. O modelo surgiu com o Fiverr, site americano especializado na venda de “pacotes” específicos de serviços digitais.

Se a empresa já possui um plano de marketing digital elaborado, a execução deste projeto pode ser facilmente realizada através da aquisição de pacotes de serviços de marketing digital, conforme a sua demanda específica.

Se nem mesmo um plano de marketing digital a empresa possui, também não é problema, pois entre os serviços de marketing digital a serem contratados, é possível até mesmo encontrar pacotes de planejamento de marketing digital.

Para os freelancers, esta é uma ótima oportunidade para sistematizarem seus serviços, e oferece-los de forma pontual às empresas que têm este tipo de demanda.

É uma outra forma de ganhar dinheiro como freelancer de marketing digital, que tem levado muitos profissionais a redesenharem suas propostas de trabalho para também cobrir esta crescente demanda por serviços avulsos de marketing digital pré-formatados.

Vantagens de contratar serviços de marketing digital avulsos

No que se convencionou chamar de Gig Economy, formas de trabalho alternativas, que vão desde o trabalho como freelancer até a prestação de serviços por aplicativos, os pacotes de serviços de marketing digital se tornam cada vez mais comuns.

Uma das grandes vantagens deste tipo de contratação é a redução de custos, tanto para empresas quanto para os próprios freelancers.

Para as empresas, a contratação de serviços de marketing digital específicos, elimina a necessidade de se manter quadros fixos na empresa, arcando com custos trabalhistas e muitas vezes tendo que lidar com o problema da mão de obra ociosa.

Para os freelancers, a grande vantagem é poder trabalhar em escala, já que uma vez sistematizado um determinado serviço, pode-se ter um ganho de escala na padronização do desenvolvimento do trabalho e entrega.

É claro que alguns serviços não podem ser padronizados, por respeitarem características únicas da empresa, mas um número grande deles pode sim ser padronizado, pelo menos na metodologia de desenvolvimento.

Quais serviços de marketing digital podem ser oferecidos?

Abaixo, fizemos uma relação dos serviços de marketing digital que podem ser padronizados por profissionais de marketing digital, e oferecidos como pacotes de serviços avulsos.

1 – Produção de conteúdo

Essa é uma das áreas que mais tem crescido no cenário dos serviços avulsos de marketing digital, na medida em que o marketing de conteúdo ganha cada vez mais espaço entre as estratégias de marketing online.

É uma ótima oportunidade para os freenlancers de conteúdo web oferecerem seus serviços de forma avulsa. Na verdade, isso já acontece há muito tempo, por exemplo na área de criação de textos.

Muitas empresas já abraçaram o marketing de conteúdo e é claro, precisam desenvolver conteúdo relevante em suas áreas de atuação. Em função disso, criaram blogs para desenvolver um relacionamento mais envolvente com seus clientes e também para gerar tráfego para o seu site.

Diversos Contratantes publicam projetos em nosso site, em busca de pacotes de 5, 10 ou 20 textos para serem publicados em seus blogs. Por que não aproveitar esta oportunidade apresentando o seu pacote de textos já definido?

Alguns dos freelancers de marketing de conteúdo e redatores freelancers com maior número de negócios fechados no Marketing Job, trabalham justamente desta forma.

2 – Otimização para ferramentas de busca – SEO

Outra ótima opção para a prestação de serviço de marketing digital está na otimização de sites e textos para ferramentas de busca, o que chamamos de SEO.

Muitas vezes, um ótimo texto fica perdido nas páginas de respostas do Google, simplesmente porque não foram aplicadas as técnicas de SEO adequadas para destaca-lo entre os primeiros lugares, que podem ser implementadas por um freelancer de SEO.

Nestes casos as empresas buscam por um profissional de SEO para executar esta tarefa, selecionando palavras-chave mais adequadas e fazendo a otimização Estrutural, On Page, Off Page e On Serp.

O problema é que manter um analista de SEO full time é extremamente caro, pois é uma das áreas do marketing digital mais bem remunerada do mercado.

A solução para isso? Simples, contratar pacotes de otimização, tanto da própria estrutura do site, como também os textos de cada uma das páginas ou então artigos publicados no blog da marca, para se destacarem nos mecanismos de busca.

3 – Gestão e criação de conteúdo para mídias sociais

Outra oportunidade na área de serviços de marketing digital está na gestão de mídias sociais e também criação de conteúdo para publicações. Nesta área, os pacotes de serviços de marketing online, caem como uma luva.

Sabemos que o marketing nas redes sociais não é tarefa fácil. Não é apenas “postar” e pronto. Marketing nas redes sociais é gerar resultados mensuráveis, fora isso, é só “postagem” mesmo e nada de resultado.

Por isso, criar e comercializar pacotes de publicações para as redes sociais, tem sido a estratégia de muitos freelancers de redes sociais têm utilizado para manterem um fluxo de trabalho constante.

Um erro comum entre freelancers de mídias sociais, é focarem nos projetos maiores e mais abrangentes, que têm um valor agregado maior. Ao fazerem isso, estão deixando um mercado gigantesco para trás. Pense nisso.

4 – Criação de anúncios do Facebook e Instagram

A maioria das marcas perde dinheiro com anúncios no Facebook e Instagram, por não dominarem as técnicas de criação e segmentação destes anúncios. Isto é um fato.

Por isso, entre os serviços de marketing digital que um freelancer de redes sociais, com experiência nesta área pode oferecer é justamente a criação de anúncios de alta conversão para estes clientes.

  • Este serviço pode ser dividido em pacotes menores, como por exemplo:
  • Criação e instalação do Facebook Pixel;
  • Criação de Públicos Personalizados para segmentação de campanhas;
  • Criação dos anúncios tanto para o Facebook quanto para o Instagram;
  • Criação de campanhas de remarketing no Facebook e Instagram.

Os serviços de marketing digital envolvendo o Facebook são inúmeros, na medida em que a ferramenta vem se tornando cada vez mais complexa e exigindo profissionais cada vez mais qualificados para gerenciá-la.

5 – Pacotes de serviços de marketing digital na área de web design

Os serviços de marketing digital não se restringem às técnicas e ferramentas envolvidas neste trabalho hoje em dia. Precisamos, e cada vez mais, de apoio de um bom web designer para criarmos campanhas de impacto.

Surge aí uma ótima oportunidade para os freelancers de web design que poderão oferecer serviços de marketing digital, pré-formatados, como por exemplo:

  • Criação de banners para ações de marketing de display;
  • Criação de elementos gráficos para perfis e páginas nas mídias sociais;
  • Criação de arte para publicações nas mídias sociais;
  • Criação de infográficos para estratégias de marketing de conteúdo;
  • Criação de layouts para sites, blogs e lojas virtuais.

Como no exemplo anterior, sobre o trabalho de SEO, muitas empresas não têm uma demanda de trabalho que justifique a contratação de um profissional de web design em tempo integral. Não que elas não valorizem este profissional, o problema é de caixa mesmo.

Resultado, buscam por serviços de web design avulsos, como forma de solucionar este problema, principalmente em tempos bicudos como estes que estamos vivendo.

6 – Criação de sites e otimização de desempenho

Um site bem elaborado e de alto desempenho, é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital que se preze. Afinal, é nele que a conversão realmente acontece, não concorda?

Partindo deste princípio, temos então uma nova oportunidade para serviços de marketing digital, desta vez voltado para os profissionais de TI – Tecnologia da Informação. Criação e otimização de desempenho de sites.

Muitas empresas usam o WordPress para a criação de seus sites, blogs e até mesmo lojas virtuais, pois é considerada uma das melhores plataformas para esse tipo de trabalho hoje em dia. Ninguém faz um site do zero hoje em dia. Seria como reinventar a roda.

O problema é que depois de entregues, muitos destes sites não têm a manutenção técnica necessário. Por isso, um dos serviços de marketing digital que pode ser criado, é o de otimização de desempenho destes sites.

Além disso, temo é claro a opção de oferecer o serviço de criação de sites e lojas virtuais em pacote pré-definidos, com um preço que seja competitivo o suficiente para encarar as dificuldades orçamentárias que enfrentamos hoje em dia.

Conclusão

Falar sobre as diversas opções de fornecimento de serviços de marketing digital pré-formatados em um artigo só é quase impossível, pois são tantas as opções que abaríamos com um verdadeiro livro.

Além dos serviços que citei anteriormente, poderia acrescentar também:

  • Planejamento estratégico de marketing digital;
  • Criação de layout para newsletters;
  • Criação de Landing Pages otimizadas;
  • Trabalho de criação de anúncios para o Google Ads;
  • Disparos de e-mail marketing customizados;
  • Montagem de processos de automação de marketing;
  • E tudo mais que sua imaginação poder enxergar.

Vender serviços de marketing digital passa por dois processos. O primeiro é a sua capacitação profissional, o segundo é a sua criatividade para a elaboração destes pacotes.

Como você pode ver, existem inúmeras oportunidades na área de serviços de marketing digital pré-formatados, e por isso, esta é uma oportunidade a ser aproveitada. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no Marketing Job