SEO e plataformas de e-commerce – Recursos para SEO são fundamentais na hora da escolha de um sistema de e-commerce

Atualmente existem dezenas de sistemas para criação de lojas virtuais no mercado o que muita vezes confunde o empreendedor que está iniciando as suas atividades no varejo virtual levando-o a um cenário de incerteza que o deixa receoso em levar a empreitada a diante.

O receio tem fundamento, uma vez que, o sistema de e-commerce é fator determinante para o sucesso de uma loja virtual.

Em termos de opções de layout, disponibilidade de formas de pagamento e logística, os sistemas disponíveis no Brasil estão ao mesmo nível dos sistemas usados no exterior.

Um dos grandes problemas hoje está na ausência de funcionalidades para SEO em algumas das plataformas oferecidas no mercado.

Em alguns casos a ausência desses recursos é total, e em outros, as funcionalidades existem, mas não de forma que possamos utilizar todas as técnicas de otimização para ferramentas de busca disponíveis atualmente.

A necessidade de recursos de SEO nas plataformas

Para a divulgação de uma loja virtual, é necessário que ela tenha os recursos técnicos para que possa ser listada em uma boa posição nas páginas de resposta das ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

Com estes recursos disponíveis, o empresário pode aplicar uma série de técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, e conseguir que suas páginas atinjam posições de destaque nessas ferramentas, trazendo tráfego qualificado e com alta probabilidade de conversão em vendas.

Infelizmente, a importância das técnicas de Search Engine Optimization parecem não estar clara para alguns desenvolvedores nacionais, que não adaptaram seus sistemas às novas tendências do Search Engine Marketing.

A consequência desse posicionamento são plataformas que não possibilitam a implementação de técnicas de SEO em sua plenitude, prejudicando assim o desempenho da loja, uma vez que os buscadores não lhe atribuem a graduação necessária para um bom posicionamento nas páginas de respostas.

Falta de recursos de SEO pode trazer muitos problemas além do posicionamento

Importância dos recursos de SEO na escolha de plataformas de e-commerce

Não foram poucas as vezes ao longo desses mais de quatorze anos de trabalho, que fomos chamados para resolver problemas de lojas virtuais com sérios problemas nas ferramentas de busca.

Na maioria das vezes, ao analisarmos o sistema, descobrimos deficiências na estrutura para o processo de SEO, e até mesmo a ausência dessas estruturas.

Nestes casos não nos sobra outra opção a não ser recomendar ao cliente a troca de plataforma de e-commerce para uma que ofereça tais ferramentas.

O problema é que essa troca na maioria das vezes gera custos que poderiam ter sido evitados se na ocasião da implantação do e-commerce tivesse havido uma verificação sobre a existência ou não desses recursos.

Por isso, ao fazer o planejamento do seu projeto de e-commerce, leve em consideração esse fator como item fundamental para a opção de uma determinada plataforma de comércio eletrônico, para que futuramente não tenha que incorrer em despesas desnecessárias com a migração para uma outra solução.

Mantenha-se em dia em relação a questão de SEO e plataformas de e-commerce, e outras relacionadas ao comércio eletrônico e otimização para ferramentas de busca, assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

Avalie este artigo!