SEO na plataforma Magento E-commerce

O trabalho de SEO na plataforma Magento E-commerce é bastante facilitado pelos recursos disponíveis no sistema. Podemos dizer sem sombra de dúvida que o Magento é o melhor sistema de e-commerce para se executar o trabalho de otimização para ferramentas de busca.

O sistema plataforma de e-commerce open source em todo o mundo. Em poucos anos de vida, rapidamente conquistou a preferência de boa parte dos desenvolvedores e lojistas online. Como sabemos, nenhum sucesso vem à toa, mas sim pelas grandes vantagens de um produto.

Poderíamos fazer uma extensa lista sobre as vantagens da plataforma Magento, mas para nos concentrar apenas nas principais, podemos citar: a estabilidade, escalabilidade, personalização, segurança e ótimo sistema back-end para administração. Mas uma grande vantagem não pode ser ignorada: os recursos de SEO que o sistema Magento oferece!

O que é SEO

Para quem não conhece, SEO é o acrônimo da expressão em inglês Search Engine Optimization, que literalmente significa “otimização para mecanismos de busca” mas muitas vezes em nosso idioma tupiniquim é chamado simplesmente de “otimização de sites”.

Traduzindo em miúdos, SEO significa que o seu site será bem encontrado na busca orgânica do Google, recebendo muitas visitas sem custo de aquisição por clique ou número de exibições.

É indispensável para um e-commerce de sucesso estar otimizado para SEO, principalmente porque os acessos dos resultados orgânicos do Google costumam oferecer as melhores taxas de conversão de uma loja virtual, correspondendo a um elevado volume de vendas.

Como todos nós sabemos, quando queremos encontrar alguma coisa vamos ao Google. Portanto, nada mais lógico do que aparece ali para os seus clientes.

Por que o SEO na plataforma Magento é tão bom

Vamos entrar agora em alguns aspectos mais técnicos, que são indispensáveis para se obter sucesso com SEO. Como você pode imaginar, o Magento está mais do que preparado para lidar com cada um desses detalhes e muitos outros.

Vejamos então alguns pontos que tornam o trabalho de SEO na plataforma Magento mais fácil e tecnicamente adequado, colocando muitas outras plataformas de e-commerce no chinelo nesta área.

Arquitetura da informação

Como o SEO de estrutura é um dos pilares do processo de otimização de sites é necessários que um bom trabalho de SEO para e-commerce comece pela arquitetura da informação de um site, ou seja, a organização hierárquica das categorias e subcategorias de uma loja.

O Magento é perfeito para isso, porque permite criar uma arquitetura da informação que o Google entende facilmente, além de ser muito flexível ao permitir que um mesmo produto esteja em diversas categorias, sem contudo gerar problemas com duplicidade de conteúdo.

Através do painel administrativo, qualquer usuário pode facilmente administrar as categorias, subcategorias e respectivos produtos de uma loja virtual, facilitando assim a aplicação de técnicas de SEO como a de linkagem interna.

URLs amigáveis

As URLs amigáveis são endereços de sites que contam com palavras-chave fáceis de o usuário identificar, ao contrário de números e letras que não fazem nenhum sentido. Quando um site tem URLs amigáveis, visitantes tendem a confiar muito mais e para o algoritmo do Google é indispensável que sites tenham URLs limpas e claras. Não usar este recurso é um dos maiores erros de SEO no e-commerce.

O Magento vem com o recurso de URL amigável por padrão, já bastante otimizado. Mas o Magento é tão incrível para SEO que, além disso, você poderá otimizar e personalizar totalmente as suas URLs.

Títulos otimizados e personalizáveis

O título de uma página é um dos principais fatores de SEO onpage. Sabemos que o algoritmo do Google dá maior uma importância muito grande a esse fator. Esses títulos devem ter a palavra-chave com a qual a página será encontrada nos mecanismos de busca.

O Magento é muito bom para SEO porque, além de vir com os títulos otimizados e personalizados, permite que você personalize o título de sua página, escolhendo exatamente quais as palavras-chave que aparecerão nele e em qual sequência.

O Magento é uma plataforma de e-commerce que permite isso desde suas primeiras versões e é excelente para montar sua loja virtual.

Imagens otimizadas

Alguns especialistas de SEO defendem a ideia de que muitos consumidores usam a busca de imagens do Google para visualizar os produtos como se fosse uma verdadeira vitrine; ao encontrar a foto mais atraente e perfeita do produto costumam clicar, acessam a loja virtual e acabam adquirindo o produto.

Para que um site apareça bem na busca de imagens do Google, precisa antes de tudo ter boas fotos de produtos. Mas essas fotos precisam estar otimizadas com as tags apropriadas, o que o Magento poderá fazer para você num passe de mágica.

Tags de Analytics e Google Ads

O que é um e-commerce se não for possível acompanhar o sucesso de suas campanhas de links patrocinados e outras mídias online? Por isso, no Magento os gerentes de e-commerce poderão facilmente configurar suas tags de conversão da plataforma do Google Ads, bem como do Google Analytics.

Por esses e muitos mais outros motivos (poderíamos falar por horas das vantagens do Magento para SEO), o Magento é a plataforma open source predileta dos profissionais de SEO no Brasil e no mundo.