Por que as pessoas deixam de seguir marcas nas redes sociais

Muitas empresas ainda não ingressaram pra valer nas mídias sociais. Perguntas como “devemos usar nosso mailing para envio de newsletters?”, “qual é a função do Facebook?” ou “o “Twitter é mesmo efetivo?” fazem parte do cotidiano das agências digitais.

Tudo ainda é novo por aqui e é comum que elas ainda não se sintam seguras para investir em ações nesses canais, principalmente por não conhecerem suas particularidades e o que o usuário espera receber ao segui-la.

Quando pensamos em email marketing,  já consolidamos algumas práticas, tornando mais fácil definir estratégias para uso da ferramenta. Porém, quando o assunto são as mídias sociais, não temos referências fortes para basear nossas ações. Ainda estamos descobrindo a maneira mais eficaz de usar esses canais.

Uma pesquisa recente feita pela ExactTarget-CoTweet, mostra razões pelas quais os usuários abandonam listas de emails, perfis no Twitter ou Facebook. O estudo feito nos EUA, mostra que o excesso de mensagens e baixa relevância são as principais razões da desistência.

1,561 usuários americanos responderam às perguntas entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Vejam as principais constatações:

Pesquisa – Porque as pessoas deixam de seguir empresas

Razões para se descadastrarem de listas de email Marketing

  • 54% emails chegam com muita frequência
  • 49% conteúdo chato e repetitivo
  • 47% recebem muitos emails e tem que sair da lista de algumas empresas
  • 25% mensagens irrelevantes

Razões para desfazerem um “Curtir” no Facebook

  • 44% excesso de postagens
  • 43% mural com excesso de propaganda o levando a sair de algumas páginas de empresa
  • 38% mensagens chatas e repetitivas
  • 26% só curtiu a página para aproveitar uma ação promocional específica

Razões para deixarem de seguir a empresa no Twitter

  • 52% mensagens chatas e repetitivas
  • 41% mural com excesso de propaganda o levando a deixar de seguir algumas empresas
  • 39% excesso de postagens
  • 27% só seguiu o perfil para aproveitar uma ação promocional específica

Os números mostram que o desafio é encontrar o equilíbrio. No varejo, a busca de vantagens pelo consumidor é cada vez mais frequente. Tornam-se cada vez mais populares as promoções online, principalmente as de compras coletivas.

Em outros setores, atrair e engajar sem o apelo das promoções pode ser ainda mais desafiador. Porém, em todos os casos avaliar a quantidade e qualidade de mensagens é crucial para manter usuários.

Pra quem quiser ler a pesquisa completa, fica aqui o link.

E você, o que achou dos resultados da pesquisa? Já deixou de seguir alguma marca nas redes sociais? Conte pra gente!

Fonte: Blog da Heat

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