Sua empresa está nas mídias sociais. E daí?

Você e o departamento pelo qual é responsável conseguiram um dos maiores feitos dos últimos 50 na sua empresa: colocaram, finalmente, a empresa estampada em todas as redes e mídias sociais imagináveis e que estão na moda. Criaram perfis dos funcionários no LinkedIn, elaboraram uma página de negócios no Facebook, abriram uma conta no Twitter, fizeram uma comunidade no Orkut e, quem diria, convenceram o diretor da companhia a ter um blog corporativo, onde postará ideias acerca do universo empresarial.

Ok, então responda essas 5 perguntas…

Primeira Pergunta

Quem disse que para incorporar uma cultura digital na empresa é necessário criar contas em todas as redes sociais da web? O primeiro passo a ser dado para uma real mudança nos costumes da companhia é quebrar alguns dos velhos preceitos que muitas empresas possuem ao entrarem em um território desconhecido, ainda mais em um local onde ninguém possui total conhecimento.

Segunda pergunta

Quem disse que para estar nas mídias sociais é necessário estar onde seus concorrentes estão? Você deve primordialmente saber onde o seu público está e o que seus concorrentes estão fazendo na social media. Sim, fiscalizar, aqui, é palavra de ordem. Montar paralelos com uma empresa X ou Y só porque a mesma possui diversos canais e sair criando estampas em quase todos os cantos é uma maneira eficiente de demonstrar desespero e, principalmente, falta de planejamento para com a internet

Terceira Pergunta

Ok, sua empresa aderiu o mundo da social media, mas quais são seus planos? Pior do que entrar em um terreno obscuro e incerto é adentrar em um caminho onde nem a sua empresa sabe onde pretende chegar. Quando não se tem um planejamento bem delineado dos objetivos a serem traçados, qualquer local que brilhe será ouro. As inúmeras armadilhas que grandes e pequenas empresas estão enfrentando se relacionam estritamente com a falta de visão do futuro que as mesmas possuem quando o assunto é internet.

Quarta Pergunta

Quem disse que cultura digital é somente Twitter ou Facebook? Criar contas nas redes sociais mais famosas e montar um quartel general batizado de “núcleo digital” não é instituir uma cultura digitalmente formulada na sua empresa. Antes do departamento vem o planejamento, e com o planejamento vem inúmeras ações e estratégias que você deverá tomar de última hora. Saber o que é, para que serve e como utilizar. Isso é uma cultura digital impressa na empresa.

Quinta Pergunta

O que você ainda está fazendo nas mídias sociais? Se sua empresa trabalha o digital como trabalha o analógico, esqueça: de nada adianta se aventurar na web 2.0 se não for ter uma real integração entre todas as mídias da empresa. Estar nas mídias sociais não significa, necessariamente, estar nas mídias sociais. Para estar nas mídias sociais é necessário ser mídias sociais, saber como elas funcionam e como seu público está aberto aos novos canais de comunicação que sua companhia está disposta a adotar.

Releia todos esses questionamentos e responda para você mesmo o que a sua empresa está fazendo nas mídias sociais. É melhor você se auto-questionar e refletir do que o presidente da empresa não ver reais números e perguntar: “que diabos estamos fazendo nessa tal de social media?!” Se você e seu departamento chegarem a esse nível, nem o Google saberá a resposta.

Fonte: Ponto Marketing

Avalie este artigo!