Facebook anuncia oficialmente a nova Fan Page

O Facebook anunciou que estará disponibilizando a nova versão das Fan Pages no próximo dia 30 de março, e nós do Curso de E-commerce, mais que rapidamente corremos para conferir e providenciar as atualizações necessárias em nosso curso de Facebook Marketing. A mudança já vinha sendo comentada em sites especializados como o Mashable e agora é oficial. As páginas de fãs no Facebook passarão a apresentar o mesmo layout da linha do tempo dos perfis, o que acarretará numa série de modificações em termos de design e localização de funcionalidades.

As principais modificações nas Fan Pages

A essência da mudança é na verdade a introdução da Time Line nas Fan Pages. Em primeiro lugar, a mudança que será imediatamente percebida pelos usuários será a presença de uma imagem em destaque no topo das páginas como já acontecia nos perfis, a já famosa Capa. Uma ótima área para deixar a criatividade fluir e deixar a Fan Page ainda mais atraente, como já temos visto em alguns perfis.

A segunda modificação em termos de layout é o posicionamento dos ícones que voltam para o topo, logo abaixo da  Capa. Isso obrigará aos administradores a serem mais seletivos em relação a quantidade de abas criadas em suas páginas já que agora haverá um limite de 12 aplicativos para exibição nessa área. Os aplicativos poderão ser arrumados da forma que o administrador da página achar melhor, mas lugar de destaque mesmo fica restrito a 4. Isso obrigará aos gestores de páginas a uma análise sobre quais aplicativos são prioritários dentro de suas estratégias de marketing no Facebook.

A terceira grande modificação ficou por conta do Painel Administrativo das Fan Pages que agora é mais abrangente, permitindo o acesso rápido às principais funções gerenciais do dia-a-dia. Além disso, o novo Painel Administrativo do Facebook exibe as mensagens trocadas entre os usuários e a empresa.

Essa novidade possibilita que a nova Fan Page do Facebook funcione como um verdadeiro canal de atendimento ao cliente. As mensagens agora poderão ser privadas, não havendo mais necessidade de publicação no Mural. Estou certo que essa nova funcionalidade ainda vai dar muito o que falar.

Time Line é um dos destaques da nova Fan Page

Sem dúvida, a Linha do Tempo introduzida nas Páginas de Fãs oferece recursos bastante interessantes para quem trabalha com marketing nas redes sociais. A possibilidade de organizar o conteúdo de forma cronológica e com destaques, poderá trazer mais “movimento” as Páginas de Fãs.

Os comentário que são feitos sobre a marca, também sofrerão um modificação e passarão a ser exibidos junto com comentários dos amigos, dando assim uma visão maior da repercussão que a Fan Page está tendo.

Até onde vimos, existem ainda vários outros recursos na nova página de fãs do Facebook, que quando bem manipulados oferecerão uma gama nova de oportunidades para divulgação e interação no Facebook.

Faremos alguns testes na nova versão e assim que tivermos uma visão mais aprofundada, voltamos a publicar em nosso blog. Para nós é essencial conhecer o mais rápido possível estes novos recursos, porque queremos incorporá-los ao curso de Facebook online que começará no próximo dia 10/03, como módulo suplementar.

Estou certo que a nova Fan Page do Facebook ainda vai render vários artigos.

Avalie este artigo!