SEO garantido – Não seja enganado e fuja disso!

Garantidos na vida, você só tem três coisas, os impostos, os políticos corruptos e a morte. Para o resto, o bom senso funciona como um ótimo indicador. A contratação de um serviço de SEOOtimização de Sites para Ferramentas de Busca, nem sempre é fácil, principalmente se você não tem noção do trabalho envolvido, técnicas básicas e procedimentos. Para o empreendedor que desconhece as técnicas de marketing digital, o serviço as vezes se situa entre o intangível e o imensurável, mas isso é apenas uma impressão. O trabalho de otimização de um site para que possa disputar as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes sites de busca como Google, Yahoo e Bing, pode sim ser mensurado.

Infelizmente, ainda existem no mercado algumas empresas e “especialistas” que tentam passar uma ideia de que possuem a “fórmula mágica” para colocar o seu site em uma posição privilegiada nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, Yahoo e Bing. Em nossos treinamentos sempre falo, se alguém aparecer dizendo que pode garantir o seu site nos primeiros lugares do Google, ponha-o para fora do seu escritório.

Garantia de primeira página nas ferramentas de busca

O ser humano detesta tratar com incertezas e esse é justamente o argumento dessas empresas ou “profissionais de SEO”; a garantia de posicionamento na primeira página do Google. Se alguém lhe oferecer isso, descarte a contratação na mesma hora. Trata-se, sem qualquer margem de erro, de picaretagem. O algoritmo do Google não dá qualquer chance de alguém garantir qualquer posição nas páginas de resposta. Foi isso que fez com que a empresa se destacasse como a melhor ferramenta de busca do mundo.

Preço fixo para o seu posicionamento

Para o leigo isso pode parecer factível, mas na prática não é. Existem algumas “empresas de SEO” que oferecem seus serviços por um preço único, independente da estrutura do site, foco de mercado ou estratégia de marketing digital. Vamos tentar posicionar a situação no mundo físico. Se você chegar na oficina com um problema em seu carro e o mecânico disser que, mesmo sem saber qual é o problema o valor do concerto é X, você vai confiar no serviço que ele está lhe oferecendo? Em um trabalho sério de otimização para ferramentas de busca, a situação é a mesma.

Relacionamento “especial” com o Google

Essa é muito engraçada. Alguns Joselitos abordam os clientes alegando ter um “relacionamento especial com o Google” e por isso teriam condição de garantir uma posição privilegiada para o seu site. Esqueça! Isso simplesmente não existe! Uma empresa que apresenta esse tipo de diferencial está dizendo que a Internet é uma republiqueta de bananas em que um bom pistolão vai abrir as portas de divulgação online para você. O Google e outros buscadores de destaque não fazem qualquer tipo de acordo ou parceria com empresas de otimização, justamente para garantir a excelência de seus serviços e total imparcialidade no rankeamento dos sites que são apresentados em suas páginas de resposta à pesquisas. Essa é a essência do negócio e da credibilidade deles.

O que garante um bom posicionamento em termos de SEO?

A garantia de um bom posicionamento nas páginas de resposta do Google e outros buscadores de destaque é relevância do conteúdo e as técnicas de SEO aplicadas à uma página. O resto é pura propaganda enganosa. O processo de otimização de um site para ferramentas de busca, é atualmente, um dos principais pilares de qualquer campanha de marketing digital e por isso merece uma atenção especial por parte do estrategista responsável pela divulgação de uma marca ou produto no ambiente digital. Soluções fáceis e revestidas de atalhos para a boa prática são um ótimo caminho para o fracasso.

Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce