Marketing Político Online – Planejamento e antecipação são essenciais

As eleições estão ai e o marketing político online irá mais uma vez mostrar sua força. As coordenações de campanha já montaram suas estratégias e mesmo fora do período permitido pelo calendário eleitoral, as ações de marketing político digital já começam a ser sentidas aqui e ali. Essa antecipação é uma das características do marketing político online que poucos políticos perceberam e por isso devem encontrar problemas pela frente.

Marketing político online requer antecipação

Acostumados ao marketing político tradicional, em que a campanha só começa mesmo a partir de 6 de julho, muitos políticos e coordenadores de campanha estão deixando as providências básicas para uma boa campanha de marketing político digital para última hora. Isso simplesmente não funciona no marketing político online.

A base do marketing político online está justamente na criação de um relacionamento com o eleitor e isso demanda tempo. Em nosso curso de marketing político digital colocamos esse relacionamento em lugar de destaque logo no início do treinamento porque ele é a essência do marketing político online. Um candidato, para conseguir apoio para sua campanha de marketing político na Internet, precisa desenvolver conversações com seus eleitores em potencial através de blogs e outras redes sociais. Sem essa conversação, uma campanha de marketing político digital fica resumida a um palanque eletrônico onde o candidato tenta empurrar garganta abaixo dos eleitores sua plataforma.

Planejamento é essencial para o marketing político online

Como em qualquer campanha de marketing digital, uma campanha de marketing político online precisa ser precedida de um rigoroso planejamento estratégico digital para que possa alcançar seus objetivos.

Essa etapa de planejamento é quem dá a estrutura da campanha e define metas e objetivos a serem atingidos, sem os quais não há como mensurar os resultados.

Metas e objetivos do marketing político online

Um erro muito comum nas campanhas de marketing político online é achar que o resultado de campanha se resume a eleição ou não do candidato. Esse é apenas o resultado final de uma campanha de marketing político eleitoral na Internet, o objetivo de campanha que o curso de marketing político mostramos que uma campanha possui diversos momentos diferentes e por isso é possível avaliar os resultados de campanha quase que diariamente.

Este ano certamente será um marco em termos de marketing político digital no Brasil, mas exige o profissionalismo e o conhecimento das técnicas necessárias para implementação desse tipo de ação na campanha. Marketing político online é bem mais complicado do que ficar distribuindo santinhos, mas dá resultado, Marina Silva e Obama que o digam.