Veja nessa matéria como limpar citações indesejadas em buscas

Ao pesquisar no Google sobre a empresa onde você trabalha, aparecem também reclamações de clientes antigas e já resolvidas. É preciso empurrá-las lá para baixo.

Imagine a seguinte situação: você é chamado para assumir um cargo na área de marketing de uma empresa  – não importa o tamanho – e sua primeira tarefa, assim que assume, é ir ao Google e digitar o nome dela, a fim de verificar a situação desta empresa no oráculo da internet.

Para sua surpresa, a primeira página dessa busca traz alguns resultados referentes a sites de reclamações e blogs com relatos carregados de ira de clientes insatisfeitos, tudo isso logo abaixo do site oficial que, “ufa”, pelo menos está na primeira posição antes de qualquer uma dessas reclamações.

Mesmo essa empresa entrando em contato com os clientes descontentes e resolvendo os problemas, tenha em mente que a internet nunca esquece. Isto é, os registros estarão lá para sempre. Por isso é necessário fazer uma “limpeza” nessa primeira página e para isso será necessário a aplicação de uma estrategia chamada SERP Domination. Essa é mais uma tarefa para a equipe de SEO.

O que é SERP Domination?

Como o próprio termo sugere, SERP Domination quer dizer domínio da SERP (a página de resultados). A ação é feita basicamente através de subdomínios, perfis de redes sociais e itens da busca universal como imagens e vídeos e é relativamente fácil de implementar, porém requer algum trabalho para surtir efeito, como explicarei mais à frente.

O que utilizar em uma estratégia?

1 – Subdomínios

Devem ser utilizados quando o conteúdo a ser publicado é exclusivo, ou seja, não se repete no domínio principal. Entre as opções de subdomínios estão os óbvios blog (blog.seudominio.com.br) e fórum (forum.seudominio.com.br).

2 – Perfis de redes sociais

Perfis no Twitter, Facebook e Flickr são alguns exemplos que devem fazer parte de uma estratégia de SERP Domination. Crie um perfil em cada uma dessas redes ou em outras que mais lhe convier e invista tempo na otimização desses perfis.

3 – Busca universal

Os resultados de busca universal compreendem vídeos, imagens e mapas e cada vez ganham mais espaço nos resultados de busca. Portanto, é necessário que você também realize um trabalho minucioso de otimização de vídeos referentes à sua empresa e a sua marca no YouTube. Trabalhe imagens em seu site ou em sites de apoio para ficarem bem posicionadas no Google Imagens e se a sua empresa possuir endereço(s) fixo(s), é importante que ela esteja inserida e bem otimizada no Google Business Center.

4 – Site de apoio

Criar um segundo site, com uma url diferente, é uma ótima técnica de SERP Domination. Esse site pode conter o que você desejar, desde que obviamente não contenha conteúdo copiado do site principal.

Muitos profissionais não gostam dessa técnica, pois o trabalho para implementá-la é grande no que se refere a criação de conteúdo. Afinal, você provavelmente já tem, além do site principal, pelo menos um blog – e criar mais conteúdo para um novo site acaba sendo uma tarefa complexa.

Existem mais algumas técnicas que podem ser aplicadas à estratégia de SERP Domination, mas essas são as principais e as mais utilizadas.

Provavelmente nesse ponto você já entendeu porque no início do artigo dissemos que a estratégia era fácil de implementar, porém trabalhosa. Para cada subdomínio, vídeo, imagem, site de apoio e qualquer outra técnica que utilizar, será preciso fazer um trabalho de otimização.

A boa notícia é que estamos falando do nome de uma empresa ou de uma marca que, uma vez reconhecida pelo Google como sendo um nome de confiança, tudo se torna mais fácil.

Outra boa notícia é que o Google pode mostrar até oito resultados para um único site em uma busca e nesse ponto a técnica de subdomínio é muito bem-vinda. Em casos como esse, ficam faltando apenas dois resultados a serem dominados, o que pode ser feito facilmente com o perfil do Twitter e uma página do Facebook, por exemplo.

Mãos à obra!

Fonte: Web Insider

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