Frequência de atualizações como fator de SEO

É comum ouvirmos falar da importância de manter uma frequência de atualização no conteúdo de um site ou blog em termos de resultados de SEO – Search Engine Optimization, mas infelizmente é difícil encontrar uma explicação para o por que dessa preocupação, portanto, vamos esclarecer esse ponto. Primeiramente vamos deixar uma coisa bem clara. Se você pretende ter sucesso em SEO, é importante você entender como “pensam os buscadores” para poder estabelecer diretrizes de SEO que sejam Google Friendly e dessa forma maximizar os resultados dos seu esforços nesse segmento do marketing de busca. Saber como os buscadores encaram o negócio do Search é tão importante para sua estratégia de SEO que colocamos esse item logo no início do conteúdo do nosso curso de SEO, por acharmos que sem esse entendimento fica bastante prejudicado todo o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca.

Como o Google otimiza seus recursos de Crawling

Um dos trabalhos do Google é fazer uma varredura constante  da Internet em busca de novos conteúdos, atualizações e alterações em conteúdos pré-existentes, em uma rotina que é conhecida como Web Crawling. Essa rotina envolve a visitação de bilhões de páginas no mundo todo e o processamento dessas informações para que possam ser lançadas finalmente no algoritmo do buscador. Isso envolve custos e tempo de processamento, o que chamamos de Crawling Cost, ou Custo de Varredura. Pouca gente percebe esse custo, mas varrer a Internet é algo extremamente caro.

Para deixar esse processo mais ágil e menos custoso, o Google busca criar uma rotina de varredura, ou seja, estabelecer padrões de visitação aos sites para que não se perca tempo visitando sites que raramente são atualizados. Para isso, o Google cria uma base de dados que indica qual a frequência média de atualização de um determinado site para que ao invés de sempre fazer a varredura daquele site, passar a visita-lo somente no período que ele estimou que é o padrão de renovação de conteúdo.

A importância da frequência de atualizações para o SEO

Quando você estabelece uma frequência de publicações, principalmente no caso dos blogs, você de uma forma indireta, cria um “compromisso marcado com o Google”, ou seja, passa a mensagem de que de tantos em tantos dias seu site ou blog apresenta conteúdo novo e por isso o Google deveria visitar o site e varrer suas páginas em busca de novos conteúdos.

Essa frequência de visitação do Google traz inúmeros benefícios para o site. A própria frequência já é um fator de relevância do site para o Google. Por estar em busca de conteúdo novo e relevante, o buscador tende a dar mais importância a sites que tem uma atualização mais constante. Se você possui uma constância de atualização, isso afeta o seu Page Rank, posicionamento nas páginas de resposta e relevância.

Essa é a razão para que em nosso curso de SEO darmos tanta importância à questão de como pensam os buscadores. À medida que você compreende a forma de trabalhar do Google suas rotinas e estratégias de SEO passas a ser voltadas para o alinhamento com a forma de trabalhar do Google, gerando assim resultados mais eficientes.

Em função do que foi apresentado, é importante que você crie uma rotina de atualização de conteúdo para o seu site ou blog para que ele conquiste maior relevância junto ao Google e consequentemente maior exposição nas páginas de respostas.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce