A rotina do gerente de mídias sociais
Em meu último artigo sobre a formação do gerente de mídias sociais esqueci de contar a parte prática da coisa, ou seja, o dia-a-dia de um gerente de mídias sociais. Pode parecer uma coisa simples, mas quando vi esse infográfico que compartilho aqui, me identifiquei bastante. É meio radical, mas retrata aproximadamente a rotina diária de um gerente de mídias sociais. O sucesso nesse tipo de negócio envolve sempre a questão de estar super antenado e atento ao que os clientes estão demandando. É um serviço de SAC 24 horas e com um nível de exigência muito alto, pois qualquer deslize pode acabar em em prejuízo para a imagem da empresa.
O papel do Gerente de Mídias Sociais
Quando você se coloca na posição de um gerente de mídias sociais deve entender que as demandas são ininterruptas. Em um mundo conectado, não existe a fronteira exata do horário comercial. As redes sociais são pulsantes e ignoram as limitações biológicas dos profissionais encarregados da gestão de mídias sociais. As coisas acontecem, às vezes, nas horas mais inesperadas do dia e por isso mesmo um gerente de mídias sociais é solicitado a cada momento de sua “pobre existência diária”. Para ver a agitação de um dia desses, principalmente quando o profissional de mídias digitais é também um empreendedor, assista ao vídeo que publicamos há algumas semanas.
Qual é a rotina de um gerente de mídias sociais?
Bem, o gráfico abaixo é meio exagerado, mas não muito distante do que seja realmente a rotina de um gerente de mídias sociais e todas as suas preocupações e atribuições. Como disse em meu artigo anterior, um gerente de mídias sociais deve ser um heavy user de mídias sociais para que tenha uma experiência pessoal com as ferramentas e possa passar este feeling das suas ações para clientes. Afinal de contas, se você não tem um bom perfil no Twitter, Facebook e está constantemente se atualizando no Mashable, como vai poder montar algo para ele? Por isso, não é de se espantar que um gerente de mídias sociais passe o dia inteiro conectado, mas só que com uma grande diferença dos usuários normais; ele tem metas a serem atingidas. É essa a diferença entre o usuário das mídias sociais e o verdadeiro gestor de mídias sociais.
E você? Qual sua experiência com esse dia a dia? Atua ou gostaria de atuar como gerente de mídias sociais?
Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce
ótimo artigo.
Att,
Cristiano Silva
Consultor de Gestão
Olá, gostaria de saber se para trabalhar na área de mídia sociais eu tenho que ter obrigatoriamente algum tipo de curso supeiror ou só um curso técnico específico basta? Estou com a faculdade de produção publicitária trancada no segundo período e já tenho certa experiência nas mídias sociais, possuo um blog que vai fazer 2 anos em junho de 2012 e tem mais de 600 acessos por dia. Meu maior desejo é ganhar dinheiro com o que mais gosto de fazer que é me comunicar pela internet.
Olá Pryscilla
Uma formação universitária é sim bastante desejável porque o gerenciamento de mídias online abrange uma vasta gama de aspectos da comunicação. Os cursos específicos funcionam como um aperfeiçoamento do conhecimento previamente obtido.
Um grande abraço
Alberto Valle
No meu caso está sendo um pouco mais complexo que a descrição da imagem, desde o planejamento, gestão do conteúdo, relacionamento e mensuração.