Como facilitar as compras em sua loja virtual

Convencer os seus clientes potenciais a compra em sua loja é uma tarefa difícil, mas você já pensou que o processo de compra pode não estar claro e isso torna a compra muito mais difícil? Talvez grande parte do seu esforço de marketing esteja sendo perdido em formulários extensos e formas de pagamento limitadas. Se você não tem um Funil de Conversão configurado no Google Analytics esse problema pode passar desapercebido. Portanto, vamos dar uma olhada nos principais fatores que podem dificultar as sua vendas.

Formulários

Na maioria dos casos os problemas com formulários dizem respeito a usabilidade do site. Verifique se as pessoas podem encontrar o formulário de encomenda de forma fácil e sem complicações. Você pode escrever um parágrafo, claro e conciso para orientar das perspectivas para o seu formulário de modo que você pode minimizar as chances dos clientes se perderem.

Outro fator de desestímulo nas compras são formulários muito extensos e que requisitam informações demais. Tente manter seu formulário restrito aos dados necessários para a concretização da compra com segurança. Se quiser fazer uma pesquisa sobre o perfil do seu consumidor, faça isso de outra forma, não no momento da compra.

Diversas Opções de Pagamento

Quantas opções de pagamento você oferece em sua loja virtual? Cartões de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica, cheque e saldo eletrônico em gateways de pagamento como PagSeguro e Pagamento Digital devem estar presentes em seu leque de opções de pagamento. Quanto mais opções você tiver a oferecer, melhores são as suas chances de fechar um negócio. A possibilidade de escolher entre diversas formas de pagamento atrai muitos cliente, até porque, muitos deles pesquisam as formas de pagamento disponíveis antes mesmo de escolher o produto.

Credibilidade e Segurança

Loja virtual é como a Mulher de César. Não basta ser honesta, tem que parecer honesta. Sistemas de segurança como SSL – o famoso cadeado amarelo – devem estar presentes, principalmente na hora de concretização da compra com o envio de dados sobre cartões. Sua página de Política de Trocas e Devoluções deve estar em um lugar bem visível para que seus clientes possam se informar sobre suas diretrizes. Certificações digitais como as oferecidas por portais de comparação de preços também são uma boa referência sobra a idoneidade da sua loja.

Você também pode adicionar testemunhos de clientes, suas informações de contato, endereço e assim por diante para aumentar a confiança dos seus clientes potenciais. Fazê-los se sentir seguro em comprar algo de você que é um estranho do outro lado da Internet para eles é essencial.

Pós Venda e Fidelização

Como anda o seu suporte pós-venda? Pesquisas comprovam que clientes satisfeitos tenden a se transformas em compradores recorrentes, portanto, a fidelização é essencial. Adicionar contatos para quando ocorrer algum problema após a compra é bastante indicado. Se puder criar um canal especial de SAC no blog da sua loja virtual, melhor ainda. Pense também na possibilidade de criar um SAC via Twitter.

Eliminando os obstáculos de vendas na sua loja certamente se refletirá em um número bem maior na sua taxa de conversões de visitas em compras efetivas, maximizando seu lucro e investimento. Essa e outras técnicas você aprende em nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual sobre desenvolvimento de projetos de e-commerce.

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