Facebook muda endereços de e-mail sem avisar

Você tem um endereço de e-mail visível para os amigos em seu perfil do Facebook? Então é bom verificar: a rede social trocou os endereços exibidos no perfil dos usuários por um endereço do tipo nome@facebook.com. Ele se refere à conta de e-mail que todos os usuários do Facebook possuem, mas que quase ninguém usa.

O Facebook não avisou que estava fazendo a troca. Ela foi percebida neste fim-de-semana por alguns usuários e confirmada por EXAME.com. É possível que tenha acontecido há vários dias e não tenha sido notada antes.

Mensagens enviadas ao endereço nome@facebook.com são exibidas na própria rede social. Para vê-las, deve-se clicar no item Mensagens, na coluna esquerda da página inicial do site. Mas aquelas que são enviadas por pessoas que não são contatos do usuário ficam na caixa Outras, também dentro de Mensagens. Como pouca gente costuma receber e-mail por esse caminho, a troca causou alguma confusão.

Mas é fácil desfazê-la. Basta entrar na Linha do Tempo e clicar no link Sobre que aparece abaixo da foto e das informações básicas. Depois, deve-se rolar a página até o item Informações de Contato. Lá, clica-se no botão editar para escolher os endereços de e-mail que serão exibidos.

Facebook lança nova função para smartphones

O Facebook anunciou, hoje, uma nova função que permite localizar amigos que estão fisicamente próximos usando um smartphone. Por meio dela, usuários poderão encontrar contatos próximos a ele, como os presentes em uma conferência ou em um evento, por exemplo.

Ao blog TechCrunch, o engenheiro do Facebook Ryan Patterson afirmou ter desenvolvido o recurso junto com outro colega durante uma maratona hacker na empresa.

Inicialmente, a função se chamava Friendshake, mas teve seu nome alterado para Find Friends Nearby (Encontre amigos nas imediações, na versão em português).

Para acessar a nova função, basta o usuário acessar o seguinte caminho dentro do app: menu > aplicativos > localizar amigos > encontre amigos nas imediações. O serviço também pode ser acessado por meio do navegador pelo endereço fb.com/ffn.

Em teste realizado, a reportagem conseguiu acessar o serviço, mas não obteve sucesso ao tentar localizar contatos (mesmo com eles fazendo check-in em lugares próximos).

O novo recurso indica mais um passo do Facebook em direção às plataformas móveis.

A nova função surge pouco mais de um mês após o Facebook ter anunciado a compra da startup Glancee, que também permitia aos usuários encontrar amigos próximos.

O Highlight e o Banjo são outros apps que oferecem serviços semelhantes e que terão de concorrer com o Facebook agora.

Fonte: Portal Exame

Avalie este artigo!