O que é F-commerce – Estratégia de vendas pelo Facebook

Se você ainda não sabe o que é F-commerce, pode estar perdendo ótimas oportunidades para ganhar dinheiro de verdade através dessa rede social que em dobradinha com o Instagram, pode se transformar em um excelente canal de vendas.

O F-commerce é um conceito que em resumo, significa efetuar vendas online através de lojas virtuais dentro da rede social Facebook, que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo inteiro.

Nos EUA e Europa sua força já foi comprovada como grande auxiliar nas vendas e aqui no Brasil, embalado pelo que chamamos de Social Commerce, este é um modelo de e-commerce que vem ganhando cada vez mais espaço.

Em pouquíssimo tempo houve uma verdadeira explosão de lojas no Facebook, graças a sua popularidade com a maior rede social do mundo.

Os números do Facebook são animadores, sem dúvida é a rede social em maior expansão no Brasil. Com a aquisição do Instagram, o potencial de vendas pelo Facebook ficou ainda maior, já que você pode integrar o seu perfil a sua loja virtual no Facebook e gerar ainda mais vendas.

As redes que antecederam o Facebook como estrela maior do time das redes sociais, sempre foram muito engessadas em termo de ferramentas para se realizar vendas em suas próprias plataformas.

O Facebook pensa de maneira completamente diferente e incentiva a criação de aplicativos cada vez mais complexos. O Facebook está mais receptivo com empresas, permitindo a criação de páginas personalizadas, diferenciando dos perfis pessoais de usuários.

Para ter uma loja no Facebook não é necessário que você tenha uma loja virtual. Um f-commerce é a grande oportunidade de entrar no mundo das vendas online, pois possui muitos elementos facilitadores em relação ao e-commerce tradicional:

  • Relacionamento: Esse é o principal fator para realizar vendas, seja online ou não. É sempre preciso criar um relacionamento, mesmo que seja por um breve momento. E o melhor lugar para relacionamento online é em uma rede social;
  • Personalização: Com o uso do plugin social do Facebook é possível personalizar seu f-commerce de acordo com o usuário que visitá-lo. Que tal um “Olá ‘fulano’” para seu visitante? Em que outro ambiente você pode saber o nome do seu potencial cliente sem conhecê-lo? Chamar seu cliente pelo nome trará uma proximidade entre sua empresa e ele;
  • Divulgação: 56% dos links compartilhados no mundo são feitos pelo Facebook. Pela facilidade, as chances de que algum produto ou até mesmo o seu f-commerce sejam compartilhados são grandes. E as vantagens não param por aí, pois pesquisas já nos mostraram que clientes compram mais produtos indicados por amigos que anunciados por empresas.

Uma das estratégias do e-commerce é o S-commerce (social-commerce), que explora a participação dos clientes nas lojas virtuais através de votação e comentários.

Dentro do Facebook essa participação poderá ser expandida para o círculo de amigos do cliente, não ficando restrita apenas à sua loja.

Já existem f-commerces desenvolvidos para o mercado brasileiro, mas as opções são poucas e limitadas. Atualmente estudo o desenvolvimento de uma interface para f-commerce, um dos maiores desafios é em relação ao espaço limitado.

Algo que permita ao lojista uma maior flexibilidade de configuração e que traga uma experiência mais rica para o cliente.

Este e outros assuntos sobre o uso empresarial do Facebook são abordados em nosso Curso de Facebook. Conheça o conteúdo programático no site.

Agora que você já sabe o que é F-commerce e as oportunidades que ele oferece, o que acha de incorporar mais este canal de vendas à sua loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.