12 Dicas Para Um E-Mail Marketing Eficiente

E-mail marketing é coisa para profissional. Foi-se o tempo em que bastava você escrever a mensagem que queria passar e disparar o envio, o famoso "disparo doméstico". Hoje em dia é necessário planejamento em cada fase do processo, desde a elaboração da mensagem ao envio em si. Técnicas cada fez mais sofisticadas fazem com que esta poderosa ferramenta de marketing digital ganhe uma importância enorme dentro do contexto das ações de marketing de qualquer empresa. Aliado a um bom sistema de monitoramento como o Google Analytics o e-mail marketing traz excelentes informações sobre como se comporta o seu cliente e o que ele realmente procura.

Veja algumas dicas que melhoram a eficiência do seu mail marketing:

1 – Invista em Sua Base de E-Mails – De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. “Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabíamos nem o nome das pessoas”, diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. “Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consistente de 8.700 assinantes.” . Faça um planejamento de data mining e colete e-mails autorizados sempre que possível como por exemplo em eventos e feiras de negócios.

2 – Abra Um Canal Para Opt-Out – Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento da pessoa que recebe o e-mail – caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam. As novas regras para o envio de e-mail marketing já estão em vigor.

3 – Acerte na Freqüência do Envio – A não ser que tenha autorização dos cadastrados para envios mais freqüentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa e cancelar completamente o canal de comunicação.

4 – Seja Relevante em Suas Mensagens – Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse em cada mensagem. Se houver setores bem distintos, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe.

5 – Possibilite a Troca – Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.

6 – Dose Bem o Tamanhos dos Arquivos – Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.

7 – Seja Objetivo – Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens – você tem poucos segundos para atrair quem lê.

8 – Drible o Anti-Spam – Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem palavras ranqueadas em mecanismos específicos – se uma delas atinge certa pontuação, é interpretada como lixo. “Sexo”, “Viagra” e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em períodos de programa Big Brother Brasil, BBB é um termo que também assusta. Antes de disparar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para endereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.

9 – Invista no Envio – Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico” costuma ser barrado pelos provedores.

10 – Mensure o Retorno – O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos. O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para isso, basta saber como interpretar as informações obtidas.

11 – Invista em Pessoal – O treinamento de pessoal para esse tipo de ação dentro da própria empresa é uma opção muito válida e não custa muito. A vantagem deste tipo de treinamento é que a pessoa encarregada desta tarefa dentro da empresa geralmente tem um entendimento bem maior sobre a cultura da empresa podendo assim passar melhor a mensagem que se pretende. O mais indicado seriam os cursos sobre e-mail marketing e um curso sobre Google Analytics.

12 – Aprenda Com Cada Campanha – Toda campanha de e-mail marketing produz uma série de informações que podem ser utilizadas no aprimoramento não só das campanhas de marketing digital mas também do site ou loja virtual. A correta interpretação das informações fornecidas pelo Google Analytics poderá revelar pontos que podem ser trabalhados para deixar suas ações de marketing cada vez mais eficientes.

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