Dicas para os profissionais de marketing digital em 2013

O aumento constante do público que acessa a internet, seja em casa ou no trabalho, a popularização da banda larga e a relação dos brasileiros com as novas tecnologias, substituindo o tempo que passavam na frente da televisão pelo computador e celular, tornaram o marketing digital ainda mais importante do ponto de vista das marcas.

Hoje, as marcas precisam constantemente repensar e amadurecer o papel da internet em suas estratégias, uma condição de sobrevivência e não uma opção, principalmente no aspecto de relacionamento e na interação com o consumidor.

Apesar disso, ainda temos marcas que desconhecem o potencial do meio digital e como trabalhar neste ambiente, pior ainda, desconhecem os riscos de permanecer de fora, independentemente do seu porte.

Esses sãos alguns dos motivos que fazem com que a procura por profissionais com especialização em marketing digital, mídias sociais e e-commerce cresça tanto no Brasil. Então, por que ainda faltam profissionais neste mercado se esta realidade já não é uma novidade?

Mercado sofre com a falta de profissionais capacitados

Um dos problemas é o salário neste setor, reflexo direto da alta demanda em contraste com a escassez de profissionais qualificados no mercado. O resultado é que muitas empresas acabam optando por capacitar internamente funcionários de outros setores para atuar na área digital ou se arriscam ao delegar essas atividades aos membros da equipe sem qualquer qualificação. Fato que pode trazer graves consequências às marcas.

Outro problema é a falta de escolas dedicadas ao tema e a falta de experiência profissional na área, pois não basta uma pessoa se considerar um profissional apenas por ser um heavy user ou um apaixonado pela área.

É importante ter construído cases de sucesso ou então demonstrar algumas das competências exigidas nessa área, como por exemplo: organização, planejamento, facilidade na comunicação, conhecimento de novas mídias, conhecimento das tendências nas mídias sociais e inovações tecnológicas, redação com ótimo português, para poder elaborar textos com qualidade (na gestão de conteúdos) com características de contador de histórias, criatividade, agilidade, visão para detectar novos negócios e gerar relacionamento etc.

O trabalho em marketing digital

O trabalho envolve metas, métricas e bastante pesquisa. É essencial entender o mercado no qual está inserido, seus objetivos, seu público, suas necessidades, diferenciais e até mesmo suas deficiências.

O profissional tem que estar atento a esses detalhes, além de ter uma atitude empreendedora já que há possibilidades de atuação no mercado como pessoa jurídica, prestando consultoria principalmente para pequenas e médias empresas.

Para conquistar uma oportunidade promissora no mercado digital um caminho interessante é que o profissional se transforme no seu próprio case de sucesso ao construir uma estratégia de marketing digital pessoal que começa com uma forte rede profissional com os seus próprios seguidores.

Por Sandra Turchi e Renata Benigna no portal E-commerce Brasil

Avalie este artigo!