Dicas para estimular engajamento nas mídias sociais

Incentivos podem ser uma ferramenta crucial para alavancar projetos de crowdsourcing. Criando uma ambiente que estimule a realização e recompensa, você pode construir uma comunidade que irá prosperar e estará sempre motivada e engajada. Um artigo recentemente publicado na itsnoon apresenta 5 dicas para ajudar você a criar incentivos para o seu projeto.

1. Possibilitar que os colaboradores “subam de nível”

As pessoas estão acostumadas a ideia de evolução, todos querem subir um degrau na escada. Por isso, algumas organizações de crowdsourcing já estão pensando em sistemas de reputação  nos quais os colaboradores são incentivados a interagir e ir ganhando “pontos” de acordo com suas participações. Ações simples como comentários em fóruns, visitas de páginas, procuras em sites e até mesmo logar mais de uma vez na plataforma em um mesmo dia são alguns exemplos de tarefas que oferecem bonificações. Conforme os usuários vão ganhando mais pontos eles são reconhecidos através de badges (a famosa medalha ou selo).

Permitir que os usuários “subam de nível” é uma forma de estimular com que eles estejam cada mais interessados, além de mostrar que a participação deles é fundamental para o crescimento da comunidade. Outra interpretação interessante é que esse tipo de estímulo pode gerar uma competição saudável entre os membros, provocando-os a estar sempre em busca de um nível acima de outros usuários.

2. Premiar os usuários por suas conquistas

Reconhecer os usuários quando eles “sobem de nível” é uma boa maneira de estimular a participação. Alguns sites premiam as pessoas por completar uma tarefa ou cumprir determinado objetivo. Esse é o caso do Poptent, por exemplo, que tem vários tipos de medalhas, entre elas uma que premia o usuário por ter preenchido todo o perfil (pode ser uma ação simples, mas que gera mobilização). Essa é uma forma de manter os membros sempre ativos e ligados sobre as novidade da plataforma.

3. Estimular competições

As competições são excelentes ferramentas para assegurar que os colaboradores mantenham-se estimulados. O “jogo” de cumprir objetivos pode instigar essas pessoas a se envolverem mais com outros usuários, já que o progresso de cada um pode ser comparado. Como falamos acima, esses membros podem estar sempre re-ativando a rede através dessas competições saudáveis.

É bom lembrar que os prêmios em dinheiro são sempre bem vindos, mas em muitos casos, apenas o reconhecimento é suficiente para motivar os colaboradores.

4. Promova eventos – reais ou virtuais

Esses encontros são ótimos para criar um vínculo entre os usuários. É nesse momento que laços podem ser criados, aumentando a dedicação e motivação dessas pessoas. E não precisa ser um evento mega elaborado, já que a principal finalidade é deixar que essa galera se conecte. Por isso distância não é problema, chats são muito úteis para reunir esses grupos.

5. Direcione suas ações e continue estimulando

Antes de pensar em qualquer método para estimular a multidão é preciso estar atento ao seu objetivo. É preciso pensar “onde eu quero chegar com essa ação?”. Ter os objetivos claros é a melhor maneira de assegurar que suas ações possam resultar em uma comunidade incentivada e integrada.

Não existe fórmula mágica para saber qual é o melhor método para estimular uma comunidade. Então o único jeito de descobrir a mistura certa de incentivos é experimentar diferentes métodos e recompensas. É preciso ficar atendo porque certas ações podem funcionar com uma comunidade, mas podem ser completamente ineficazes em outra.

Fonte: Mídias Sociais .Net

Avalie este artigo!