Criando um layout funcional para e-commerce

Criando um layout funcional para e-commerce

Chegar a um layout funcional para e-commerce não é uma tarefa fácil e é por isso que essa é uma etapa do processo de planejamento do e-commerce que consome tanto tempo de pesquisa e atenção. O layout de uma loja virtual é quase tão importante quanto os próprios produtos apresentados e desempenha um papel fundamental no desempenho de um e-commerce.

A elaboração de um layout funcional para e-commerce é fruto de muita pesquisa e planejamento. Não é, como muitas pessoas imaginam, apenas uma questão de copiar um determinado padrão e pronto. Um design eficiente para para e-commerce vai muito além disso.

Análise da concorrência

Reinventar a roda nunca foi uma boa proposta, mas temos que tomar cuidado também para não cair na armadilha do CTRL-C. Faça uma análise da concorrência visitando lojas virtuais já estabelecidas no seu segmento e tente identificar os elementos de layout do e-commerce que são comuns a elas.

Feita essa análise preliminar, tente incorporar elementos novos que possam criar um diferencial competitivo no seu e-commerce e agregar funcionalidades e novidades que façam sua loja se destacar entre outras do setor.

Arquitetura da informação

O primeiro passo é determinar a arquitetura da informação da loja virtual, ou seja, o que vai ficar aonde. Esse é um passo fundamental para que você possa criar um layout de fácil navegação e de grande potencial de conversão. É a etapa de criação do Wireframe da loja virtual, a “planta baixa” do nosso projeto de e-commerce onde indicamos qual a posição e função dos diversos elementos da sua loja virtual.

Obviamente existem programas para isso e também o com e velho papel e caneta, mas, deixo aqui uma dica prática que me acompanha há muitos anos na consultoria de e-commerce onde trabalho. Para ter uma verdadeira Big Picture do layout funcional para sua loja virtual, compre vários bloquinhos de Post-It com cores diferente e use uma boa porta ou parede para desenhar o seu projeto. Tipo OI, Simples Assim.

Um layout funcional para e-commerce precisa ser clean

Ter um layout clean em sua loja virtual é uma boa diretriz para seu projeto. Aquela velha máxima de que menos é mais é valida também no comércio eletrônico. Esse conselho é válido, mas é bom deixar claro uma coisa: Não confunda layout clean com layout pobre.

Você não deve obviamente saturar o visitante com elementos gráficos que possam causar um stress visual, mas ao mesmo tempo não pode deixar sua loja tão “pelada” que passe a impressão de um layout pobre e simples demais. Isso pode minar a confiança do consumidor em sua loja.

Nada de extravagâncias

Um layout funcional para e-commerce passa longe do que chamamos de “Loja de Sobrinho”. Simplesmente esqueça coisas como animações, elementos que piscam, efeitos no cursor do mouse e outras coisas exdrúxulas que as vezes vemos soltas por ai.

Em uma loja virtual, o foco deve ser o produto e por isso, ele deve ser o centro das atenções. O stress visual e excesso de informações pode reduzir a taxa de conversão do seu e-commerce. Na página de detalhe de produtos, por exemplo, nada pode chamar mais atenção do que o botão comprar.

Cores e mais cores

As cores no e-commerce exercem um papoel fundamental tanto no que diz respeito a questão estética quanto na questão da taxa de conversão. Inúmeros estudos mostram que a aplicação da cor correta em determinados elementos do e-commerce afetam diretamente a taxa de conversão de uma loja virtual. Aqui mesmo em nosso site temos diversos artigos que tratam da psicologia das cores no e-commerce.

Criar um layout funcional para e-commerce passa muito pela capacidade de transmitir uma mensagem. Por isso, pesquise bastente e discuta o assunto com a equipe encarregada da criação do layout da sua loja virtual para chegar a um ponto que satisfaça não somenta à questão estética do seu e-commerce como também preencha os requisitos técnicos das boas práticas em termos de obtenção de taxas elevadas de conversão.

Testes e mais testes

Depois de finalizado o trabalho de criação de um layout verdadeiramente funcional para sua loja virtual e sua implementação, vem uma etapa que infelizmente só pode ser feita com a loja em funcionamento, a fase dos Testes A/B. Deixe os consumidores indicarem para você o que eles realmente desejam. Use a ferramenta Google Analytics Content Experiments disponível no Google Analytics para aperfeiçoar o layout do e-commerce através de indicações do próprio cliente.

Esses são apenas alguns dos diversos pontos a serem abordados para a criação de um layout funcional para e-commerce. É um trabalho que envolve muitos detalhes, mas o resultado realmente vale a pena.

Fonte: Artigos E-commerce