Como Montar Uma Loja Virtual em 2020 – O Guia Definitivo

O número de pessoas que buscam saber como montar uma loja virtual disparou recentemente em função da crise gerada pela pandemia do COVID-19, que tornou o contato físico em público um risco a saúde.

O e-commerce já era a muito tempo uma das alternativas mais promissoras para qualquer tipo de empresa aumentar suas vendas, já que é um canal barato e extremamente eficiente.

Com a crise geral que teve início com a pandemia, e que promete se arrastar durante um período ainda incerto, descobrir como montar uma loja virtual passou a ser uma prioridade, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Além de toda a comodidade que uma loja online oferece para os consumidores, para as empresas, independentemente do porte, ter uma loja física, em alguns casos se tornou economicamente inviável, pela queda do volume de vendas e perspectivas incertas em relação ao futuro.

Além disso, vender pela Internet é hoje em dia mais que um diferencial, é uma questão de sobrevivência. Enquanto vemos muitas lojas físicas fechando, as lojas virtuais mostram um crescimento vertiginoso neste período.

Segundo informações publicadas no portal E-commerce Brasil, o faturamento das vendas online até abril, foi de 32% o projetado para o ano inteiro.

Principais pontos a serem observados na abertura de uma loja virtual

O processo de abertura de um e-commerce envolve diversas etapas. Seria leviano dizer que é um processo que pode ser feito de uma hora para outra, um erro muito comum entre os novos empreendedores do varejo online.

  • Planejamento do negócio
  • Escolha da plataforma de e-commerce
  • Determinação das formas de pagamento
  • Escolha dos sistemas de segurança
  • Marketing digital
  • Logística

Para quem está interessando em como montar uma loja virtual de sucesso, fizemos neste artigo, um apanhado dos principais pontos a serem observados. Confira.

Planejamento

A etapa mais importante de um projeto de e-commerce é justamente o planejamento. Não há como montar uma loja virtual de sucesso sem que se faça um investimento sério no planejamento de toda a operação.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais dedicamos um extenso módulo a essa parte do projeto por entendermos que em um ambiente competitivo como o que temos atualmente

Dê preferência aos nichos de mercado, pois neles você encontrará uma competição bem menor e portanto terá maiores chances de sucesso.

Outro ponto importante é focar no público e não no produto. Procure saber e detalhe em seu plano de negócio para e-commerce quais são as necessidades do seu público-alvo, para só depois decidir sobre seu mix de produtos.

   Leia o artigo Plano de Negócio Para E-commerce

Escolha da plataforma de e-commerce

O primeiro desafio para quem deseja saber como montar um e-commerce é descobrir como escolher uma plataforma de e-commerce, pois ela é o sistema central de qualquer loja virtual.

Felizmente contamos atualmente com diversas opções de sistemas para criação e gerenciamento de lojas virtuais no Brasil. O importante é identificar aquele que atenda às suas necessidades.

A escolha de um sistema de e-commerce não pode ter como foco apenas as suas necessidades iniciais, mas também, as necessidades que surgiram em decorrência do crescimento do negócio.

É importante analisar detalhadamente as diversas opções disponíveis no mercado, pois a troca de plataforma de e-commerce é sempre um transtorno.

Basicamente existem três grandes grupos de plataformas de e-commerce:

  1. Plataformas Open Source – São sistema de e-commerce desenvolvidos por comunidades de programadores que disponibilizam o código gratuitamente para download. São também conhecidas como plataformas open source.
  2. Plataformas SaaS – São plataforma desenvolvidas por empresas especializadas que oferecem estes sistemas para uso mediante ao pagamento de uma mensalidade ou qualquer outro tipo de taxa, como participação sobre as vendas. São conhecidas colo lojas virtuais alugadas.
  3. Plataformas Exclusivas – São sistemas de e-commerce criados exclusivamente para uma determinada empresa visando satisfazer necessidades específicas. Devido ao seu alto custo, é uma modalidade que vem aos poucos desaparecendo.

A escolha da plataforma deve levar em consideração o momento do negócio, o orçamento disponível e também o que você está planejando para o seu e-commerce no futuro.

Você encontrará em nosso site uma lista completa de fornecedores de sistemas para lojas virtuais.

   Leia o artigo Como Escolher uma Plataforma de E-commerce

Formas de pagamento para sua loja virtual

Outro ponto que quem deseja saber como montar uma loja virtual deve prestar muita atenção é na determinação das formas de pagamento que a loja irá oferecer. Basicamente existem três opções para sua loja:

  1. Intermediadores de pagamento
  2. Gateways de pagamento
  3. Integração direta com as operadoras

Para quem está iniciando, a melhor opção são os intermediadores de pagamento. São empresas que terceirizam todo o processo de pagamento, como o Pagseguro, Bcash e PayPal. Além de oferecerem diversas formas de pagamentos, como cartões, boleto e débito em conta, também fazem a análise antifraude, reduzindo sensivelmente a possibilidade de chargeback.

Os gateways de pagamento fazem a integração da loja com as administradoras e são mais indicados para lojas com um volume de vendas maior.

Finalmente temos a opção de integração direta com as operadoras, como Cielo e Rede uma etapa mais avançada.

   Leia o artigo Variedade de Formas de Pagamento em Uma Loja Virtual

Sistemas de segurança para o e-commerce

Outro ponto envolvendo a questão das formas de pagamento e até mesmo a integridade da sua loja virtual é o que diz respeito à segurança no e-commerce.

Se você optar por usar como formas de pagamento os gateways ou operar diretamente com as operadoras de cartão de crédito, precisará de um sistema antifraude, para evitar problemas como cartões roubados, clonados e outras tantas formas de fraudes no e-commerce.

A questão da segurança em lojas virtuais vai bem mais longe do que apenas as formas de pagamento e por isso, na hora de saber como montar uma loja virtual, para por ai.

A segurança de uma loja envolve também a conquista da confiança do usuário, o que afeta diretamente a taxa de conversão da loja.

O marketing para uma loja virtual

Se você está interessado em saber como montar uma loja virtual, é bom estar preparado para se informar também sobre como divulgá-la, já que nos dias de hoje essa é uma etapa tão, ou mais importante do que a criação da loja em si.

Em um mercado cada vez mais competitivo, conseguir se destacar entre os milhares de lojas virtuais existentes, é um desafio cada vez maior.

É importante em primeiro lugar criar um plano de marketing digital para o projeto, para que possamos ter uma ideias de todas as ações que serão necessárias para divulgar a loja e calcular os custos disso.

Não se iluda com a falsa impressão de que o marketing na Internet é grátis, custa “baratinho” ou pode ser feito, de maneira profissional por aquele seu sobrinho que “mexe com internet”.

A melhor forma de se preparar para enfrentar este desafio é fazer um curso de marketing digital, para saber exatamente o que existe no mercado, o que você poderá fazer internamente e o que você poderá terceirizar.

Até mesmo para contratar serviços de terceiros, você precisa saber exatamente o que está contratando e ter subsídios para cobrar resultados.

   Leia o artigo Estratégias de Marketing Digital Para E-commerce

A logística no e-commerce

Por fim vamos falar da questão da logística no e-commerce. O curioso é que muitos empreendedores acreditam que a logística de uma loja virtual seja apenas uma questão de entregar a mercadoria vendida, um engano que pode custar caro.

O calcanhar de Aquiles de qualquer loja virtual é a logística, principal fonte de reclamações de clientes, basta conferir no Reclame Aqui.

Por isso, você precisa definir muito bem que tipo de estratégia de entrega irá adotar e começar a moldar sua estrutura. O uso do serviço dos Correios e transportadoras é a solução mais comum.

Se for optar por uma transportadora, é aconselhável que feche contrato com uma empresa que já tenha tradição no segmento, para evitar surpresas em uma área tão sensível

Custo para montar uma loja virtual

Bem, depois de todo este roteiro sobre como montar uma loja virtual, muito embora tenhamos abordado questões relativas a custos, talvez você ainda tenha algum receio em termos do investimento necessário para colocar este projeto em prática.

Não se preocupe, pois como acabamos de mostrar, existem algumas opções que podem reduzir bastante o investimento inicial necessário, sem sacrifício da qualidade e efetividade, para a criação de uma loja virtual.

Sugiro que, para ter uma noção mais ampla sobre esta questão, você leia dois artigos publicados anteriormente aqui em nosso site. O primeiro é o que está sob o título Qual o Custo de Uma Loja Virtual.

O segundo artigo, focado em soluções econômicas para a implementação de um e-commerce está sob o título Como Montar Uma Loja Virtual Com Pouco Dinheiro.

Espero com este roteiro ter apresentado e respondido às principais dúvidas sobre como montar uma loja virtual, mas se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e mantenha-se em dia sobre este assunto, assinando a nossa Newsletter.