Como montar uma loja virtual?

  • Como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual?

Por incrível que possa parecer, saber como montar uma loja virtual não é tão complicado quanto muita gente pensa.

Se você souber quais caminhos seguir, o processo se desenrola de forma bem mais fácil e muito menos custosa.

O segredo para montar um e-commerce de sucesso é conhecer as ferramentas disponíveis e qual o melhor caminho a seguir.

Quando você descobre quais são as melhores opções para criar o seu comércio eletrônico o processo fica bem mais rápido e sem custos desnecessários.

Geralmente que deseja saber como montar uma loja virtual não tem a percepção de que nem sempre o que vem primeiro é a primeira coisa a ser feita. Por exemplo.

Para montar uma loja virtual você precisa de um endereço na Internet correto? Então esta seria a primeira providência a ser tomada, não parece? Engano seu. Como o seu domínio vai interferir de forma marcante no processo de divulgação da sua loja virtual, o domínio deve ser planejado juntamente com a estratégia de marketing.

Esse é apenas um exemplo de como o processo todo deve ser meticulosamente planejado para que você não se decepcione ou tenha gastos desnecessários.

Portanto ai vão alguns detalhes que devem ser observados durante o processo de criação de uma loja virtual:

Como montar uma loja virtual? Comece pela plataforma de e-commerce

Atualmente existem vários sistemas para a criação de lojas virtuais indo das opções gratuitas como PrestaShop e Magento, passando por sistemas alugados e soluções proprietárias.

A escolha da plataforma de e-commerce mas adequada para o seu tipo de negócio, e orçamento é claro, tem papel fundamental para a criação do seu comércio eletrônico.

Questões como suporte e possibilidade de customização pesam muito na hora da escolha e é claro a segurança do sistema. Tenha em vista que para montar uma loja virtual em primeiro lugar você tem que contar com a tecnologia da plataforma.

Leia o artigo Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce

Provedor de Hospedagem

Hospedar um site estático baseado em linguagem HTML é uma coisa. Fazer a hospedagem de um sistema dinâmico como o de uma loja virtual com acesso constante a banco de dados e outras funções interativas é uma coisa completamente diferente.

Não se iluda com planos de hospedagem “baratinhos” e “sem limites”. O prejuízo é certo e se tem uma coisa que uma loja virtual não pode fazer é se dar ao luxo de ficar fora do ar.

Peça informações, verifique você mesmo com usuários do serviço, visite lojas virtuais instaladas no provedor para ver se elas estão realmente funcionando. Não se deixe levar por propaganda. O desafio de abrir uma loja virtual tem muito de pesquisa.

Design no E-commerce

Ao montar uma loja virtual dedique especial atenção à organização do conteúdo é fundamental para que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação em sua loja, é o que chamamos de usabilidade.

Para isso planeje cuidadosamente o conteúdo da sua loja como por exemplo a árvore de departamentos e seções, a parte de atendimento ao cliente e outras informações que devem estar disponíveis em seu comércio eletrônico.

Escolha das formas de pagamento

Quais são as opções de pagamento que você pretende disponibilizar em sua loja virtual? Esse é um dos tópicos mais discutidos do nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual.

As opções online são as mais utilizadas, além é claro do boleto bancário, mas mesmo dentro destas opções você deve verificar a viabilidade de cada uma como por exemplo tarifas e prazos de recebimento.

Verifique se para a sua estrutura seria o caso de fazer o processamento dos cartões de crédito direto com as administradoras ou se seria mais interessante usar uma forma terceirizada como o PagSeguro ou Bcash. Os cálculos devem ser precisos caso contrário seu lucro acaba na mão do banqueiro.

Outro detalhe é oferecer uma variedade de formas de pagamento para  seus clientes se sintam mais a vontade na hora de comprar, evitando assim carrinhos abandonados.

Estratégia de Marketing Digital

Planeje desde o início qual será a sua estratégia de divulgação da loja virtual e que ferramentas você usará. A princípio você pode até usar uma campanha de links patrocinados, mas isso deve ser transitório.

Um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca é fundamental porque trará tráfego qualificado para sua loja virtual e é bem mais barato que o uso de links patrocinados.

Aliado a isso é necessário estruturar a sua estratégia de e-mail marketing além é claro de selecionar a ferramenta que você vai utilizar nas sua ações de mailing.

Leia o artigo Divulgação de Lojas Virtuais

Logística no E-commerce

Pontualidade nas entregas é fundamental para o sucesso de um ecommerce. Organize minuciosamente a sua sequência de despacho para que seus clientes não passem pelo dissabor de esperar pelo produto e não receber.

A engenharia de vendas online é uma longa cadeia de eventos que precisam estar muito bem afinados. Correios e transportadoras são as formas mais usadas no comércio virtual e você deve analisar em qual das opções seus produtos se encaixam.

Gerenciamento da Loja Virtual

Quem irá gerenciar a sua loja virtual? O “garoto que mexe com internet” não é a pessoa mais indicada. Loja virtual não é vídeo game e precisa de uma pessoa que esteja integrada das necessidades e oportunidades que existem na mundo do varejo virtual para que você possa extrair o máximo do seu investimento. Contrate ou treine alguém da sua equipe para assumir este negócio da sua empresa.

Crie a cultura do comércio eletrônico em sua empresa e tente engajar toda a equipe neste projeto, mesmo que de forma indireta, dando sugestões e opiniões. A loja virtual não é um negócio do “pessoal do escritório” é um negócio de toda empresa.

Posicionamento

A sua empresa deve estar posicionado no sentido de acolher o comércio eletrônico como mais uma ferramenta de geração de receitas e oportunidades de negócios. O e-commerce definitivamente não é mais uma moda e sim um novo campo para a expansão dos seus negócios.

Se você quer saber mais sobre o processo de criação de lojas virtuais, a equipe do Curso de E-Commerce oferece regularmente cursos sobre o planejamento e implantação de um projeto de comércio eletrônico nos formatos presencial e online. Para maiores informações sobre este curso clique aqui e conheça o conteúdo programático do curso Como Montar Uma Loja Virtual.

Como montar uma loja virtual?
5 (100%) 10 votos

2017-09-09T21:16:08+00:00 By |E-commerce, Plataformas de E-Commerce|

12 Comments

  1. Karla Linho 22 de agosto de 2017 at 14:00 - Reply

    Muito bom artigo! Eu tenho usado a plataforma do Magento para gerir minha loja virtual que hospedei em uma VPS.

  2. E-commerce 27 de junho de 2016 at 10:45 - Reply

    Otimas matéria.Muito bem lembrado a parte do planejamento.

  3. Novo Negocio 15 de julho de 2010 at 11:05 - Reply

    Bem detalhado o artigo, gostei. Uma grande deficiencia das lojas atuais atualmente é o SEO.

  4. Webmaster 24 de junho de 2010 at 10:31 - Reply

    Realmente Gerson, informação é fundamental neste segmento. Uma pesquisa realizada pela Camara-Net e publicada na revista PEGN deste mês mostra que 70% das lojas virtuais fecha após 1 ano de vida. Isso se dá principalmente em função da falta de planejamento e uso de ferramentas inadequadas na criação da loja.

    Um grande abraço
    Equipe do Curso de E-Commerce

  5. Gerson (gb sites) 23 de junho de 2010 at 15:29 - Reply

    Acho que antes de começar num negócio assim, nada melhor do que se informar muito, pesquisar, estudar e montar um bom plano de negócios.

    Sem informação a loja não anda.

    Abç

  6. Marcelo Bárcia 30 de março de 2010 at 12:51 - Reply

    Muito relevantes as informações repassadas.
     
    Abs,
    Marcelo

  7. Wagner Mattos 28 de março de 2010 at 22:15 - Reply

    Atualmente com a crescente demanda dos e-consumers, não podemos ser amadores no mercado das “ponto com”.
    Ter uma loja profissional é fundamental para o seu negócio, exitem soluções de comércio eletrônico a um custo x benefício muito interessante para startups em cooperativas de negócios virtuais.

  8. Webmaster 24 de março de 2010 at 01:16 - Reply

    Ficamos muito satisfeitos em saber que nossos artigos estão ajudando a nossos leitores. Muito obrigado.

  9. Luciane Leite da Silva 23 de março de 2010 at 22:25 - Reply

    Muito interessante o artigo! Eu faço curso técnico em administração e tive um componente todo dedicado ao comercio virtual ou e-commerce. Esse artigo acrescentou bastante aos meus conhecimentos!
    Parabéns

  10. Anderson Soares 18 de março de 2010 at 11:26 - Reply

    Parabéns pelo artigo, realmente bem completo e interessante. Só acrescentando uma informação. Outro serviço de pagamento online que está bastante comentado na Internet brasileira, é o Moeda Segura, que poderia entrar nessa lista aí de sugestões. O Moeda Segura é administrado por uma empresa que está há 10 anos no mercado, portanto digna de confiança.

  11. Leonardo Mangione 19 de fevereiro de 2010 at 12:06 - Reply

    Eu sugiro correr daquelas lojas de aluguel que são iguais para todo mundo. A boa é o Magento ou o VirtueMart para lojas menores.

  12. Wilde Tavares 18 de fevereiro de 2010 at 21:45 - Reply

    Só para acrescentar, também tem uma plataforma alem desses dois citados o VirtueMark que é instalado no Joomla. Muito bom também.
    Wilde Tavares

Leave A Comment