Como contratar um serviço de web analytics?

O Google Analytics é muito bom sim, mas tem várias limitações. Para uma empresa que precisa realmente de análise de dados, o Google Analytics pode não ser a melhor solução em web analytics.

No Brasil existem ótimos fornecedores que cobram pelo serviço de web analytics. Depois de conhecer um pouco melhor cada um deles, posso dizer que contrataria todos se pudesse, só para fazer laboratório.

Na hora de contratar uma solução paga em e-metrics, você deve tomar alguns cuidados. Nem sempre ter na mão a melhor ferramenta significa resolver seu problema de análise. É como ter uma Ferrari e não ter carteira de motorista.

As opções de ferramentas de web analytics

Algumas das melhores soluções em web analytics que temos no Brasil na verdade são gringas e possuem representantes oficiais no nosso país. Uma questão bem delicada por sinal.

Dois pontos que devem contar bastante é saber se a solução é própria ou se tem um representante no Brasil; outro ponto é se esse representante é único. Uma solução como essa custa caro e se você investir uma grana alta nesse projeto e tiver problemas, provavelmente vai encontrar muita dificuldade em trocar de fornecedor. Por isso você deve escolher com bastante cuidado a solução que vai atender melhor as suas necessidades.

Se possível, pergunte ao representante se eles não podem disponibilizar a ferramenta como teste por um tempo. Uns dois meses no mínimo. Se o representante conhecer o que vende, ele pode topar, mas claro que isso vai depender de que tipo de prospect é você e como o fornecedor vê você como futuro cliente. Ferramentas são boas, pense no serviço

Ter o líder de mercado nacional, ou o líder de mercado internacional, como solução, pode ser bom, mas não esqueça que os principais players do mercado de web analytics tem ferramentas muito semelhantes. Umas ganham em velocidade de carregamento dos relatórios, tempo de atualização das informações e outras em personalização, mas de uma maneira geral, as ferramentas são quase iguais.

Então onde fica a diferença entre elas?

Acertou quem respondeu no serviço. Visita, visitante único, click e page view, independente da ferramenta serão sempre indicadores de performance. A diferença é quando seu fornecedor de web analytics liga para você e informa que determinados números estão performando   mal e sugere ações a tomar para melhorar esses resultados.

Isso sim é um grande diferencial. Ou seja, você contrata uma empresa que vende uma solução + consultoria em web analytics e não simplesmente uma ferramenta.

É como comprar uma Ferrari e ganhar o equipamento de som completo instalado. Atendimento.

Avaliar os clientes que esse fornecedor atende é um ponto importante, mas não é porque os clientes atendidos estão satisfeitos que você também vai ficar. Procure saber qual o tamanho da empresa e quantas pessoas estarão envolvidas no seu projeto.

Quem é o seu contato no fornecedor? Qual a experiência que essa pessoa tem no mercado de web analytics? Essa pessoa está envolvida em outros projetos além do seu? Quantos? Será que você será atendido como espera ser?

A sua TI está preparada?

Agora não são apenas pontos no fornecedor que devem ser avaliados. Você (sua empresa) deve se perguntar se já está realmente pronto para implementar uma solução como essa. Será que você realmente precisa desse tipo de serviço hoje, ou sua empresa ainda está se organizando do ponto de vista de gestão?

Seria melhor esperar um pouco mais? Procure envolver profissionais de TI para saber as verdadeiras dificuldades de implementação das Tags no código do seu site.

Lembrando que as soluções em web analytics foram feitas para serem implementadas de forma simples e caso sua empresa encontre dificuldade, o ideal é verificar internamente o problema, pois a culpa não está no fornecedor.

Um projeto de web analytics leva em torno de uns dois ou três meses para passar pelo período de homologação e ser implementado. Envolva pessoas nesse projeto que você tenha certeza que vão ficar na empresa durante esse período. Seria um tiro no pé demitir os envolvidos na implementação desse projeto.

Um boa sugestão é escutar todos os fornecedores e entender quais as necessidades para implementar um projeto de sucesso. Depois você poderia contratar uma consultoria especializada para fazer uma análise e escutar o que ela tem a dizer de cada ferramenta.

Monte uma planilha com os quesitos que devem ganhar uma nota de avaliação para cada um dos fornecedores. Calcule o somatório por fornecedor e o que tiver a melhor nota, contrate.

Para finalizar, lembre-se que é melhor ter uma solução simples funcionando do que uma ?super solução? que não mostra os números que você precisa para tomadas de decisão no dia a dia.

É como ter uma Ferrari na garagem e o portão estar quebrado. Boa sorte com a sua escolha.

Por Gustavo Loureiro no Web Insider

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